Água é assunto sério. Talvez o mais sério que a gente possa tratar. Por isso, é importante ter todo cuidado do mundo com ela. Economizar água no dia-a-dia, evitar desperdícios, reaproveitar água da chuva e proteger os nossos recursos hídricos é fundamental, e o planeta agradece. Para ajudar, nós podemos tomar algumas atitudes que custam pouco – ou quase nada – e que fazem uma grande diferença no jeito de utilizar esse recurso tão precioso. O Habitíssimo, em parceria com a Viva Decora, traz 9 dicas para você economizar e reaproveitar a água em casa.
Reaproveite a água do chuveiro…
Pode parecer estranho, mas é possível reaproveitar a água do seu banho. A maioria das pessoas gosta de abrir o chuveiro e deixar a água escorrer até aquecer. Utilizando um balde, podemos aproveitar essa água para regar plantas, deixar roupa de molho e lavar o próprio banheiro.
… e a da chuva
A mesma lógica se aplica para água da chuva. Assim como usar um balde para reaproveitar a água do chuveiro, é possível recolher a água da chuva de algumas maneiras. Pode ser através de métodos mais elaborados, como sistemas acoplados em calhas e reservatórios, ou os mais simples, como baldes e galões.
Arejadores nas torneiras
Um bom jeito de controlar o fluxo de água que sai da torneira (e reduzir o consumo) é instalando arejadores na ponta dela. Arejadores são pequenas pecinhas que conseguem reduzir até pela metade a quantidade de água dispensada. Não é complicado, não interfere no funcionamento da torneira, nem na sua estética e consegue ótimos resultados.
Reaproveite a água da máquina de lavar
A máquina de lavar é uma das grandes vilãs do meio-ambiente quando se trata de desperdiçar água. Sendo assim, ter um cuidado especial com esse aparelho pode fazer uma grande diferença. Faça uma manutenção preventiva do aparelho para evitar entupimentos e vazamentos. Recolha a água usada em baldes ou tanques ou ainda em equipamentos que podem ser acoplados para fazer isso de maneira automática.
Torneiras temporizadas
Você conhece as torneiras temporizadas, são aquelas que você encontra em shoppings e restaurantes e que só funcionam por um tempo pré-definido ou enquanto suas mãos estão na frente delas. O que talvez você não saiba é que você pode instalar elas em casa também, de preferência em áreas de lazer.
Redutor de vazão no chuveiro
O redutor de vazão tem o mesmo objetivo dos arejadores instalados nas torneiras: diminuir o fluxo de água. Eles reduzem em até 50% a quantidade de água dispensada na hora do banho, o que lhe dá a tranquilidade de que saber que está fazendo um bem pro seu bolso e pro planeta.
Válvula de descarga com duplo acionamento
Não chega a ser uma grande novidade, mas a descarga com duplo acionamento é muito útil na hora de economizar água. Com ela, você pode escolher a quantidade de água dispensada na hora de dar descarga: o botão menor despeja 3 litros. O maior despeja 6. Assim você pode usá-la de acordo com a sua necessidade.
Economize com a máquina de lavar louças
Se a máquina de lavar roupas é uma das grandes vilãs do desperdício, a sua “prima” máquina de lavar louças é um ótimo reforço na hora de economizar. Elas utilizam 80% menos água em comparação com a lavagem manual. Os modelos mais novos, então, vão ainda mais longe: eles são capazes de limpar peças bem sujas sem precisar de enxague antes de começar o processo.
Consciência é a melhor forma de economizar
De nada adianta tomar todas essas precauções, adquirir redutores de fluxo e aparadores ou colocar uma máquina de lavar-louça em casa se não houver uma mudança nos seus hábitos. É preciso lembrar de fechar a torneira enquanto se escova os dentes, passar detergente e bucha nos pratos com a água fechada, desligar o chuveiro enquanto passa shampoo e sabão, não lavar o carro com mangueira e de preferência com água reaproveitada. Pequenos detalhes que fazem a diferença para o meio ambiente.