Home Construção e Reforma Ar-condicionado: Tudo que Você Precisa Saber para Escolher o Seu

Ar-condicionado: Tudo que Você Precisa Saber para Escolher o Seu

0

O verão verão ainda não chegou, mas agora pode ser uma das melhores épocas do ano para adquirir um ar-condicionado. Antes de comprar o seu item, é necessário conhecer as particularidades dos ar-condicionados disponíveis no mercado. O ideal é contratar um profissional capacitado para a instalação e auxílio na escolha do equipamento ideal.

sala de jantar com ar-condicionado braccini lima-67990

Normalmente, os fabricantes oferecem um software que calcula qual o modelo é ideal para a sua necessidade. Basicamente, a taxa de um ar-condicionado é 12mil BTU/hora para refrescar um ambiente de 20m². Entretanto, para chegar num conforto térmico ideal, é necessário considerar o número de pessoas e os aparelhos eletrônicos que ficam no ambiente. Isso é importante para verificar se as instalações elétricas da residência conseguirão comportar a carga do ar-condicionado e evitar um consumo de energia desnecessário.

Conheça sobre alguns modelos de ar-condicionado

O modelo de ar-condicionado split é um dos mais utilizados, principalmente pela sua estética e por possuir menos barulho, em comparação com o de janela. Há o modelo que é instalado na parede, que é um dos mais comuns. O modelo split cassete que pode ser instalado no forro ou teto.  O Split piso-teto é indicado para ambiente grandes e espaços comerciais.

Existe também o split de quatro lados que possui quatro saídas de ar que melhora a distribuição uniforme por todo o ambiente. Todos esses são bastante discretos na decoração do ambiente.

O ar-condicionado de janela é perfeito para ambientes pequenos, pois são mais compactos. Entretanto, ele é instalado num buraco da parede e fica parte para fora. Em apartamentos novos, eles são instalados na varanda para não comprometer a estética do prédio.

O ar-condicionado portátil é bastante prático, pois não exige instalação e pode ser levado para diferentes ambientes. Já o ar-condicionado central (ou dutado) é indicado para ambientes muito grandes e que possuem muitas fontes de calor, como em fábricas e escritórios comerciais grandes.

Seja qual for o modelo de ar-condicionado escolhido, é  necessário que a instalação seja feita por um profissional capacitado. Isso diminui a incidências de vazamentos e infiltrações, que afetam negativamente a estrutura e geram mofo,  por exemplo.

 

Dicas para o uso de ar-condicionado

  • Não obstrua a saída/entrada de ar do ar-condicionado com objetos ou móveis. Dessa forma o aparelho trabalhará melhor na climatização.
  • Deixe as portas e janelas fechadas durante o uso do ar-condicionado e desligue o equipamento sempre que sair do local
  • Mantenha os filtros limpos, pois a sujeira atrapalha na eficiência do equipamento.

Sem comentários

Deixa um comentário

Por favor, deixe aqui seu comentário
Por favor, digite seu nome

Sair da versão mobile