A mesa de cabeceira retrô, também conhecida como criado-mudo retrô, vem ganhando cada vez mais destaque na decoração dos dormitórios. Funcional, versátil, charmosa e nostálgica, a mesa de cabeceira retrô além auxiliar na organização e servir de apoio para objetos decorativos, agrega valor na décor da ambiente e desperta memórias afetivas, como uma viagem no túnel do tempo.
No mercado é possível encontrar diversos modelos de mesa de cabeceira retrô com formatos, tamanhos e cores distintas. Não é por menos que muitas pessoas ficam em dúvidas sobre o modelo ideal. Dessa forma, se você está em busca de inspiração e dicas de como escolher a mesa de cabeceira retrô adequada para o seu quarto, veio ao lugar certo. Confira e escolha a peça perfeita!
Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, o móvel vintage e o móvel retrô não são a mesma coisa. Isso porque, na decoração vintage tanto os móveis como sofás, poltronas, luminárias, entre outras peças, são originais da época e normalmente são herdados de familiares ou garimpados em antiquários.
Já a decoração retrô se trata de um estilo de releitura das décadas anteriores, ou seja, tanto os móveis quanto os objetos usados nos dias de hoje como mesa de centro, rack, aparador e cômoda retrô, foram fabricados e inspirados no design de peças criadas, principalmente nos anos 70 e 80.
Por que ter uma mesa de cabeceira retrô?
A mesa de cabeceira retrô quando bem escolhida pode oferecer muitas vantagens para a decoração e para as pessoas que irão usufruir da sua estrutura, dentre os benefícios podemos destacar:
Sua presença traz identidade, personalidade e nostalgia para a decoração;
Sua estrutura serve de apoio para objetos decorativos como vasos de plantas, porta-retratos, luminária, abajur, óculos, livros e acessórios em geral;
A peça, quando acompanhada de gavetas, auxilia na organização de itens do dia a dia;
Extremamente democrática, uma vez que a mesa de cabeceira retrô pode ser encontrada nos mais diversos tamanhos, cores e formatos.
Como escolher a mesa de cabeceira retrô ideal?
Há uma variedade de modelos de mesa de cabeceira retrô no mercado, por isso é importante estar atento a alguns detalhes do produto que vão além da sua beleza estética. Dessa forma, nada de comprar a primeira mesa de cabeceira retrô que encontrar pela frente, ok? Antes de mais nada
Avalie o espaço disponível
Para que a mesa de cabeceira retrô não comprometa a circulação de pessoas pelo cômodo é necessário que você anote todas as medidas do local onde o móvel ficará posicionado.
Defina o formato do móvel
A mesa de cabeceira retrô pode ser encontrada nos formatos redondo, quadrado ou retangular. Por esse motivo, é relevante anotar as medidas do cômodo para que a peça se encaixe perfeitamente no espaço. Em dormitórios pequenos a dica é optar pelos modelos em formato redondo ou quadrado, pois conseguem se encaixar de modo mais fácil nesses ambientes.
Escolha cores e acabamentos que se conectem com a decoração
A mesa de cabeceira retrô branca e preta são as mais populares, visto que essas tonalidades neutras facilmente se conectam com as mais diversas propostas decorativas. Agora, se a ideia é ousar e incluir um toque de cor no ambiente procure investir nos modelos de mesa de cabeceira retrô colorida (amarela, azul, rosa, verde…).
Mesa de cabeceira retrô com ou sem gavetas?
Antes de definir a presença ou não de compartimentos (gavetas, nichos…) do móvel, fique atenta às suas reais necessidades e quais funcionalidades você almeja para essa peça. Se a mesa de cabeceira for usada apenas como apoio de objetos os modelos simples são mais indicados. No entanto, se você deseja organizar alguns documentos ou acessórios específicos em seu interior, os modelos com gavetas e nichos tornam-se ideais.
Dica: você também pode incluir uma rack retrô combinando com a mesa de cabeceira.
Mesa de cabeceira retrô amarela: ilumine a decoração do quarto
A mesa de cabeceira retrô amarela tem a capacidade de proporcionar um ambiente alegre, descontraído e até mesmo mais iluminado. Por essa razão, sempre que possível aposte nessa tonalidade na hora de compor a decoração do seu dormitório.
E na contramão do que muitos pensam existe uma variedade grandes de tons de amarelo, dentre eles podem destacar: açafrão, dourado, âmbar, amarelo seletivo, amarelo canário.
O que colocar em cima da mesa de cabeceira retrô?
Diferentes objetos decorativos e acessórios podem ser posicionados sobre a mesa de cabeceira, a depender do tamanho e formato do móvel. Dentre esses itens podemos destacar vasos de planta artificiais e naturais, porta-retrato, velas aromáticas, livros, óculos, luminárias de mesa, abajur, mini bandeja com perfumes de uso diário e suporte para joias e bijuterias.
No entanto, esteja atento a quantidade de acessórios sobre o móvel para que a mesa de cabeceira não fique sufocada e desorganizada.
Confira +50 modelos charmosos de mesa de cabeceira retrô