Durante a construção de um imóvel, principalmente em se tratando de uma casa sobrado, um elemento construtivo em especial ganha destaque: a escada. Afinal, é por meio dela que os moradores e ocupantes poderão ter acesso aos andares superiores e inferiores. Dessa forma, escolher o revestimento para escada e seu guarda-corpo torna-se uma tarefa importante, ao qual demanda planejamento e atenção.
Por sua vez, a escolha do revestimento para escada além de ser agradável esteticamente e se conectar com o restante da decoração interna ou externa da casa, deve se adequar ao tamanho do imóvel, bem como, oferecer segurança aos moradores e demais usuários no dia a dia.
No mercado, opções de revestimento para escada não faltam. Logo, seja para escada interna ou externa é sempre possível encontrar o material mais apropriado para o seu projeto. Neste post, vamos compartilhar os cinco tipos de revestimento para escada mais usados pelo público e que ao contratar um arquiteto você pode pedir dicas de como usá-los da melhor forma no seu projeto. Confira e tire suas dúvidas!
Essenciais em muitas residências, as escadas quando bem planejadas e construídas agregam ainda mais valor na decoração interna e externa do imóvel. Por esse motivo, nada de comprar o primeiro revestimento para escada que encontrar pela frente, ok? Antes de mais nada avalie o local onde a escada ficará posicionada (área interna ou área externa), leve em conta a decoração do ambiente e fique atento ao espaço que ela irá ocupar e qual o formato mais adequado.
Além disso, na hora de escolher o revestimento para escada interna e externa, é relevante levantar informações sobre os ocupantes daquele imóvel. Isso porque, se a casa possui crianças e idosos a recomendação é optar por materiais não escorregadios ou que ao menos possuam a opção de colocar um antiderrapante discreto e funcional. Lembre-se que a fixação do corrimão em ao menos um dos lados da escada também se faz necessário, a fim de evitar possíveis acidentes.
Na maior parte dos projetos o revestimento para escada externa é feito com degraus de concreto ou pedras. Dentre as opções de pedras podemos destacar a pedra miracema, a pedra ferro e a pedra São Tomé, pois já apresentam em sua superfície características antiderrapantes. Vale mencionar que se a escada for muito curvada ou aberta, não se esqueça de fixar corrimãos, garantindo assim a segurança dos usuários.
Ambientes pequenos pedem um cuidado maior durante a do formato da escada. Neste caso, como dica procure optar pelos modelos de escada reta, escada flutuante, escada desmontável, escada em L, escada caracol ou escada vertical para que o seu espaço seja otimizado da melhor maneira possível.
Revestimento de madeira para escada
O revestimento de madeira para escada é extremamente democrático e muito usado em áreas internas (seja para ter acesso aos andares superior como para o porão), uma vez que se adapta bem tanto em ambientes mais modernos e sofisticados, quanto aos ambientes com decoração rústica e simples.
A madeira de demolição, por exemplo, se encaixa perfeitamente no revestimento para escada de uma casa de campo com decoração rústica. Já em se tratando de um imóvel mais sofisticado o revestimento de madeira para escada pode vir acompanhado de guarda-corpo em vidro, inox ou ferro.
Material econômico e resistente, o revestimento para escada de concreto é uma ótima pedida para áreas internas e áreas externas, e seu aspecto sóbrio cria um belo contraste com elementos naturais e materiais mais rústicos.
Se você se identifica com uma decoração mais industrial ou contemporânea saiba que esse modelo de escada é uma excelente alternativa para o seu projeto.
Revestimento para escada de ferro
Resistente, durável e seguro, o revestimento para escada de ferro se encaixa nos mais diversos estilos de decoração, indo desde o estilo industrial até o clássico e, pode ser adaptado de acordo com a sua necessidade. Contudo, se a ideia é garantir a segurança dos moradores e usuários opte pelos modelos que tenham, além de corrimão, um guarda-corpo e degraus antiderrapantes.
Além disso, o revestimento para escada de ferro também pode ser pintado e combinado com outros elementos como madeira, vidro, concreto e outros metais.
Revestimento para escada de granito e mármore
Tanto o granito como o mármore são muito usados como piso e revestimento para escada em projetos de casas. Não é à toa que muitos ficam em dúvida sobre qual revestimento escolher. Analisando as características de cada material é possível afirmar que o granito é menos poroso, mais resistente e, portanto, menos suscetível a manchas, riscos e agentes químicos, tornando-se uma ótima opção para locais com grande movimentação de pessoas.
Já o revestimento para escada em mármore não falha na elegância e sofisticação, tornando-se uma ótima alternativa para projetos residenciais que prezam pelo requinte. Na maior parte dos projetos a escada de mármore branco e a escada de mármore preto é a mais popular, visto se tratar de cores neutras que facilmente combinam com a decoração do ambiente.
Revestimento para escada de porcelanato
Durável, resistente, fácil de limpar e fabricado nas mais diversas cores, texturas e formas, o porcelanato é capaz de reproduzir acabamentos como madeira, granito e concreto sem perder sua qualidade.
Podendo ser usado em áreas internas e externas, o revestimento para escada de porcelanato torna-se uma ótima alternativa, devido seu custo-benefício.