O rebaixamento de gesso tornou-se cada vez mais presente na decoração das casas. Mas, em primeiro lugar, o que é o rebaixamento de gesso? O rebaixamento de gesso, como o nome já diz, é uma forma de reduzir a altura do teto ao chão de um ambiente ou de uma casa.
Utilizando peças de gesso, o rebaixamento pode ser feito naqueles ambientes da casa em que o teto é muito alto e acarreta em uma decoração e iluminação pouco estéticas. Tudo isso porque além de embelezar o ambiente, também protege o local em que foi aplicado. Além disso, o rebaixamento de gesso é capaz de enriquecer e valorizar projetos de iluminação nos ambientes, como na sanca de gesso.
Na maior parte dos casos, as placas de gesso são presas na parte superior do teto de gesso, a que ficará para cima do rebaixo e invisível aos olhos. O forro de gesso fica suspenso e pode ser cortado de diversas formas, embutindo luminárias, fazendo rasgos de luz, wall wash, spots de luz e muitas outras técnicas cheias de charme.
Além disso, o rebaixamento de gesso tem um acabamento liso, altamente estético e deixa o teto lindo e perfeito.
Do ponto de vista prático da decoração, o rebaixamento de gesso é super útil no caso do seu apartamento ou casa ter um pé direito muito alto. Para esses casos, o rebaixamento de gesso no teto é uma forma de deixar o ambiente mais proporcional e harmonioso. Além disso, o rebaixamento de gesso trará aconchego ao ambiente.
No que diz respeito à iluminação, o rebaixamento de gesso e a sanca também são seus aliados, pois permitem iluminação embutida no gesso, que deixa o ambiente visualmente bonito e mais sofisticado, algo bem comum nas sancas de gesso.
Mas os benefícios não param com os pontos de luz “escondidos” entre o gesso. Você também pode utilizar o rebaixamento de gesso para esconder aquelas vigas que a construtora ou até mesmo seu pedreiro acabou deixando em um ou outro cômodo.
No Viva Decora Shop
Além das vigas, tem aquelas colunas falsas por onde passam os encanamentos de um prédio ou até da casa. Geralmente elas não aparecem no decorado, mas quando te entregam as chaves do imóvel, lá estão elas: imponentes e desastrosas. Nesse caso, vale investir em um rebaixamento de gesso para resolver o problema estético e transformar seu apartamento em um cenário de sonho.
Onde Você Pode Usar Rebaixamento de Gesso
Outra super vantagem do rebaixamento de gesso é poder embutir as cortinas sem o mostrar o varão, fazendo com que pareçam estar saindo de dentro do teto. Esteticamente é muito mais bonito e prático e você pode usar essa técnica tanto nas salas, quanto no quarto e na cozinha.
Caso lhe dê aquela vontade louca de transformar o layout de sua casa (nós sabemos o quanto isso é comum), pode usar o rebaixamento de gesso para fazer as divisórias de drywall ou parede de gesso onde você necessite inserir novas divisões, ainda que sejam só divisórias.
Se quiser inovar ainda mais, substitua as prateleiras e estantes de madeira, que são muito mais pesadas, por gesso. O resultado é super clean e moderno. Você receberá muitos elogios de suas visitas.
Na hora de integrar o rebaixamento de gesso em dia decoração, há várias possibilidades quanto aos formatos do gesso. A tendência atual é que mantê-los em linhas retas, mesmo em nichos para iluminação.
Entretanto, nada impede que você usufrua de um aspecto mais retrô, investindo em um rebaixamento de gesso com detalhes cheios de curvas e formatos exóticos. Você tem que se atentar com a manutenção diária do gesso. Quanto mais curvas, mais cuidado é necessário para tirar a poeira.
Veja mais algumas dicas importantes no vídeo abaixo
Muitos Modelos de Rebaixamento de Gesso para sua Casa
tudo maraviloso!