O Halloween, também conhecido como dia das bruxas, é uma das festas mais aguardadas pelas crianças. Afinal, é no dia do Halloween que elas podem sair fantasiadas para ganhar doces e se divertir com as festas criativas e repleta de elementos assustadores.
Aqui no Brasil, o dia do Halloween está ganhando espaço aos poucos. Mas, nos Estados Unidos, o dia de Halloween é o segundo feriado mais comercial do ano, perdendo apenas para o Natal. Estudos estimam que os americanos gastam cerca de R$ 6,9 bilhões com decorações, fantasias e doces de Halloween.
Embora o Halloween seja muito forte nos Estados Unidos, sua origem é européia. A festa de Halloween como conhecemos hoje começou a ser celebrada durante a idade média. Por ser realizada no dia que antecede o dia de todos os santos, dia 31 de outubro, o Halloween recebeu esse nome inspirado na expressão “All hallow’s eve”. Hallow é um termo antigo para “santo”, e eve é o mesmo que véspera. Se levarmos ao pé da letra, podemos traduzi-lo como “véspera do dia de todos os santos”.
No entanto, a origem do Halloween é muito mais antiga. Acredita-se que a maioria das tradições seguidas na data tenham começado com os celtas, há mais de 3 mil anos. Outros símbolos do Halloween, como as abóboras iluminadas na porta de casa, foram inseridos ao longo dos anos da tradição.
E para você ter conhecimento de tudo sobre a história do Halloween, a origem dos principais símbolos do Halloween e tudo sobre a decoração de Halloween, basta continuar conferindo nossas dicas e se inspirar.
Veja também:
Qual é a história do Halloween?
Os historiadores apontam os celtas como os precursores da história do Halloween. De acordo com eles, o Halloween é resultado do festival de Samhain, realizado para celebrar o ano novo celta, no dia 31 de outubro.
Os celtas acreditavam que o véu entre o mundo dos vivos e dos mortos era mais tênue durante a noite do dia 31 de outubro, e por isso, os mortos voltavam nessa noite para escolher o corpo que possuíam no próximo ano. Para escapar dos espíritos, os celtas vestiam as roupas mais feias que tinham em casa, apagavam suas fogueiras e saíam pelas ruas da vizinhança para assustar os espíritos.
Além disso, os celtas eram politeístas e acreditavam que os deuses estavam atrelados aos animais e às forças da natureza. Para eles, os deuses controlavam a fertilidade da terra e, para garantir que o novo ano fosse tão produtivo quanto o anterior, precisam realizar o festival de Samhain em homenagem aos deuses. Eram 3 dias dedicados à celebração dos deuses, aos mortos e à colheita. 3 dias celebrando novos ciclos.
Mais tarde, durante a idade média, a igreja católica passou a condenar o festival, mas grande parte da população se recusou a abandonar a tradição. Consequentemente, a data passou a ser conhecida como o “dia das bruxas”.
Não é comprovado, mas há quem diga que o dia de todos os santos, antigamente comemorado no dia 13 de maio, passou para o dia 1 de novembro como uma tentativa da igreja afastar o caráter pagão da festa. Porém, com a colonização na América, a tradição do Halloween ganhou ainda mais forças.
O Halloween como conhecemos hoje tomou forma por volta de 1500 e 1800. Como o festival também era uma forma de celebrar a comida, ter em abundância era algo extremamente importante. Um dos hábitos mais tradicionais que envolviam crianças era que elas iam de casa em casa, cantando rimas ou dizendo orações para as almas dos mortos, em troca de bolos de boa sorte.
Mas o que se comemora no Halloween?
Apesar da origem do Halloween, hoje ele não é realizado como um ritual. Para os celebrantes, é apenas um dia para se divertir com as fantasias, doces e decorações criativas. Uma forma de explorar seus medos.
É claro que muitas religiões aproveitam o dia do Halloween para realizar festivais e rituais. Porém, não é motivo para impedir que as crianças se divirtam em festas temáticas; a história do Halloween não interfere na comemoração atual.
Quais são os símbolos do Halloween?
Como a origem do Halloween é antiga, a celebração foi se transformando ao longo do tempo, e passou a colecionar símbolos do Halloween, que não podem ficar de fora da sua festa. Aqui, selecionamos os cinco símbolos principais. Confira um pouco mais sobre cada um deles para usar no seu dia do Halloween.
- Abóbora Halloween;
- Doces e travessuras;
- Bruxas
- Morcegos;
- Caveiras;
- Fantasias;
- Paleta de cores: laranja, roxo e preto.
Conheça os serviços de decoração da Viva Decora
Abóbora halloween: Conheça a lenda de Jack-O-Lantern
Quando falamos em Halloween, automaticamente pensamos nas abóboras desenhadas, iluminadas por lanternas. Você sabia que há um motivo para a abóbora Halloween estar na porta das casas e ser um símbolo tão importante para o Halloween?
É por causa da lenda irlandesa de “Jack-o-lantern”.
Resumidamente, Jack era um homem mesquinho que conseguiu enganar o Diabo duas vezes para não ir ao inferno. Quando morreu, Jack foi proibido de entrar no céu e como não poderia ir para o inferno também foi condenado a vaguear pela escuridão eterna com uma lanterna feita de brasa de carvão dentro de um nabo entalhado.
Na Europa, os países de origem celta entalhavam nabos durante o Halloween, assim como o Jack da história. Isso era feito para afastar o fantasma de Jack e outros espíritos de casa. Foi apenas na América que a abóbora passou a ser entalhada e se tornou um grande símbolo do Halloween. E o motivo por isso ter acontecido é bem simples: outubro é a melhor época para colher abóboras.
Fantasias para todas as idades
As fantasias de Halloween começaram a ser usadas como forma de afastar espíritos que aproveitam o dia das bruxas para vaguear pela terra. Acreditava-se que as fantasias evitavam a aproximação deles.
Hoje, todo mundo usa fantasia como forma de se divertir no dia de Halloween. São usadas fantasias criativas inspiradas em filmes, artistas e livros. Muitas festas de Halloween, inclusive, fazem competições para escolher a melhor fantasia entre os convidados.
Gostosuras ou travessuras: Como surgiu?
Durante o século IX, acreditavam que os mortos permaneciam no limbo por um período de tempo após a morte e só passavam para o céu após as orações. É por isso que no dia 2 de novembro acontecia o chamado “souling”, os cristãos andavam de Vila em Vila para ganhar tortas feitas com pedaços quadrados de pão e groselha em troca da promessa de orações pelos parentes mortos.
Essa tradição foi trazida para o Halloween, porém, de uma forma diferente, com o objetivo das crianças se divertirem.
Além disso, os celtas acreditavam que poderiam apaziguar os espíritos malignos ao deixar comida para eles. Hoje, a ideia é receber doces de Halloween como balas e chocolates em troca de deixar a casa em paz, livre das travessuras infantis.
Bruxas e gato preto
Há lendas que dizem que as bruxas se reúnem no dia 31 de outubro para celebrar o Halloween. Dizem que elas voam em suas vassouras, enfeitiçando qualquer um que estiver pela rua. Além disso, diziam que as bruxas se transformavam em gato preto para atacar suas vítimas.
Assim sendo, é bem comum que a decoração de Halloween seja composta de representações de bruxas e gatos pretos, podendo também usar elementos que remetem a eles como o chapéu da bruxa, por exemplo.
Paleta de cores: Laranja, preto e roxo
Laranja é uma cor que traz vitalidade, energia e força. O preto representa as bruxas, magos e feiticeiras. Já o roxo simboliza a magia presente em toda a comemoração de Halloween.
Por conta desses significados, essas cores são as mais utilizadas para compor a decoração Halloween. Mas não é obrigatório, caso você queira fazer uma festa mais personalizada, pode usar outras cores também.
É muito comum, por exemplo, ter uma decoração de Halloween preta e branca, mas se você quiser trazer um ar mais divertido ao ambiente, você ainda pode contar com cores mais vibrantes como o verde neon ou ainda o vermelho.
Decoração de Halloween: saiba como deixar sua festa linda e aterrorizante
As melhores ideias para Halloween são aquelas que assustam e surpreendem os convidados da sua festa. Para conseguir isso, selecionamos algumas dicas fáceis de colocar em prática, mas que com certeza vão ajudar você a deixar sua festa super personalizada.
Doces personalizados
Os doces de Halloween não podem faltar na sua festa e eles podem ser super personalizados para decorar sua mesa.
Uma ideia simples de doces de Halloween é usar embalagens para saquinhos de balas e chocolates com ilustrações de bruxas, caveiras, morcegos entre outros. Mas se você quer algo mais personalizado como um bolo de Halloween super bonito e bem decorado também é possível.
Nesse segundo caso você pode comprar doces e um belo bolo de Halloween confeitado com pasta americana entre outros detalhes da confeitaria. Isso com certeza dará um toque especial na sua festa de Halloween, deixando sua mesa linda.
Balões
Invista em balões nas cores temáticas para a decoração de Halloween. Como você já sabe, o laranja, preto e roxo são as cores mais usadas para festa de Halloween, mas claro que você também pode colocar seu toque especial na decoração da sua festa.
Além das cores dos balões, você também pode aproveitar para comprar modelos que já são personalizados em formatos ou com desenhos de bruxas, aranhas entre outros, ou ainda fazer seus próprios enfeites de Halloween para personalizá-los, como balões na cor laranja com carinha desenhada imitando Jack-o’-lantern ou balões brancos imitando fantasmas.
Enfeites de Halloween
Para uma decoração de festa completa os enfeites de Halloween não podem ficar de fora. Aqui é importante lembrar que no mercado você encontrará várias lojas de festas que vendem enfeites de halloween já prontos para usar. Mas se você é daqueles que ama DIY a dica é usar sua criatividade para criar seus próprios enfeites de halloween.
Velas pintadas de vermelho, recortes de papel em formato de morcegos e chapéu de bruxas para colocar nas paredes, lençol branco imitando fantasmas e até mesmo personalizar sua própria abóbora Halloween. As ideias são diversas, basta usar a imaginação, fazer algumas pesquisas de referências na internet e com certeza você vai conseguir uma decoração de Halloween ideal para sua festa.