O revestimento para cozinha que há muito estavam esquecidos, entre eles, o ladrilho hidráulico, o cobogó e o granilite estão cada vez mais presentes nos projetos de decoração de cozinha. Afinal, eles seduzem talvez pela onda de nostalgia que assola nosso planeta globalizado ou porque nos remetem a lembranças que nos são caras, dos tempos de nossos avós e também porque esse tipo de revestimento cria um charme a mais ao ambiente transformando em um espaço gourmet.
O fato é que graças ao avanço das tecnologias e as características de cada um deles, eles estão tão em moda novamente, assim como o revestimento para banheiro, marcando presença em vários ambientes, inclusive nas cozinhas planejadas e diversos outros projetos de cozinha ao contratar um arquiteto. Logo, se você aprecia a beleza dos modelos de revestimento para cozinha, porém ainda está com dúvidas sobre qual modelo escolher, então este post foi feito para você. Confira!
Veja Também:
Revestimento para cozinha: Inclua ladrilhos hidráulicos no ambiente
Os ladrilhos hidráulicos remontam à época Moura e Bizantina. Eram muito usados em castelos e prédios públicos por toda a Europa e se popularizaram quando foram introduzidos na arquitetura das residências, chegando ao Brasil em fins do século XIX. Fizeram muito sucesso nos anos 30 e 40, mas com o surgimento da Indústria Piso cerâmico, durante um bom período ficaram no ostracismo.
Por serem produzidos artesanalmente, esse revestimento para cozinha perdeu a competitividade. Não tinham mais como competir em produtividade, prazos de entrega e custos de produção. Graças às novas técnicas e pesquisas no setor, esse revestimento para cozinha voltou a recuperar seu prestígio e existem também modelos de azulejos para cozinha e outros ambientes que imitam o ladrilho hidráulico.
Sua versatilidade e beleza proporcionam aos profissionais da área a liberdade de dar asas à criatividade na hora de compor a decoração com revestimento de parede para cozinha. Cada peça, com seus belos desenhos e cores, nos remetem a uma viagem imaginária, contando sua própria história e fazendo de cada projeto uma obra de arte.
[sc name=”pro-reforma-revestimentos”]
Alguns modelos de revestimento para cozinha também garantem que o ambiente fique mais organizado, como no modelo de revestimento para cozinha acima, com uma placa perfurada, excelente para pendurar utensílios de cozinha.
Revestimento para parede de cozinha: Escolha de forma criteriosa
O revestimento para parede de cozinha precisa ser escolhido de acordo com a personalidade de cada proprietário, além disso deve apresentar funcionalidade e conforto e combinar com o restante da decoração do ambiente como armários e eletrodomésticos como geladeira e fritadeira elétrica. Com algumas pequenas mudanças e sem gastar muito, o revestimento para parede de cozinha pode garantir que o seu cômodo fique com um visual moderno e completamente diferente.
Há vários modelos de revestimento em diversas cores e formas como os ladrilhos, os azulejos, as pastilhas, a pedra, o porcelanato que reproduz a madeira, o mármore, entre outros.
Você também pode realizar uma pintura como opção de revestimento para parede de cozinha e aplicar tintas acrílicas impermeáveis para renovar a aparência do ambiente. Outra solução de decoração são os adesivos e papéis de parede que agregam cor e estilo ao espaço.
É preciso pesquisar fornecedores conceituados no mercado que comercializam revestimento para parede de cozinha para que você possa conhecer as informações técnicas dos produtos.
Conheça os serviços de decoração da Viva Decora
Revestimento para cozinha: Escolha por materiais modernos
Quanto ao cobogó, poucos materiais na nossa arquitetura são tão brasileiros quanto ele. Originalmente feito de cimento e areia, esse elemento vazado cujo nome vem da junção das sílabas iniciais do sobrenome de seus criadores, surgiu em 1929.
Ele é muito bem-vindo tanto em fachadas quanto em muros e divisórias de projetos de cozinha, pois além do elemento decorativo que permite a circulação de ar e a passagem de luz, auxiliando na iluminação, tem tudo a ver com o nosso clima tropical. Atualmente, há versões bem modernas de diferentes materiais, desenhos e cores.
Já o granilite, junto com os dois materiais acima, é um material extremamente prático, de fácil manutenção, além de apresentar um visual despojado e ter um preço bem convidativo. Ele se assemelha ao mármore, porém com um custo de instalação bem menor. É muito usado em shoppings, escolas, centros comerciais e escritórios, e também como um revestimento para cozinha como você pode observar abaixo.
A composição leva grânulos de minerais (mármore, granitos, quartzo e calcários, misturados ou não) e sua coloração é feita com a inclusão de óxido de ferro. Em sua composição o granilite é semelhante ao cimento queimado, no entanto esse revestimento é mais resistente por causa da presença dos minérios, daí a preferência dos profissionais na especificação em seus projetos.
Pisos e revestimentos para cozinha: Invista em materiais duráveis
Os pisos e revestimentos para cozinha precisam ser práticos e resistentes, por isso é muito importante que você saiba escolher por modelos adequados para o seu dia a dia.
Como esse ambiente é um dos espaços mais utilizados da casa, a escolha dos pisos e revestimentos para cozinha devem priorizar dois fatores: A durabilidade e a fácil manutenção.
No piso da cozinha é possível criar uma composição para combinar com o resto da decoração, apostando em motivos coloridos ou até mesmo em tons neutros para que os detalhes predominem. Caso você queira colocar um piso mais escuro na cozinha, lembre-se que as cores mais carregadas causam a impressão de um ambiente menor.
A cerâmica é dos revestimentos mais utilizados na atualidade, mas você deve pesquisar no mercado por materiais que também garantem a segurança e durabilidade da construção. Os pisos e revestimentos para cozinha com peças grandes são os modelos mais populares.
Existem diversos tipos de pisos para cozinha no mercado com diferentes estampas e cores que podem combinar perfeitamente no ambiente.
Revestimento para cozinha pequena: Harmonize paredes e piso
O revestimento para cozinha pequena é uma ótima alternativa para você que deseja deixar o seu espaço mais descontraído, bonito e funcional. Um exemplo de revestimento para cozinha pequena ideal é o porcelanato que absorve menos água do que uma parede comum.
A pastilha e os azulejos são ótimas opções de revestimento para cozinha pequena que podem ser usadas para decorar a região da pia e as paredes de forma discreta e simples. Se você pretende utilizar mais de um revestimento para cozinha pequena, escolha por modelos que tenham a mesma paleta de cores para que o seu ambiente fique harmonioso.
Inspire-se com modelos de revestimento para cozinha
Para um ambiente mais rústico e aconchegante é interessante investir no tijolo à vista como revestimento para cozinha, que é uma estilo de revestimento 3D, se você quiser colocar um toque de modernidade para quebrar o ar muito rústico, você pode acrescentar eletrodomésticos como geladeira e fogão de aço inox e pendentes de metal, fica muito bonito e moderno.
Agora se você quer uma pegada mais contemporânea e moderna para a decoração de sua cozinha, utilize o cimento queimado como revestimento para cozinha.
Modelo de revestimento para cozinha: Modifique e realce o seu ambiente
Antes de adquirir qualquer produto você deve pesquisar no mercado qual modelo de revestimento para cozinha combina com a decoração da sua casa. É possível encontrar diferentes tipos de revestimento para cozinha como os lisos, os decorados e as pastilhas. Um modelo de revestimento para cozinha muito utilizado é a parede nude revestida com piso em concreto que deixa o ambiente com um visual sofisticado e simples.
Outro modelo de revestimento para cozinha em estilo moderno bastante usado são os azulejos geométricos que podem ser colocados para decorar uma parede branca simples. O tijolinho aparente é um modelo de revestimento para cozinha também muito utilizado para criar efeitos interessantes na parede. Esse tipo de revestimento para cozinha pode ser cru ou pintado em verniz.
É importante que você saiba escolher o modelo de revestimento para cozinha correto e ficar sempre atento sobre a qualidade e especificações do produto.
O mármore é um tipo de revestimento para cozinha muito sofisticado e clássico, é um revestimento para cozinha que nunca sai de moda e que com certeza vai garantir um ambiente muito elegante.
Outra dica muito importante para ter uma cozinha bonita é sempre harmonizar as cores do revestimento para cozinha com as cores dos móveis. Acima você pode observar a decoração da cozinha e ver como a cor mais escura do armário de cozinha conciliou bem com as cores do revestimento para cozinha.
Revestimento adesivo para cozinha: Reforme sem sujeiras
O revestimento adesivo para cozinha de parede é uma das principais tendências da atualidade porque além de simular azulejos também pode combinar com outros tipos de revestimento para cozinha como o piso com pastilhas e bancada de tijolos.
Se você precisa de uma solução rápida e barata para a decoração, o revestimento adesivo para cozinha é uma ótima opção, pois o produto é fácil de aplicar e não danifica a parede.
Você pode personalizar o revestimento adesivo para cozinha de acordo com o seu gosto pessoal, mas é preciso evitar exageros para não comprometer a harmonia do ambiente. Quando você decidir colocar o revestimento para cozinha, procure sempre por um arquiteto ou decorador para te ajudar em todas as etapas do seu projeto.
Revestimento 3D para cozinha: Transforme de forma criativa
O revestimento 3D para cozinha é muito utilizado em decoração de casa moderna e são comercializados nos mais variados formatos, tipos de volumetrias e tamanhos.
Há no mercado diferentes modelos adaptáveis de revestimento para cozinha, sala, banheiro, quarto e áreas externas. Se você quer transmitir uma sensação de profundidade e movimento, a placa de gesso 3D para cozinha pode substituir perfeitamente os tradicionais papéis de parede.
Geralmente o revestimento 3D para cozinha são comercializados em placas nas cores branco e cinza, porém é possível aplicar outros tons sobre as placas caso você queira fazer uma decoração mais criativa e ousada para o seu cômodo.
Assista a mais algumas dicas de revestimento para cozinha
Veja +79 modelos de revestimento para cozinha
Ângela Borsoi é colaboradora da Revista Viva Decora e diretora da Regional ABD-DF
3adi
lindos