Sabrina Salles, Juliana Fabrizzi e Cilene Lupi compartilham pequenas soluções práticas para deixar a casa mais arejada e confortável nos dias quentes

Com dias cada vez mais quentes, o conforto térmico dentro de casa ganhou protagonismo na rotina e a arquitetura tem um papel decisivo nessa equação. Em meio às altas temperaturas é possível optar por soluções além do ar-condicionado, utilizando estratégias simples que podem transformar o conforto térmico dos ambientes. As arquitetas Sabrina Salles e Juliana Fabrizzi trazem passos para tornar a casa mais arejada e agradável nessa temporada de temperaturas elevadas.

Se você está na fase de construção, incluir a ventilação cruzada é uma forma muito simples de transformar a casa e criar ambientes mais frescos, pois permite que o ar circule com mais fluidez ao longo do dia. Alguns passos como o uso de esquadrias amplas e funcionais podem ajudar. As arquitetas recomendam utilizar: portas de correr, caixilhos maiores, venezianas e brises móveis para aumentar a entrada de ar na casa.
Para criar ambientes mais ventilados deve-se planejar desde a planta como Sabrina ressalta: “Pensar no conforto térmico desde o início do projeto é fundamental. Soluções passivas, como biofilia, ventilação natural e escolha correta de materiais, tornam a casa mais confortável, sustentável e agradável ao longo do ano”.
Sabrina Salles pontua que adicionar plantas pode ajudar a melhorar o conforto térmico ao aumentar a umidade do ar e reduzir a sensação de calor, fenômeno chamado de evapotranspiração. Para que a técnica funcione bem, é essencial selecionar as espécies adequadas para ambientes internos: “Plantas como jiboia, zamioculca, espada-de-são-jorge e palmeira-ráfis são boas opções, desde que o espaço tenha ventilação e iluminação natural adequadas”, afirma a arquiteta.

O uso de cores suaves é fundamental, já que elas não absorvem tanto calor. Por isso, vale apostar em cortinas, almofadas, enxoval e até tapetes em tonalidades claras durante o verão.

Em ambientes como varandas a escolha de cortinas adequadas pode fazer a diferença para dias mais quentes como Cilene Lupi explica: “Cortinas em tecidos leves e claros, e modelos com tela solar ajudam a bloquear parte da radiação solar direta, sem escurecer totalmente o ambiente. Em varandas, mantê-las semi-fechadas nos horários mais quentes evita que o sol aqueça excessivamente o espaço, garantindo maior conforto térmico ao longo do dia.”

A escolha dos tecidos pode definir e influenciar muito na sensação térmica dos espaços. Por isso, na temporada de verão o recomendado é optar por materiais naturais, que respiram melhor e também retêm menos calor. As arquitetas recomendam materiais como o linho, algodão, viscose e fibras naturais, seja em cortinas, roupas de cama e estofados. Além disso, fuja de tecidos sintéticos em excesso com o poliéster, lembre-se de ler as etiquetas dos tecidos no momento da compra.
Existem outras dicas simples que diversas vezes não notamos como podem ser eficientes na redução da temperatura dentro de casa: “Substituir lâmpadas incandescentes por LEDs também contribui para melhorar a sensação térmica dos ambientes, já que elas emitem menos calor. Além disso, vale planejar o posicionamento dos móveis para evitar bloqueios na circulação de ar, garantindo que a ventilação flua com mais eficiência pela casa”, afirma Juliana Fabrizzi.
Neste cenário, com verões cada vez mais quentes, o uso do ar-condicionado somado a soluções arquitetônicas menores pode contribuir no aumento do bem-estar dos moradores o ano todo, não somente na temporada de verão.
Se inspire nos projetos das arquitetas Cilene Lupi, Juliana Fabrizzi, Sabrina Salles e dos profissionais cadastrados no Viva Decora Pro.
