Home office: como organizar e decorar +10 modelos lindos

Cada vez mais pessoas reservam um espaço da casa para montar um home office, e essa prática traz benefícios claros. Afinal, ter uma estação própria para estudar e trabalhar contribui para a organização, o conforto e a produtividade no dia a dia.

No entanto, para que esse ambiente funcione bem, o planejamento precisa ser feito com atenção. Quer entender como? Confira a seguir dicas práticas para criar e decorar um home office funcional, acolhedor e adequado à sua rotina.

O que é home office?

1. Trabalhar de casa reduz deslocamentos e melhora a motivação diária – Foto: Gisele Rampazzo | Projeto: Renata Costa | Apto 41

Home office vem do inglês e significa “escritório em casa”. Essa forma de trabalho se popularizou nos últimos anos, seja entre freelancers, empreendedores ou profissionais que atuam em empresas que oferecem o teletrabalho.

Com a consolidação do modelo remoto, reservar um espaço em casa deixou de ser opção e passou a ser necessidade. Esse ambiente pode estar no quarto, na sala, na varanda ou até em um cômodo exclusivo, desde que ofereça conforto, organização e condições adequadas para manter a produtividade.

A criação desse espaço tem impacto direto no bem-estar. Em grandes cidades, por exemplo, o home office representa qualidade de vida ao reduzir deslocamentos, liberar mais tempo para outras atividades e aumentar a motivação. 

No entanto, essa proximidade com o ambiente doméstico também traz desafios: sem rotina clara e disciplina, as distrações comprometem o foco e reduzem o rendimento.

Como montar um home office?

Para que o home office seja eficiente, cada detalhe do espaço deve ser pensado. Conheça pontos essenciais para criar um ambiente de trabalho prático e confortável neste tópico!

Invista em uma boa mesa

2. Mesa espaçosa ajuda a manter postura correta e mais conforto – Foto: Guilherme Pucci | Projeto: Bruno Moraes Arquitetura

A mesa serve de base para toda a organização do home office. Afinal, é nela que ficam o computador, livros, cadernos e materiais de trabalho. Para garantir conforto, escolha um modelo largo, com ao menos um braço de distância entre você e o monitor.

Outro ponto importante é que a altura, que deve permitir que mouse e teclado fiquem no mesmo nível e que a tela esteja alinhada à linha dos olhos para evitar desconforto. Algumas mesas têm gavetas ou nichos, uma solução prática que mantém os itens organizados e sempre ao alcance.

Escolha uma cadeira de qualidade

3. Braços reguláveis e rodízios aumentam o conforto durante as horas de trabalho – Foto: Guilherme Pucci | Projeto: Bruno Moraes Arquitetura

Depois de definir a mesa, pense na cadeira, que sustenta o corpo por várias horas e influencia diretamente no bem-estar. Modelos com encosto ajustável e apoio lombar ajudam a manter a postura correta e evitam dores ou fadiga ao longo do dia.

Além disso, a altura ideal deve permitir que os pés fiquem apoiados no chão e o assento alinhado à mesa. Vale lembrar que braços reguláveis reduzem a tensão nos ombros e punhos, enquanto rodízios e função giratória facilitam o acesso aos itens ao redor do espaço de trabalho.

Inclua um armário ou gaveteiro

4. Armários e gaveteiros mantêm documentos e papéis sempre em ordem – Foto: Guilherme Pucci | Projeto: Bruno Moraes Arquitetura

Mesmo com a digitalização de tarefas, ainda tem gente que trabalha com documentos impressos no dia a dia. Por isso, um armário ou gaveteiro próximo ao home office pode ajudar a organizar papéis, materiais de escritório e outros objetos.

Para ambientes pequenos, uma alternativa prática é escolher mesas com gavetas acopladas, que otimizam espaço e reduzem a necessidade de outro móvel. O importante é ter uma solução que mantenha o ambiente organizado.

Garanta iluminação adequada

5. Luz natural próxima à mesa melhora o bem-estar e o rendimento – Foto: Guilherme Pucci | Projeto: Bruno Moraes Arquitetura

A luz do ambiente interfere diretamente no conforto e na produtividade. Então, sempre que possível, posicione o home office próximo a uma janela para aproveitar a iluminação natural, o que contribui para o bem-estar e deixa o espaço mais agradável.

Quando a luz natural não for suficiente, planeje a iluminação artificial. Use luz indireta para clarear o ambiente de forma uniforme e adicione iluminação direta sobre a mesa com luminárias para garantir foco nas atividades e conforto visual por mais tempo.

Como decorar o home office?

Um espaço bem planejado se completa com a decoração. Escolhas simples de cores, móveis e objetos tornam o ambiente mais acolhedor e ajudam na criatividade. A seguir, confira dicas que deixam o home office mais agradável e com o seu estilo.

Use cores no home office

6. Detalhes coloridos, como cadeiras e armários, estimulam a criatividade – Foto: Melissa Binder | Projeto: Georgia Brandi Arquitetura

As cores influenciam no bem-estar e na sensação de amplitude. Como o home office geralmente ocupa áreas menores, tons claros e neutros são indicados, pois ampliam visualmente o espaço e criam uma atmosfera mais aconchegante para o trabalho ou estudo.

Quem deseja incluir cores vibrantes pode apostar em detalhes, como nichos, prateleiras e objetos decorativos. Tons pontuais, como marsala, amarelo, vermelho e variações de azul, incluindo o azul Tiffany, trazem personalidade e estimulam a criatividade.

Use móveis planejados

7. Móveis planejados otimizam cada centímetro e mantêm a harmonia da decoração – Foto: Gisele Rampazzo | Projeto: Renata Costa | Apto 41

Móveis sob medida ajudam a aproveitar o espaço de forma inteligente, especialmente em ambientes compactos. Uma escrivaninha planejada e armários feitos para o seu espaço permitem personalização e melhor organização, garantindo mais conforto e funcionalidade.

Além de ajudar na organização, móveis planejados criam continuidade visual com o restante da casa. Essa harmonia deixa os ambientes integrados e visualmente mais bonitos, mantendo o home office alinhado ao estilo do lar.

Coloque plantas na decoração

8. Plantas purificam o ar e criam um ambiente mais agradável – Foto: Gabi Haddad | Projeto: Carolina Haddad | Cadda Arquitetura

Adicionar elementos naturais melhora a estética e o bem-estar. As plantas trazem leveza, purificam o ar e ajudam a reduzir o estresse, criando um ambiente mais agradável para longas horas de trabalho ou estudo.

Para espaços pequenos, espécies como suculentas e cactos são práticas e exigem pouca manutenção. Já plantas como zamioculca, jiboia e espada-de-são-jorge se adaptam a diferentes locais. Use suportes suspensos ou prateleiras verticais para incluir mais verde sem ocupar espaço útil.

Como organizar o home office?

9. Uma rotina simples de organização diária garante um espaço sempre pronto para trabalhar – Foto: Guilherme Pucci | Projeto: Bruno Moraes Arquitetura

Mais do que arrumar a mesa, é preciso adotar soluções simples que mantêm cada item no lugar e evitam acúmulo de bagunça. Confira algumas dicas para manter o home office em ordem:

  • organize cabos: use presilhas ou suportes para manter fios juntos e fora do caminho;
  • descarte o que não serve: elimine semanalmente papéis e objetos sem utilidade;
  • estabeleça lugar fixo: use pastas e caixas identificadas para encontrar tudo com rapidez;
  • use um quadro de anotações: mantenha prazos e tarefas visíveis sem depender apenas de telas;
  • reorganize ao final do dia: reserve alguns minutos para deixar a mesa pronta para o próximo uso.
10. Home office bem planejado aumenta conforto, organização e produtividade – Foto: Diego Wic @diegowicfoto | Projeto: Mandril Aruitetura

Criar um home office eficiente vai muito além de escolher uma mesa e uma cadeira. É fundamental pensar no conforto, na organização e no visual, integrando móveis adequados, iluminação planejada e detalhes que tragam bem-estar e inspiração. 

Por isso, se você deseja deixar seu espaço ainda melhor, acesse a Viva Decora Shop e encontre artigos de casa e construção para montar um home office funcional e alinhado ao seu estilo.

Veja também

Mármore branco: conheça os tipos, vantagens e saiba onde usar na sua casa

O mármore branco está entre os revestimentos preferidos para...

4 dicas para criar um cantinho de estudos na volta às aulas

Arquiteta Cilene Lupi destaca como iluminação, ergonomia e organização...

Nichos: 10 ideias de decoração de ambientes utilizando esse item

Os nichos são peças versáteis, capazes de unir organização...

Deixa um comentário

Por favor, deixe aqui seu comentário
Por favor, digite seu nome