O casal Lívia e Thiago havia acabado de se casar quando contratou os arquitetos Diogo Luz e José Guilherme Carceles, à frente do escritório paulistano Casa 100 Arquitetura, para reformar seu apê de 40m². Queria que os profissionais aproveitassem cada centímetro da morada e criassem uma decoração com uma linguagem visual contemporânea e aconchegante. Como tornar isso possível? A dupla investiu na integração de espaços, em móveis multiuso e na mistura de cores sóbrias e vivazes.
Decoração assinada pelo Casa 100 Arquitetura
O que marca a planta da casa é a integração. Graças a um pé direito duplo, os dois andares se conectam. A cozinha é integrada à sala de jantar e à área da TV. Um grande paredão com janelas de vidro promove a integração entre o dentro e o fora, fazendo com que a casa continue em seu exterior e dando a impressão de amplitude. Basta adentrar na sala da morada para passear os olhos por quase todos os espaços.
A multifunção ajudou a otimizar os espaços. Uma grande bancada, revestida de marcenaria, faz do espaço de cozimentos dos alimentos não apenas uma cozinha, mas uma sala de jantar. À bancada, foram incorporadas as cadeiras, que podem permanecer fechadas (formando uma grande caixa) ou serem abertas e assentarem 4 pessoas. Na sala, o móvel multifuncional protagonista pode ser aberto, apresentando a televisão grande e criando um home theater, ou permanecer fechado, funcionando como um aparador.
Uma paleta de cores neutra foi escolhida para compor a base dos espaços, presente no cinza grafite do cimento queimado e nos tons dos móveis de Pinus. Quebrando a neutralidade, cores vibrantes marcam peças específicas, como o móvel amarelo da sala e os armários em azul da cozinha, e os revestimentos, como o ladrilho hidráulico protagonista do banheiro.
Outro elemento que chama a atenção no projeto do escritório Casa 100 Arquitetura é a iluminação. “Um detalhe do projeto que representa bastante a identidade do nosso escritório está nas luzes. Gostamos de trabalhar com uma iluminação mais leve e indireta. Nesse projeto, isso está presente nas fitas de LED que foram colocadas na cozinha, por exemplo, sob a cama e embaixo dos armários”, contam os profissionais.