Mais firmeza, menos quedas: escolha do piso pode transformar a casa em um espaço seguro para idosos

Soluções unem segurança, conforto e estética para acompanhar o envelhecimento da população

O “mês do idoso”, instituído pela ONU em 1990, cujo dia é celebrado em 1º de outubro, chama atenção para os desafios da sociedade idosa. No Brasil, o Censo 2022 do IBGE revelou que o número de pessoas com 65 anos ou mais cresceu 57,4% em apenas 12 anos, alcançando 10,9% da população. Já os brasileiros com 60 anos ou mais ultrapassam os 32 milhões, o que representa cerca de 15,6% dos habitantes do país.

Esse movimento reforça a importância de adaptar os lares para garantir autonomia e qualidade de vida ao público 60+. Afinal, o ambiente doméstico pode ser tanto um aliado quanto um risco. Segundo a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), cerca de 30% dos idosos caem pelo menos uma vez ao ano, e as quedas representam uma das principais causas de perda de independência. Entre 2000 e 2019, o Brasil registrou 135 mil óbitos relacionados a acidentes desse tipo, segundo estudo publicado na Revista Brasileira de Epidemiologia.

O piso como aliado da autonomia
Entre as adaptações necessárias, a escolha do piso é uma das que mais impactam a segurança e o bem-estar. Segundo a médica geriatra e mestre pela UNIFESP Dra. Priscila Gaeta Baptistão, o piso ideal deve combinar aderência, resistência e conforto térmico.

“A queda é um dos principais marcos de fragilidade no envelhecimento, pois pode comprometer tanto a saúde física quanto a autonomia emocional do idoso. Pequenas mudanças em casa, como escolher um piso antiderrapante ou sem desníveis, podem reduzir significativamente os riscos, prevenir acidentes e melhorar a segurança para circular dentro do lar”, explica a especialista.

Piso laminado Durafloor Carvalho Belize - Linha Studio (Imagem Divulgação)
Piso laminado Durafloor Carvalho Belize – Linha Studio (Imagem Divulgação)

Hoje, arquitetos e designers de interiores já incorporam o piso adequado como item central de acessibilidade em ambientes residenciais, ao lado de outras adaptações, como barras de apoio, iluminação reforçada e redução de degraus.

Nesse cenário, marcas como a Durafloor têm investido em pesquisas e no desenvolvimento de pisos que atendam a diferentes perfis de consumidores — de famílias com crianças a lares adaptados para idosos. Entre as alternativas, os pisos laminados e vinílicos ganham destaque.

Isso porque os vinílicos oferecem tratamento antiderrapante, resistência à água e absorção de impacto, ideais para áreas molhadas como banheiros e cozinhas. Já os laminados se diferenciam pela versatilidade, conforto térmico e acabamento uniforme, reduzindo riscos de tropeços em desníveis e proporcionando ambientes mais aconchegantes.

“Esse é um tema que precisa estar cada vez mais presente nos projetos de arquitetura e nas escolhas de quem adapta ou reforma a casa. Nossos pisos vinílicos e laminados foram pensados para oferecer ambientes mais seguros, confortáveis e inclusivos, acompanhando o envelhecimento da população”, afirma Patrícia Cisternas, gerente de Marketing da Durafloor. Ela reforça: “O envelhecimento é uma realidade global, e pequenas escolhas, como o piso adequado, podem ter impacto direto na autonomia do idoso e na tranquilidade de sua família”.

Sobre a Durafloor

A Durafloor é marca referência no mercado brasileiro de pisos laminados e vinílicos, e faz parte da Dexco, maior casa de marcas do setor de construção, reforma e decoração do Brasil. Com a promessa de marca A base de toda a beleza, a Durafloor oferece soluções em pisos para mudanças leves e descomplicadas, a partir de produtos que aliam estética, qualidade e inovação, com tecnologias que conferem resistência à água, conforto térmico, proteção antibacteriana, antiviral e contra cupim, além de facilidade na instalação. Produzidos a partir de madeira de reflorestamento certificada pela FSC® (Forest Stewardship Council®), os produtos entregam aos consumidores espaços onde se possa viver com tranquilidade e sentir o aconchego pelo toque.

Assessoria de imprensa:
FSB Comunicação

Veja também

4 dicas para criar um cantinho de estudos na volta às aulas

Arquiteta Cilene Lupi destaca como iluminação, ergonomia e organização...

Nichos: 10 ideias de decoração de ambientes utilizando esse item

Os nichos são peças versáteis, capazes de unir organização...

Deixa um comentário

Por favor, deixe aqui seu comentário
Por favor, digite seu nome