O arranjo de flores para mesa de jantar tem o poder de mudar completamente a decoração do ambiente. Afinal, por menor ou maior que sejam as flores escolhidas, elas de fato mudam a vibração e a energia do espaço, deixando-o mais aconchegante e alegre.
No entanto, a escolha do arranjo deve ser feita com atenção para que o vaso de plantas e a espécie escolhida se harmonize com os demais elementos decorativos do ambiente.
Por isso, se você deseja investir em arranjo de flores para mesa de jantar, mas não sabe por onde começar, atente-se aos próximos tópicos. Neste post, vamos compartilhar dicas exclusivas sobre como acertar no modelo de arranjo de flores para mesa de jantar. Confira e se inspire!
Veja também:
Qual o arranjo ideal para mesa de jantar?
As flores trazem um toque especial de cor e estilo para o centro da sala de jantar. No entanto, a escolha do vaso e da respectiva espécie de flor deve ser escolhida com atenção, para que o arranjo se harmonize com os demais elementos da sala de jantar. Pensando nisso, separamos abaixo algumas dicas especiais que devem ser levadas em conta na hora de escolher o arranjo de flores para mesa de jantar.
Tamanho e formato da mesa de jantar
Antes de comprar arranjos para mesa de jantar com flores é importante que você avalie o tamanho e o formato da mesa de jantar. Em se tratando de uma mesa retangular ou quadrada, a dica é investir em arranjos mais robustos e altos, desde que a altura não atrapalhe a interação entre as pessoas sentadas. Vasos quadrados ou retangulares em especial se tornam uma ótima alternativa, pois eles aproveitam melhor o desenho da mesa.
Agora em se tratando de uma mesa redonda ou mesa cone, opte por arranjos de flores mais baixos, cultivados em vasos arredondados, pois eles criam um efeito mais harmônico no ambiente, como mostra a imagem abaixo.
Design dos vasos de plantas
No mercado existe vários tipos de vasos de plantas feitos com materiais, tamanhos, formatos e cores distintos. Por isso, antes de escolher a espécie de planta que irá fazer parte da decoração, procure definir primeiro o modelo (material, tamanho e cor) de vaso com base na decoração da sala de jantar, pois algumas plantas podem não se desenvolver bem em recipientes pequenos e o contrário também acontece.
Vaso de madeira, vaso de cimento, vaso de vidro e vaso de cerâmica são algumas das opções que podem ser encontradas em lojas online e espaços garden.
Conheça os serviços de decoração da Viva DecoraCombinação de cores
Você pode criar arranjo de flores para mesa de jantar monocromático (tons de amarelo, tons de vermelho, tons de laranjas…), arranjo de flores com tonalidades que ficam no mesmo matiz da roda das cores (vermelho e laranja, amarelo-laranja e laranja, violeta e vermelho-violeta…), arranjo com flores para mesa de jantar com tons contrastantes como vermelho e branco, ou arranjo com flores do campo mescladas (hortênsias, margaridas, lírios, lavandas, cravos).
Quais flores usar para arranjos de mesa?
O arranjo de mesa feito com flores do campo que incluem margaridas, lírios, lavandas, cravos, hortênsias, dentes de leão e azaléias são perfeitos para ambientes mais rústicos que contam normalmente com a presença de cadeiras e mesa de jantar feitas de madeira.
Para uma sala de jantar mais sofisticada, que segue uma identidade mais clean, clássica ou moderna, a dica é optar por arranjos com rosas ou mini rosas, orquídeas, tulipas e peônias, pois elas trazem um ar de mais elegante e requintado ao cômodo.
Agora, se a ideia é criar um ambiente mais descontraído e colorido, a dica é investir em arranjo de flores para mesa de jantar feito com gérberas e girassóis. Enquanto o colorido das gérberas traz alegria e movimento ao espaço, as flores de girassol trazem luz, vitalidade e energia positiva para a sala de jantar. Isso porque, as flores amarelas de certa forma tendem a iluminar mais o ambiente.
Os famosos terrários de suculentas são também uma tendência na decoração e podem trazer um toque ainda mais estiloso e personalizado para a mesa de jantar.
Quais flores duram mais em arranjos?
Quando criamos um arranjo de flores para mesa de jantar tudo o que desejamos é que ele dure bastante tempo, não é mesmo? Mas, infelizmente não é isso que muitas vezes acontece, pois alguns tipos de flores apresentam baixa resistência e necessitam de cuidados especiais para permanecerem saudáveis.
Logo, para te auxiliar nessa etapa de composição dos arranjos, separamos abaixo diferentes tipos de plantas que apresentam características mais resistentes quando cultivadas em ambientes internos, sendo elas:
- Suculentas;
- Mini cactos;
- Orquídeas;
- Violetas;
- Copo de leite;
- Antúrio;
- Samambaia;
- Peperômia;
- Lisianto;
- Estrelizia;
- Costela de Adão.
Quando usar arranjo de flores artificiais para mesa de jantar?
Nos últimos anos, os arranjos de flores artificiais para mesa de jantar caíram no gosto do público, seja pelo acabamento mais realista das flores ou pela falta de tempo para cuidar das mudas no vaso.
Dentre os arranjos florais para mesa de jantar artificial mais usados podemos destacar as orquídeas, rosas, tulipas, girassóis, hortênsias, samambaias e folhas de costela de adão.
As samambaias e as folhas de costela de adão, por exemplo, trazem um toque verde para o ambiente e combinam perfeitamente com uma sala de jantar mais rústica, moderna ou até mesmo que segue uma pegada industrial.
Agora se a ideia é criar uma sala de jantar com decoração mais clássica a dica é investir em vasos de orquídeas ou arranjos com rosas, como mostra a imagem abaixo.