Este apartamento foi criado para uma família libanesa, que gosta de receber muita gente nos finais de semana. Quando os proprietários nos procuraram, a reforma de apartamento já tinha sido iniciada, o apartamento antigo, situado na Mooca – SP, já estava com os revestimentos retirados e não havia ainda um projeto a seguir numa área de 300m².
Decisões para reforma de apartamento para as integrações e ampliações:
- Avançamos a varanda em um metro e meio para dentro do apartamento, para criar uma sala integrada à sala de estar.
- A porta que divide a sala de estar da varanda pode ser totalmente aberta
- A cozinha foi integrada à copa, transformando o espaço numa grande área gourmet.
- Foi criado um lavabo.
- Criamos três grandes portas de correr, integrando a cozinha, o escritório e o home theater à sala.
O hall de entrada tem poltronas Luis XV, que foram revestidas em veludo azul petróleo, cujo contraste com o dourado de sua estrutura e o vermelho do tapete, lhe conferem suntuosidade.
Em um dos lados da sala, optamos pelo uso de papel de parede em tons de prata e cinza, o que permite um contraponto na composição e realça as portas de correr brancas.
A decoração da reforma de apartamento foi pensada de forma equilibrada, onde a mistura dos estilos clássico e contemporâneo tornam o apartamento atual, sem perder as características inerentes ao gosto dos proprietários – com a utilização de peças de cristal e tapetes orientais.
Assim, temos poucas peças como um sofá Chesterfield e uma chaise Barcelona Couchl. Na sala de jantar foram instalados treze pendentes sobre a mesa, cujas canoplas foram retiradas com apenas os fios aparecendo.
Ainda na sala de estar, uma linha de balizadores próxima ao chão permite uma iluminação indireta, criando um efeito interessante e inusitado, que se compõe com os LEDs das cortinas.
Algumas obras de arte foram pontuadas, como uma gravura do artista Piza e esculturas de Mário Cravo Neto e Vlavianos. Tapeçarias libanesas foram emolduradas e também fazem parte da decoração das paredes.
Tivemos a possibilidade de criar uma grande ilha na cozinha, cujo uso se divide em mesa de apoio e bancada de refeições. Silestone na cor cinza é o equilíbrio entre o piso e armários brancos e as portas de vidro serigrafado preto. A iluminação da bancada é com pendentes de concreto, onde os tons neutros são quebrados pelos tecidos de cor violácea das cadeiras.
[col3_2]
[/col3_2]
[col3_1]O lavabo teve pastilhas de cor vermelha como ponto de partida para uma identificação com a cultura oriental – cuja cor é predominante nos tapetes persas.[/col3_1]
Dicas de cores para reforma de apartamento ou casa
Cor é um assunto sério. Cores quentes (amarelos, alaranjados e vermelhos) jamais são indicadas quando as pessoas são hiperativas, inquietas e agitadas, pois o efeito psicológico causado por elas é justamente a excitação. Uma criança inquieta pode se tornar incontrolável.
[col3_2][/col3_2]
[col3_1]Já as cores frias, como azuis, lilases e verdes, devem ser evitadas quando a pessoa tende a ser depressiva, pouco ativa e apática. O efeito é tranquilizante, o que pode estender ainda mais as horas de sono.[/col3_1]
Definido isto, parte-se para a escolha dos móveis, revestimentos, tecidos e acabamentos, que devem ter afinidades, como um todo. Texturas, tramas e matizes que se combinam são elementos que devem ser levados em conta, de preferência comparando-se amostras para que haja harmonia.
Enzo Sobocinski é colaborador da Revista Viva Decora e profissional de arquitetura, além de lecionar na academia brasileira de artes – ABRA