Você sabia que a Bromélia é uma planta nativa das Américas que possui 1.500 espécies somente no Brasil? A Bromélia pode ser plantada em vaso, tronco, kokedama ou xaxim e o seu cultivo é feito de maneira simples e fácil.
Existem espécies de bromélias raras que se desenvolvem no topo dos galhos e para proteger a natureza contra o corte de árvores, o Artigo 26 do Código Florestal proíbe a extração de várias plantas catalogadas na lista brasileira de espécies ameaçadas de extinção.
Para muitos paisagistas a planta Bromélia é ideal para compor a decoração de jardins de casas e empreendimentos imobiliários. Veja em nosso artigo como você deve cuidar dos mais variados tipos de Bromélia. Aproveite a beleza da planta para decorar os seus ambientes!
Bromélia Imperial: Decore com as folhagens em formato de roseta
A Bromélia Imperial é uma das plantas ornamentais mais utilizadas no paisagismo devido as suas folhas largas, longas em tons verdes e avermelhadas. O porte da Bromélia imperial é considerado médio e atinge até 1,5 de diâmetro.
Como a Bromélia Imperial é uma das espécies ameaçadas de extinção, adquira sempre mudas multiplicadas de viveiros certificadas pelo IBAMA. As flores delicadas da Bromélia imperial apresentam a cor branco creme ou amarelada.
As folhas da Bromélia Imperial tem a forma de roseta e precisam ser plantadas no centro da cova ou do vaso. Você pode plantar a Bromélia Imperial sozinha na decoração de sala de estar ou juntamente com outras espécies para decorar a área externa como canteiros ou até mesmo o gramado do seu jardim.
Um dos cuidados básicos com a Bromélia imperial é sempre fornecer para a planta um solo fértil com boa drenagem, pleno sol ou meia sombra. Além disso, faça regas regulares com o uso da mangueira de jardim.
A flor bromélia é delicada e atrai abelhas e beija-flores para o jardim, porém como todas as Bromélias depois da floração a planta morre, deixando novos brotos para um novo ciclo.
Como cuidar de Bromélias: Plante em vasos ou diretamente no solo
Você quer aprender como cuidar de Bromélias para ornamentar os ambientes internos e externos de sua casa? Preparamos algumas dicas importantes de como você pode conservar a sua planta sempre viçosa e bonita. Confira como cuidar de Bromélias!
Nas Bromélias existem tanques centrais de água que devem ser mantidos cheios por meio das regas. Para isso, use um pulverizador ou borrifador e jogue água nas folhas e deixe escorrer até o tanque.
Na imagem acima, o paisagismo do jardim utiliza várias bromélia para criar um efeito colorido e tropical em toda a extensão do quintal. Os móveis de jardim e a rede de descanso complementam essa área tão aconchegante da casa.
Confira dicas exclusivas de como cuidar de Bromélia
Quando você plantar a Bromélia, não enterre demais a planta e mantenha as folhas acima do solo;
Não utilize vasos extremamente grandes porque a umidade pode estragar as raízes;
Fixe a Bromélia na terra para que a planta não balance ou tombe;
Regue sempre a Bromélia colocando água no tanque central;
A Bromélia necessita de luz para o seu desenvolvimento;
A adubação deve ser feita com NPK 2-1-4;
Para combater cochonilhas e pulgões, pulverize uma solução de fumo diluído em água.
A Bromélia é uma planta tropical e por isso mesmo aprecia temperaturas altas e umidade. Algumas espécies também precisam de local arejado e com bastante luminosidade. Logo, não é por menos que muitos projetos de decoração de banheiros contam com a presença de bromélia.
Assista o vídeo com mais dicas de como cuidar de bromélia
Tipos de Bromélia: Cultive a espécie de sombra para ambientes internos
Há vários tipos de Bromélia que você pode cultivar tranquilamente dentro da sua casa porque se adaptam perfeitamente a sombra. A variedade Aechmea é um gênero de Bromélia que oferece a oportunidade de ser cultivada dentro ou fora da sua residência.
Outros tipos de Bromélia como a Alcantarea Imperialis, mais conhecida como Bromélia Imperial é uma ótima opção para ser cultivada em jardins por causa do seu grande porte. Um dos tipos de Bromélia como a Vriesea crescem naturalmente em áreas sombreadas.
O colorido das flores e folhas das Bromélias levam vida e beleza ao espaço. Conheça abaixo alguns tipos de Bromélia que podem fazer parte do seu paisagismo.
Bromélia Aechmea
A Bromélia Aechmea é uma das espécies mais vendidas no mercado. Apresentando porte médio, essas bromélias normalmente são cultivadas em vaso de cerâmica ou em vaso de plástico caso fiquem decorando os ambiente da casa como cozinha, sala de estar, sala de jantar, ou quarto, por exemplo. Vale destacar, que para a Bromélia Aechmea se mantenha sempre linda é preciso que a terra se mantenha úmida, mas nunca encharcada.
Bromélia Vriesea
A bromélia vriesea por ser originária das florestas úmidas, não resistem quando expostas ao sol pleno, frio ou ambientes muito secos. Sua floração é durável e chama a atenção por onde passa. Na decoração de ambientes internos, a bromélia vriesea pode decorar graciosamente a mesa de centro da sala de estar ou até mesmo o centro da mesa de jantar.
Bromélia Neoregelia Lulita
A bromélia lulita quando jovem conta com folhas verdes. No entanto, com o passar dos anos, vão surgindo em suas folhas pontinhos marrons avermelhados, tornando a planta ainda mais bonita e especial. Seu crescimento pode atingir até 30 cm de altura e 40 cm de diâmetro. Quando bem cuidada a bromélia lulita pode durar por mais de dez anos.
Bromélia Ananas Comosus
A bromélia ananas comosus, também conhecida como abacaxi-ornamental, devem ser cultivada sob sol pleno ou meia sombra, com regas regulares. O solo não pode estar compactado e deve ser enriquecido com matéria orgânica. Seja no jardim ou na decoração sempre use luvas grossas para manipular essa planta, devido a presença de espinhos.
Confira +56 ideias para decorar com a planta Bromélia
Veja dicas de como plantar bromélias:
Copie o código abaixo e compartilhe este infográfico no seu site