O tapete é um item essencial para qualquer ambiente ficar mais charmoso! No entanto no quarto da criança muitas dúvidas podem surgir antes de você fazer a escolha correta, por isso resolvemos te ajudar.
Eles são capazes de complementar a decoração, dando um toque especial e deixando o quarto com muito mais conforto e charme. O uso dos tapetes também é ótimo para a acústica do local, o que é perfeito para uma casa com crianças.
Além disso, você pode escolher tapetes com muito estilo e design e criar um cantinho especial para a criança brincar e descansar. Por isso, hoje vamos te dar algumas dicas de como escolher o tapete ideal.
Veja também:
- Papel de Parede para Quarto Infantil: +57 Modelos Alegres e Divertidos
- Cama Casinha: +67 Modelos Montessorianos para Usar no Quarto Infantil
- Almofada Infantil: +50 Modelos e Dicas Para Alegrar a Decoração
- Quarto Montessoriano: +106 Ideias Criativas e Dicas de Como Montar
- Quarto para Criança: +65 Ideias de Decoração para um Quarto Divertido
Pense no ambiente!
Para não cometer erros na hora da escolha é primordial entender bem o uso do ambiente para a escolha da dimensão do tapete. No momento de planejar onde cada móvel irá ficar você já pode pensar qual formato vai se encaixar melhor no local.
Para personalizar ainda mais e garantir que esse ambiente seja utilizado de um jeito super legal para a criança é fazer ela mesma participar do processo de construção desse espaço, dando possibilidade de escolha e personalização, para tudo ficar do jeitinho que ela mais gosta.
Conheça os serviços de decoração da Viva Decora
Escolha o material correto e não se arrependa!
Existem diversas opções de materiais de tapetes, mas cada um tem a sua vantagem e para escolher o ideal é essencial pensar no uso do ambiente e para qual finalidade você prioriza usá-lo
Os tapetes de algodão são peludinhos e super confortáveis. São ideais para deixar bem rente a cama, assim a criança pisa sempre em algo fofinho na hora de acordar. Eles também são perfeitos para os pequenos que adoram deitar no chão para brincar ou ler livros.
Se você preza pela praticidade, os tapetes ideais podem ser os playmats. Feitos de PVC eles tem uma manutenção super simples, para limpar é apenas passar um pano úmido. Outra vantagem é que ele é antiderrapante e ideal para brincar.
Praticidade é tudo!
Se você prefere um tapete que possa usar em qualquer lugar, talvez a escolha correta para você seja os tapetes de tecido e lona. Os tapetinhos de brincar foram pensados para acompanhar o crescimento da criança.
Ele protege o chão e deixa muito mais fofinho no momento de aprender a engatinhar, além disso o forro de lona não permite que ele escorregue, afinal a segurança da criança é essencial. Como esse modelo é super compacto, você também pode levar ele por aí, em picnics e na praia.
Uma ótima dica é dar preferência a móveis com gavetas para conseguir guardar tudo e liberar a mesa apenas para trabalho. Mas caso isso não seja possível você pode escolher algumas caixas organizadoras para apoio no chão.
Sobre cores e estampas!
Como o tapete é um dos maiores objetos de decor do quarto ele deve ser escolhido com cuidado, a dica é saber as cores do quartinho e escolher o tapete com tons da mesma paleta.
Caso você goste de ousar você pode escolher tapetes figurativos e com estampas vibrantes. Outra forma de dar mais personalidade ao ambiente é optar por tapetes com formatos não tradicionais, como flores, folhas e outros.
Já se você prefere um tapete mais atemporal, a dica é abusar das formas geométricas. Listras e bolinhas nunca saem de moda e você pode até utilizá-los em outros ambientes da casa quando quiser mudar a decoração do quartinho
Não consegue escolher? Temos a dica final!
Se você não consegue escolher o tapete ideal, que tal usar mais de um? Sobrepor os tapetes é a melhor dica para os indecisos, essa tática também é perfeita para deixar o ambiente com muito mais personalidade.
Para sobrepor os tapetes o melhor é misturar materiais e formatos. Um tapete redondo e um retangular, um figurativo e um geométrico, sempre coordenando cores e estampas.
O importante mesmo é você não deixar o tapete de fora da sua decoração!
Essas dicas de decoração para um cantinho de estudos foram criadas pela equipe MOOUI.