Por Ricardo Horiuchi, da Motirõ Arquitetos
A compactação dos ambientes é cada vez mais comum nos novos apartamentos. Os quartos e salas são bem pequenos, dificultando a decoração e a instalação do mobiliário. A cozinha também teve seu espaço bastante reduzido. Parece que o padrão de banheiro, nesses novos imóveis, é que o espaço seja o menor possível, considerando apenas a existência dos itens essenciais: lavatório, chuveiro e vaso sanitário. Dá até aquela sensação de que não há alternativas de decoração para driblar a falta de espaço, fugir do padrão e deixar a casa com a “nossa cara”.
Apesar das medidas serem reduzidas, restringindo um pouco as possibilidades, dá para encontrar soluções para sofisticar e destacar os ambientes da sua casa, mesmo que seja um pequeno apartamento.
Uma dica fundamental para decorar banheiros pequenos é usar grandes espelhos. Podem ser com molduras, de fora a fora ou com bisote (bordas chanfradas que formam uma moldura no próprio espelho), com ou sem iluminação. O mais importante é que ocupem a maior área possível. Os espelhos ajudam a ampliar o ambiente e a tirar a sensação de apertado, uma vez que têm o efeito de “duplicar” tudo que se reflete neles.
Justamente por duplicar tudo, é importante tomar muito cuidado com o tipo de revestimento que vai ser usado no ambiente, principalmente nas paredes. Se você optar por utilizar azulejos com estampa muito forte, ou repetitiva demais, por exemplo, azulejo português, pode dar uma sensação de labirinto, claustrofóbica, tornando a permanência no ambiente desconfortável. O ideal é usar materiais suaves e de padronagem clean. Quanto mais clean, melhor.
Em um banheiro pequeno, é melhor não segmentar muito o ambiente, ou seja, não utilizar vários materiais diferentes e dividir por setor, por exemplo, pastilhas no box, azulejo com detalhes no vaso e gabinete com duas partes (lavatório e armário).
Criar nichos é muito interessante, uma vez que ajuda a aumentar a área para guardar coisas. Faça nichos próximo ao lavatório para produtos do dia a dia e cosméticos. Use um nicho no box para os shampoos, sabonetes e hidratantes. A vantagem de se criar um nicho no box é que, como esses espaços são bem apertados, você deixa as coisas “embutidas” na parede, evitando esbarrar em saboneteiras e suportes externos.
Iluminar o nicho, ou embutir uma iluminação por trás do espelho são ótimas ideias.
Fotos: Studio Guilherme Marcato/ Projeto: Motirõ Arquitetos
Ótima dica, estou com 2 banheiros pequenos em reforma, ajudou bastante.