As plantas para jardim enfeitam e valorizam as residências e as áreas de lazer pequena, porém é preciso saber quais espécies podem ser mais adequadas para compor o seu ambiente. Você também deve avaliar o seu tempo disponível para se dedicar ao manejo dos canteiros e vasos.
Em todos os tipos de casas é possível fazer um jardim bonito e agradável com diversos tipos de plantas, basta você escolher uma área apropriada no seu quintal para começar a cultivá-las.
Se você procura sugestões de plantas para jardim, separamos especialmente nesse post algumas dicas de como montar um cantinho verde na sua casa. Confira as nossas ideias!
Quando você definir o local exato para montar o seu jardim é necessário analisar a insolação, a incidência de vento, a umidade e o tipo de solo. As plantas para jardim são muito sensíveis às condições climáticas, por isso estude a espécie mais adequada para a sua área, mesmo se a ideia for fazer um jardim vertical.
Existem plantas para jardim que se desenvolvem perfeitamente em pleno sol como a azaleia, enquanto outras espécies apreciam meia sombra. Você deve ficar atento para não colocar plantas com necessidades específicas em locais inapropriados.
O vento é outro fator que pode prejudicar o desenvolvimento das plantas para jardim, portanto verifique as condições de exposição das espécies ao vento e o clima frio. Algumas plantas para jardim toleram bem o frio e o vento, mas caso seja preciso, proteja-as com pergolados ou barreiras.
Também tenha ferramentas de jardinagem como aparador de grama para manter seu jardim impecável.
Um jardim de vasos com cactos é uma ótima alternativa para elaborar e decorar o seu quintal porque essas espécies além de resistentes tem um manejo fácil.
O Lírio da Paz é uma das plantas para jardim mais utilizadas em projetos de paisagismo pela sua durabilidade, volume e versatilidade. Você pode plantar diretamente no chão ou em vasos de plantas. Utilize os Lírios da Paz para fazer bordaduras ou maciços no seu jardim.
Nomes de plantas: Pesquise as características das espécies
Algumas plantas para jardim são muito populares na composição do paisagismo de residências devido às texturas, cores, tamanhos e apelos visuais. Os nomes de plantas para jardim mais conhecidos e comuns no mercado são a Espada de São Jorge, Luca, Hera, Dracena e Moréia.
Se você deseja escolher algumas espécies para montar o seu jardim, confira três nomes de plantas e suas características. Inspire-se!
Luca
As plantas para jardim como a Luca geralmente são plantadas em quintais ou vasos para enfeitar varandas, jardins de inverno ou até mesmo hall de entrada. É uma espécie muito resistente a diversos climas e são facilmente comercializadas em Home Centers.
O manejo da planta Luca é muito fácil e sua rega deve ser realizada uma ou duas vezes por semana, mas evite o acúmulo de água. Use um pulverizador para ajudar.
Azaleia
Os nomes de plantas científicos como Rhododendron simsii são únicos enquanto os nomes populares da mesma espécie podem ser muitos como azaleia ou azaleia belga.
As azaleias são plantas para jardim com folhagens escuras e floração abundante que podem ser plantadas no chão, vasos, em maciços ou de forma unitária. A azaleia também é utilizada para fazer as técnicas milenares do bonsai. Cultive sempre as azaleias em pleno sol. Sempre que possível, use uma tesoura de poda para tirar as folhas queimadas.
Confira também: Como montar uma festa com o tema jardim encantado
O lambari Roxo é uma das plantas para jardim muito utilizada na decoração de canteiros por sua cor chamativa. As folhas do lambari roxo são ovaladas com listras em verde claro e escuro e tem uma coloração arroxeada.
É uma planta que atinge uma altura máxima de 40cm, por isso você deve utilizá-la como uma forração para substituir ou fazer detalhes em gramado (mas você também pode usar grama sintética). Essa espécie de lambari roxo se adapta perfeitamente em sombra ou meia sombra.
Tipos de plantas: Escolha pelas qualidades
As plantas para jardim têm diversas funções como matérias primas para remédios, fibras ou na decoração interna ou externa de ambientes. Existem catalogadas mais de 300.000 mil espécies.
Os principais tipos de plantas são as terrestres que possuem raízes firmadas no solo, as aquáticas que se adaptam em ambientes encharcados como lagos, espelhos d´água e bacias e as plantas aéreas que também são terrestres e utilizam estruturas para se fixar.
Há outros tipos de plantas como as medicinais que são muito usadas para desenvolver remédios ou chás para aliviar doenças do organismo. As espécies tóxicas ou venenosas são tipos de plantas que causam intoxicação por ingestão ou contato.
As plantas aéreas como a jiboia, filodendro, heras, falsa vinha e diversas trepadeiras dependem de outras estruturas para se fixar e crescer. Na foto acima, a planta aérea é utilizada como quebra luz para proteger a residência do excesso de sol.
No jardim da residência foram utilizados plantas em diferentes tamanhos, cores e texturas para criar um movimento harmonioso na área. As plantas para jardim devem seguir as mesmas características para que se desenvolvam paralelamente da forma mais adequada. Tenha uma roçadeira para ter um jardim impecável.
Belissimos jardins, adorei!!!
Lindos demais os jardins,parabéns!!
Tô passada com tanta beleza
Uma correção a ser feita, o nome da “planta Luca” não está correto.
Nome popular: Dracena Arborea
Nome científico: Dracaena arborea
Família: Asparagaceae
Maravilhosas ideias