Banheiros pequenos precisam ser bem projetados, e tudo o que estiver neste ambiente restrito deve atender a uma necessidade clara.
Não coloque muitos móveis e objetos que atrapalhem a dinâmica durante o uso, e armazene no seu banheiro pequeno apenas aquilo que é de uso diário. Estoques produtos de higiene pessoal, rolos de papel, toalhas limpas em outro lugar. Evite também deixar toalhas usadas penduradas, pois tudo que contribui para causar confusão visual neste recinto o torna ainda mais limitado.
Invista em mobiliário planejado para seu banheiro pequeno, pois estes móveis são desenvolvidos especificamente para situação, permitindo um aproveitamento mais eficaz. Com isso você usufrui de espaços mais incomuns como a parede sobre o vaso, sobre a porta, embaixo da pia, tanto com armários fechados como com prateleiras e nichos.
Improvisar com cestas, caixas, ganchos, são alternativas muito válidas para banheiro pequeno. Use a criatividade! Se bem escolhidos e combinados, contribuem muito com decoração.
Dicas e truques para decorar seu banheiro pequeno
Cores devem ser bem pensadas, para que não causem a sensação de que o espaço é menor (efeito que cores escuras podem causar). Especialmente se o banheiro não tiver janelas que promovam iluminação natural e circulação de ar suficientes, o uso de cores escuras pode causar um efeito opressivo.
Pense bem antes de pintar cada parede de uma cor, ou usar texturas variadas, pois estas “quebras” atrapalham a sensação de continuidade, amplitude. Deixe para variar nas cores dos objetos, das louças, ou use molduras e rodapés para diferenciar.
Abuse de espelhos, eles desencadeiam a sensação de amplitude. Mas analise bem onde colocá-los, para que não causem vertigem (não coloque um frente ao outro).
Opte por uma parede toda espelhada! Outra idéia bacana é fazer parte do box de espelho (a parte fixa, de preferência), sendo que isso pode até mesmo camuflar o interior, deixando o banheiro mais clean.
Contudo, se os elementos dentro de seu box são bacanas e se mantém bem organizados, opte por box de vidro temperado transparente, o que também contribui para dar amplitude visual.
O piso e sua paginação contam para que a sensação de confinamento seja atenuada. Se usar peças muito grandes, poucas irão caber, e muitas sobras (pisos cortados) aparecerão. Isso acentua a característica do espaço de ser reduzido. Use peças menores ou bem grandes, e prefira porcelanatos ou pedras cujo rejunte possa ser o mais fino possível, quase imperceptível.
Estas são dicas para repensarmos os banheiros pequenos, e as fotos ilustram o como podemos fazer adaptações que promovam a melhor utilização destes.
Marina Arruda é colaboradora da Revista Viva Decora, designer de interiores e designer gráfica, com formação em personal organizer. Mestrado em Comunicação e Semiótica, tendo realizado pesquisa que aborda as relações entre sujeito-objeto e corpo-mente-ambiente, relacionando áreas como design e cognição.