A psicologia das cores pode ser uma poderosa aliada na hora de decorar um ambiente. No entanto, sempre que uma pessoa pensa em colorir um imóvel, logo imagina alterar as cores das tintas da parede ou incluir objetos em tons diferentes e, por sua vez, acaba não pensando que a solução para essa transformação talvez esteja debaixo dos próprios pés, por meio do uso do piso colorido.
Há infinitas formas de colorir o chão das casas, escritórios e estabelecimentos comerciais. E o resultado estético do projeto é mesmo fascinante, tornando-se muitas vezes, o detalhe mais expressivo de um cômodo.
Dessa forma, se você deseja apostar no uso do piso colorido para casas bonitas e charmosas, porém ainda está em dúvidas sobre qual modelo escolher, atente-se aos próximos tópicos. Neste post, vamos compartilhar os 7 pisos coloridos mais utilizados e dicas de como acertar na escolha. Confira e se inspire nos projetos!
Veja Também:
Conheça os 7 pisos coloridos mais utilizados em projetos
O piso colorido pode fazer parte da composição de diferentes cômodos da casa como sala de estar, sala de jantar, cozinha, banheiro e quartos, assim como, estar presente em escritórios, estabelecimentos comerciais e espaços públicos como parques e calçamento de praças.
Contudo, é preciso ressaltar que não é qualquer arquitetura ou design que se adapta ao uso do piso colorido, ok?. É necessário realizar uma avaliação completa do ambiente a ser projetado para que o piso colorido converse com os demais elementos do local. Conheça abaixo os 7 pisos coloridos mais utilizados em projetos.
1. Piso de porcelanato líquido colorido
O piso colorido em porcelanato líquido não apresenta nenhuma junta, uma vez que é criado a partir da mistura de resina epóxi, catalisador e um componente autonivelante. Rosa, cor azul, verde, tons de amarelo, laranja são algumas das tonalidades que podem fazer parte do piso colorido em porcelanato líquido.
Vale comentar que o piso colorido feito em porcelanato líquido é indicado para ambientes sujeitos a umidade como banheiro, cozinha e área de serviço, pois se trata de um revestimento sem emendas e, portanto, de fácil limpeza.
2. Piso em ladrilho hidráulico
O ladrilho hidráulico é um tipo de revestimento que existe desde o século XIX e voltou com tudo nos últimos anos. No chão, o piso colorido em ladrilho hidráulico pode ser usado tanto em ambientes internos como em áreas externas. Isso porque, ele é feito a partir de cimento, como o piso de cimento queimado, o que confere uma maior resistência e durabilidade do material.
Na decoração o piso colorido em ladrilho hidráulico, por exemplo, pode ser usado formando uma espécie de patchwork. Para isso, basta mesclar cores e estampas no chão.
3. Piso queimado colorido
Ao contrário do que muitas pessoas pensam o piso queimado também pode receber um toque de cor diferenciada. Mas, como obter o piso queimado colorido? Para formar o piso queimado colorido é preciso que você misture o pigmento (cor de sua preferência) junto ao pó do cimento antes da sua distribuição na superfície.
No projeto abaixo, o piso colorido queimado em tons terrosos se conecta com a parede revestida em pastilha de vidro verde, quebrando a neutralidade das tradicionais cozinhas brancas.
4. Piso de granilite colorido
O piso colorido em granilite certamente irá chamar a atenção de todos. Afinal, é difícil não se encantar por um piso repleto de grânulos de várias pedras naturais. Além de ser durável, ele também é resistente à água e abrasão, facilitando seu uso em ambientes molhados como banheiro e cozinha.
5. Piso intertravado colorido
O piso intertravado é bastante permeável e antiderrapante. Não à toa que é muito usado como piso para quintal, pátios, calçadas e garagens. Podendo ser encontrado em diferentes tons e devido sua colocação ser feita manualmente, o piso colorido intertravado é responsável por formar inúmeras composições criativas nas áreas externas.
Conheça os serviços de decoração da Viva Decora6. Piso de madeira colorido
As cores de madeira podem variar entre 4 tons principais (clara, média, escura e avermelhada). Logo, se você deseja inovar na decoração do seu ambiente, a dica é apostar na mistura entre essas tonalidades. Observe que na sala de estar abaixo o piso de madeira colorido traz um conforto visual e favorece a decoração do espaço, deixando-o mais aconchegante e acolhedor. Você pode comprar um lindo piso laminado também.
7. Piso vinílico colorido
O piso vinílico é um revestimento que simula a textura de outros materiais, como mármore, cimento queimado e piso cerâmico. E assim como as texturas as cores do piso vinílico também podem variar, facilitando a criação de inúmeras composições.
No projeto abaixo, o piso colorido vinílico em tom azul traz um toque especial e descontraído para a cozinha do imóvel. Observe que a cristaleira azul se conecta ainda mais com o tom do piso colorido, realçando ainda mais a sensação de calmaria no ambiente.
Dicas para acertar na escolha do piso colorido
De fato, não existe uma norma que determine quais cores de piso são corretas e incorretas para se aplicar em ambientes internos e áreas externas de um imóvel. No entanto, a única regra que não pode ser deixada de lado é o conforto. Dessa forma, o equilíbrio entre tons deve ser levado em consideração para que o espaço decorado não fique sufocado.
Por exemplo, se você for usar um piso colorido muito vibrante como o tom amarelo abaixo, procure investir em uma marcenaria mais neutra de forma a trazer equilíbrio para o cômodo. Além disso, aposte em pontos específicos de cor no móvel que se conecte com o tom do piso colorido. No teto como dica recomenda-se usar sanca de gesso, pois ela favorece a instalação de luminárias embutidas no cômodo.
Agora se a ideia é criar um ambiente corporativo mais descontraído de forma a incentivar a criatividade e a comunicação das pessoas, por exemplo, a dica é investir no piso colorido e em móveis em tons de amarelo, vermelho, azul, laranja, verde e lilás, pois cada um dos tons certamente poderá influenciar de forma positiva as pessoas presentes no espaço.