Quando a jovem moradora procurou os arquitetos André Pavan e Brunno Meireles, sócios do Meireles + Pavan Arquitetura, pediu à dupla que ampliasse os espaços do apê de 160m² no bairro do Itaim, em São Paulo, imprimisse um toque sóbrio e investisse em um décor sem excessos, marcado pelo mínimo de cores e de elementos.
Atentos, os dois profissionais seguiram à risca os pedidos da moradora, sem deixar de imprimir a identidade do escritório. “Integramos alguns cômodos para valorizar os espaços e ampliá-los, como a varanda que se uniu à sala, resultando em uma área de estar ainda maior, e dois quartos que foram integrados e deram origem à suíte da moradora”, conta Meireles.
Natureza e sobriedade no primeiro plano
Para destacar a sobriedade, Pavan e Meireles escolheres tintas, revestimentos e móveis em uma paleta de cores neutras, na qual se destacam o preto, o branco, o cinza do cimento queimado e o marrom da madeira de demolição.
“Somos muito ligados à natureza, à praia, ao mar. Em nosso trabalho, gostamos de trazer para dentro das moradas os elementos naturais, sempre que possível. Como a moradora gostava de materiais mais rústicos, optamos por revestir o chão de madeira de demolição e interligar, visualmente, os ambientes através desse material”, revela.
Arquitetura e design autoral do escritório Meireles + Pavan Arquitetura
O projeto da casa Jaff, como foi batizado o trabalho, é repleto de detalhes em que sobressaem a criatividade e a rica fonte de referências dos profissionais. Exemplo disso é a forro rebaixado de placas de concreto, inspirado no pórtico de concreto apresentado pelo arquiteto português Álvaro Siza para a Expo 1998 em Lisboa. Além de tornar moderno e visualmente chamar a atenção de quem visita a morada, o detalhe arquitetônico é importante, funcionalmente, para ‘esconder’ as incorreções do teto, provocadas pelas tubulações do apartamento superior.
Outro detalhe autoral do projeto está nos móveis desenhados pelo próprio escritório Meireles + Pavan Arquitetura, como o sofá em L da sala e a mesa AGA, de estrutura inox e tampo de mármore. “Outro pedido da moradora foi um design com volumes bem definidos. Para atender isso, desenhamos um mobiliário mais retilíneo e sem muitas curvas”, finaliza Meireles.
Leia mais
Apê decorado por Nildo José é refúgio urbano no centro de Nova York