Quem está montando um quarto de bebê já deve ter topado com o conceito do quarto montessoriano. Os quartos montessorianos são inspirados na filosofia Montessori de educação, que é baseada na ideia de que a criança deve desenvolver desde cedo a sua autonomia, explorando o espaço à sua volta.
Por isso, o quarto montessoriano é pensado para estimular a liberdade e a curiosidade das crianças fornecendo sempre a segurança que elas precisam. Se interessou por fazer um projeto montessoriano em casa? Então veja as dicas que separamos para você montar um quarto montessoriano para o seu filho!
A cama montessoriana e a autonomia no quarto montessoriano
Uma das características que mais assusta os pais de primeira viagem no método montessoriano é a ausência do berço, diferente de todos os outros estilos de decoração de quartos de bebê mais conhecidos.
Por que usar cama montessoriana? A cama montessoriana com o colchão no chão é indicada nos quartos montessorianos pois acredita-se que o berço restringe os movimentos das crianças e não dá autonomia, fazendo com que ela dependa dos adultos até para ter acesso à própria cama infantil.
Garantir a segurança e o conforto da caminha no chão é simples: almofadas e protetores são aliados da cama montessoriana e podem impedir que o bebê muito pequeno role para fora dela enquanto dorme. Para evitar a friagem do chão, a base da caminha pode ser de madeira, ou mesmo feita daqueles tapetes de EVA.
Qual a melhor idade para quarto montessoriano?
O quarto montessoriano é proveitoso para crianças de até 6 anos de idade. Isso porque, são nesses primeiros anos de vida que os pequeninos começam a criar independência nas pequenas tarefas do dia a dia.
Segurança é importante dentro e fora do quarto montessoriano
É claro que você não precisa deixar que as crianças tenham acesso livre a toda a casa. Os quartos montessorianos são pensados para serem seguros para elas, garantindo uma primeira infância mais livre e estimulante seguindo o método montessoriano.
Porém, é claro que o restante da casa não será completamente seguro ou adaptado para as crianças. Por isso, é importante garantir que elas não acessem esses outros ambientes. Para isso, vale apostar em grades de proteção em portas e escadas.
Itens para estimular experiências sensoriais no quarto montessoriano
Os espelhos na altura das crianças também são itens importante do quarto montessoriano. As peças, colocadas normalmente na horizontal ao lado da caminha das crianças, servem para que eles possam se reconhecer ao se verem refletidos.
No método montessoriano, os espelhos são tão importantes porque mostram para as crianças que elas são indivíduos, ou seja, que existem por si só, não são parte da mãe ou do pai. Isso auxilia no desenvolvimento da autonomia. E, como estamos falando de crianças ainda na primeira infância, pode ser interessante acrescentar ao espelho uma barra de apoio, que ajude o pequeno a se apoiar para ficar em pé e se observar.
É legal lembrar que a decoração de quarto deve ser modificada conforme a criança cresce. Assim, para garantir que as experiências sensoriais continuarão, depois de algum tempo vale mudar os móveis e também o espelho de lugar, colocando-o sempre à altura dos olhos do pequeno.
A barra de segurança na parede também serve para que os bebês tenham autonomia e aprendam com segurança a ficar de pé e até dar os primeiros passos. Como tudo dentro de um quarto montessoriano, a barra deve ser instalada com segurança para que não machuque a criança e nem tire dela a confiança para dar novos passos sozinha.
Também para estimular a autonomia, os brinquedos, livros e o cantinho de atividades devem ser acessíveis a qualquer momento. Para isso, devem estar ao alcance das crianças, sempre na altura deles. Por isso, nada de prateleiras altas e objetos que a criança só possa alcançar se pedir para alguém.
A ideia do quarto montessoriano é ter prateleiras baixas e móveis para quarto infantil idem, assim é a criança que decide como e quando vai brincar com as próprias coisas. O método Montessori é realmente uma forma de metodologia de ensino que permite estimular a criança das mais diversas maneiras.
Para as crianças maiores, também vale a pena desistir de guarda-roupas muito grandes e apostar em uma arara ou cabideiro da altura delas. Isso estimula a independência na hora de se vestir e a responsabilidade de manter as coisas sempre organizadas.
Caso você ainda tenha uma criança pequena, pode manter o guarda-roupas e, na hora de escolher o “look” para sair, colocar algumas opções nos cabides na altura dela para que ela possa ajudar na escolha.
Confira algumas dicas profissionais da arquiteta Érica Salguero de como montar o quarto montessoriano e, em seguida, inspire-se em mais exemplos de projetos inspirados pelo método Montessori!
Veja mais alguns modelos de quarto montessoriano para se inspirar
Fizemos um infográfico para te mostrar as vantagens do quarto montessoriano. Confira!