A maneira de viver mudou, evoluiu assimilando a tecnologia e as tendências comportamentais do mundo moderno. Desse modo a casa precisou acompanhar a vida dos seus moradores, talvez a cozinha seja um dos espaços que mais se desenvolveu, tanto em equipamentos, como nas diretrizes do projeto.
Se antes a cozinha era uma área escondida, desprestigiada e simplesmente funcional, hoje ela é um ambiente de confraternização onde as visitas compartilham a intimidade do morador. Cozinhar se tornou uma habilidade, um hobby, e o churrasco, que antes era reservado para o fim de semana com os amigos, acompanhado de cerveja, hoje é um encontro gourmet com degustação de vinhos ou mesmo das cervejas, só que agora elas são artesanais.
Mudanças em casa fazem o espaço gourmet brilhar
Pode ser o transito das grandes cidades, a insegurança, ou mesmo o aumento dos preços dos restaurantes, mas a realidade é que o brasileiro cada vez investe mais na sua casa para receber os amigos. Seguindo esta tendência os espaços gourmet substituem as cozinhas de antigamente, hoje ele é o espaço do dono do apartamento e não mais da cozinheira, seja internamente, ou externamente, estas áreas estão substituindo as antigas cozinhas e as desengonçadas churrasqueiras, que agora são embutidas, ou mesmo as portáteis, sem a torre de tijolo e chaminé de Papai Noel.
Como no apartamento térreo, na Vila Madalena em São Paulo, onde o quintal é utilizado para encontros descontraídos. Ali foi projetada uma bancada com um “kit churrasqueira” embutido, só com uma grelha na superfície da bancada. A ideia é conferir um visual despojado, e a conveniente localização perto da mesa de piquenique faz com que a área externa seja um espaço de convivência do café da manhã à saideira.
Outra opção mais intimista de espaço gourmet são as cozinhas integradas às áreas sociais, com a solução de bancadas com grill e cooktop, permitindo eventos noturnos entre amigos, ou num dia de jogos quando o cicerone faz as honras como chef enquanto conversa com os convidados. Para isso é interessante ter uma adega próxima, além dos utensílios. É também desejável que este espaço seja integrado com a sala de jantar para servir de apoio, e se possível, integrado também com a sala de estar, pois poderão desfrutar de um filme ou de um jogo enquanto estão no espaço gourmet, como na imagem desta bancada.
Características da sociedade moderna como a redução do consumo de alimentos fritos e a opção por diaristas, são fatores atuais que permitem a concepção do espaço gourmet, além disto, devemos considerar os equipamentos utilizados para conciliar beleza e funcionalidade, destacando a importância de uma coifa eficiente.
A+F projetos é colaborador da Revista Viva Decora, escritório de arquitetura e interiores localizado no Rio de Janeiro, Brasil, atuando desde 1998 com diversos trabalhos residenciais e comerciais executados. Seus sócios, Andréa Menzes e Franklin Iriarte, são arquitetos urbanistas e professores de Design de Interiores.