Voltou com tudo! O azulejo antigo pouco a pouco foi conquistando novamente seu espaço na decoração de casas, escritórios e estabelecimentos comerciais. Afinal, é difícil não se encantar pelas cores e pelas estampas chamativas de cada peça, não é mesmo?
O azulejo antigo carrega muita história e resistência e o seu retorno na decoração é a prova de que o tempo apenas contribuiu para melhorar ainda mais a identidade da peça.
Nesse contexto, se você deseja repaginar e decorar com muito mais criatividade e significado o seu ambiente, a dica é apostar na diversidade de modelos de azulejo antigo que podem ser garimpados em diferentes lojas e antiquários. Confira inúmeros projetos e se inspire!
Decoração com azulejo antigo: decore com cores e estampas marcantes
Para aqueles que se identificam com a decoração vintage podem apostar sem medo no uso do azulejo antigo. Seja para a cozinha, sala de jantar, banheiro, quarto, varanda ou qualquer outro cômodo, o azulejo é sempre uma ideia interessante e fora do comum.
Em lojas e antiquários é possível garimpar uma diversidade incrível de modelos de pisos e azulejos antigos coloridos e com estampas marcantes que certamente irão transformar seu espaço de forma especial e única.
Na imagem acima, observe que os azulejos antigos compõem de forma aconchegante o revestimento do piso do terraço. As estampas com nuances de amarelo e verde conversam diretamente com o amarelo da cadeira acapulco e com o verde das plantas.
Cozinha com azulejo antigo: charme e elegância na medida certa
Os azulejos antigos são perfeitos para complementar a decoração de forma pontual, ou seja, não é recomendado preencher todas as paredes de um ambiente com azulejos antigos, pois isso poderá deixar o espaço muito carregado.
A cozinha com azulejo antigo reflete um ambiente charmoso e elegante. Na decoração, o azulejo de cozinha antigo pode formar uma linda composição acima da bancada da pia, assim como apresentado na imagem abaixo. No espaço, quatro faixas com azulejo antigo preenchem a parede e trazem um toque colorido ao ambiente.
O azulejo antigo também pode compor de forma graciosa o piso da cozinha, assim como mostra o projeto abaixo. No projeto, os tons de azul dos pisos antigos se conectam com a marcenaria planejada em azul. Contudo, observe que nas paredes e teto foram utilizadas cores mais neutras, a fim de equilibrar a decoração do espaço.
Banheiro com azulejo antigo
A decoração do banheiro também fica ainda mais estilosa na presença do azulejo antigo. No entanto, por se tratar de um ambiente com metragem relativamente menor a quantidade e disposição dos azulejos deve ser feita com cuidado e planejamento para que o espaço não fique sufocado.
Como dica, procure escolher apenas uma das paredes do cômodo que irá receber o revestimento em azulejo antigo, ou seja, deixe as demais paredes do local com acabamento na pintura e de preferência com cores claras e neutras.
No projeto acima, o azulejo antigo preenche toda a parede do armário de banheiro e vaso sanitário. O padrão do azulejo antigo com cores e estampas em azul e branco se harmonizam com os metais sanitários e com os demais móveis do local.
Já no projeto abaixo, o azulejo antigo foi usado apenas no interior do nicho da área do box. Repare que em ambas as imagens o acabamento em dourado se faz presente conferindo um toque sofisticado ao cômodo.
Como usar azulejos portugueses antigos na decoração?
A palavra azulejo tem sua origem de azzelij e zuléija, palavras árabes que significa “pequena pedra polida”. No entanto, é comum encontrar pessoas que acreditam que a origem dos azulejos partiu de Portugal, devido a grande fama e repercussão que os “azulejos portugueses” tiveram e ainda tem no mundo.
No Brasil, os azulejos portugueses antigos se instalaram nas casas e demais construções graças à colonização do país. Caracterizado por suas cores e desenhos marcantes em tons de azul e branco, os azulejos portugueses antigos rapidamente se espalharam para diversas partes do país.
Usado como revestimento interno e externo de paredes e pisos, os azulejos portugueses antigos deixam marcas de história por onde passam. A fama é tão grande que é possível encontrar pratos de porcelana, vasos e demais frascarias que seguem o padrão das cores e estampas dos azulejos portugueses.
O aparador retrô acima, feito com pés de palito em madeira, é a prova de que os azulejos portugueses antigos também podem ser utilizados para revestir diferentes móveis do ambiente.
Confira +54 modelos de azulejo antigo e se inspire