A decoração do seu jardim pode ficar ainda mais linda e especial com a presença da rosa trepadeira. Arbusto elegante e resistente, a rosa trepadeira é a planta perfeita para complementar a superfície de cercas, caramanchões, pergolados e demais estruturas de madeira e metal que surgirem pela frente. Afinal, seus galhos compridos são capazes de formar incríveis obras de arte no jardim.
E aí, está curioso para conhecer de perto a majestosa rosa trepadeira? Então, vem com a gente! Neste post, nós da Viva Decora vamos compartilhar características, curiosidades e diferentes formas de usar a rosa trepadeira na sua área externa. Confira e se apaixone!
Veja também:
Rosas trepadeiras: Características e Curiosidades da Planta
A rosa trepadeira é um arbusto perene, pertencente a família da Rosaceae. Suas folhas são verdes e brilhantes e seus ramos finos e flexíveis podem chegar até 6 metros de comprimento, por isso ela fica linda quando cultivada em cercas, pergolados de madeira, caramanchões ou próximos de bancos de madeira.
Sua flores são normalmente perfumadas, apresentam formato piramidal e podem ser encontradas nas cores: branca, rosa, vermelha e amarela. Sua floração se desponta quase o ano inteiro, contudo, os cachos de flores maiores ocorrem durante a primavera.
Como usar a rosa trepadeira na decoração do jardim?
No jardim, a rosa trepadeira se desenvolve de forma saudável quando cultivada em sol pleno. Por esse motivo, a dica é plantar suas roseiras em áreas amplas no jardim para que possam receber muito luz natural.
No entanto, para evitar que seus galhos compridos e finos não pendem para a lateral a recomendação é cultivar sua rosa trepadeira próxima a estrutura de madeira ou metal.
As cercas, arcos, caramanchões e pergolados ficam lindos quando contam com a presença da rosa trepadeira. Afinal, os galhos flexíveis da planta acompanham a superfície dessas estruturas, abraçando-as. Não é por menos, que a rosa trepadeira é muito usada na entrada de casas, sítios, chácaras e fazendas.
Conheça os serviços de decoração da Viva DecoraAgora, para aqueles que buscam trazer um toque de cor para a própria fachada da casa a dica é cultivar a rosa trepadeira próxima a parede do imóvel. Ripas e estrados de madeira devem ser fixados na parte externa da casa para que a rosa trepadeira seja amarrada e possa firmar seus galhos. Na imagem abaixo, a janela de madeira fica ainda mais em destaque com a presença dessas rosas trepadeiras.
Como plantar muda de rosa trepadeira?
Como já mencionado, a rosa trepadeira é um arbusto perene que se desenvolve de forma saudável quando cultivada em sol pleno. A propagação da espécie pode ser feita de duas formas, sendo elas: enxertia e estaquia.
Nessas condições, apesar de ambas as técnicas destacadas resultarem na presença de mudas das rosas trepadeiras, neste momento, nós vamos usar o processo de estaquia como exemplo. Aqui, a recomendação é usar uma tesoura de poda e cortar um galho lenhoso da rosa trepadeira medindo aproximadamente 40 cm.
Sendo assim, com a muda de rosa trepadeira em mãos basta separar as ferramentas de jardinagem corretas e seguir o passo a passo de plantio compartilhado:
- Separe um vaso de plantas e as demais ferramentas de jardinagem;
- Para a drenagem, acrescente cerca de 5 cm de cascalho no fundo do vaso;
- Com auxílio de uma pá acrescente terra até metade do vaso;
- Posicione a estaquia (galho lenhoso de 40 cm) da rosa trepadeira no solo;
- Termine de cobrir com a terra e regue (sem encharcar o solo).
Rosa trepadeira como cuidar: Dicas Especiais
Ao contrário do que muitas pessoas pensam cuidar da rosa trepadeira não exige grandes cuidados, no entanto, algumas dicas quando colocadas em prática podem ajudar no desenvolvimento saudável da sua planta. Confira dicas especiais de como cuidar da sua rosa trepadeira:
Adubo
A recomendação é fazer 3 adubações na rosa trepadeira ao longo do ano:
- 1° adubação: realizar no final do inverno, logo após a poda anual (mistura de 20 litros de esterco com 200 gramas de farinha de osso por m2). Lembrando que essa adubação deve acontecer um pouco distante do tronco da rosa trepadeira;
- 2° adubação: no final da primavera;
- 3° adubação: próximo ao início do verão.
Para a 2° e 3° adubação recomenda-se misturar 3 kg de composto orgânico com 50 gramas de farinha de osso por m2.
Clima
A rosa trepadeira se desenvolve muito bem quando cultivada em clima temperado e exposta por pelo menos 6 horas em sol pleno.
Poda
As podas incentivam o florescimento da rosa trepadeira, por isso a dica é realizar o corte em diferentes períodos do ano. Galhos, folhas e flores secas e doentes devem ser removidas para que a planta cresça de forma saudável.
Nesta etapa, procure cortar o galho das rosas trepadeiras na diagonal, três folhas ou três nós abaixo da flor murcha para que a absorção dos nutrientes e a cicatrização da planta ocorre de uma forma mais rápida.
Rega
Como a rosa trepadeira se desenvolve bem em sol pleno as regas devem ser realizadas de uma forma mais constante. A recomendação é molhar as rosas todos os dias com regador ou mangueira de jardim, durante a manhã ou no finalzinho da tarde. Assim, você evita as horas mais quentes do dia.
E aí, gostou das dicas de cultivo? Então, agora que você já sabe tudo sobre as rosas trepadeiras, venha conferir mais algumas imagens dessas lindas flores no jardim.