Os cactos pequenos são perfeitos para dar um toque de verde na decoração de casas e apartamentos com metragens reduzidas. Afinal, qualquer cantinho que receba uma boa dose de luminosidade natural se torna ideal para o seu desenvolvimento. Além disso, os cactos pequenos são pouco exigentes com regas e manutenções e, portanto, se tornam opções acessíveis também para aqueles que desejam dar os primeiros passos na área da jardinagem.
Por isso, se você está a procura de informações e inspirações sobre quais tipos de cactos pequenos você poderá cultivar em casa, vem com a gente. Neste post, vamos compartilhar dicas valiosas de cultivo e de como usá-los na decoração dos ambientes. Confira e se inspire!
Veja Também:
Cactos pequenos: características e 6 espécies para cultivar em casa
Os cactos são nativos das Américas, pertencentes à família Cactaceae. Na natureza, eles podem ser encontradas em diferentes formatos, tamanhos, cores, texturas e estão adaptados a ambientes extremamente quentes e áridos. Só para você ter uma ideia, no semi-árido brasileiro já foi catalogada mais de 100 tipos de cactos diferentes.
Pouco exigentes com regas e manutenções, porém muito necessitados de luz natural, os cactos pequenos pouco a pouco foram conquistando seu espaço no coração e na decoração de diversos ambientes.
Confira 6 espécies de cactos pequenos para cultivar em casa
- Cacto coroa de frade – Melocactus Érnestii
- Cacto dedal – Mammillaria gracilis
- Cacto zebra – Haworthia
- Cacto de amendoim – Echinopsis chamaecereus
- Cacto orelha de coelho – Microdasys Opuntia
- Mini cacto bola
Como cuidar de cactos pequenos
Afinal, como cuidar de cactos pequenos? Apesar dos cactos pequenos serem poucos exigentes quanto as regas e manutenções é essencial que você esteja atento a alguns pontos para que o desenvolvimento das suas plantinhas não seja prejudicado.
O primeiro ponto a ser levado em consideração é a luminosidade, ou seja, uma vez que os cactos pequenos são naturais do deserto eles necessitam ao menos de 5 horas de luz natural por dia para crescer de maneira saudável.
A rega também deve ser feita ao menos 2 vezes por semana. Fique atento as características do substrato, se ele estiver muito seco (realize a rega) ou muito úmido (deixe a rega mais espaçada). Nesta etapa, também é fundamental verificar se o vaso ou recipiente do cacto possui boa drenagem, evitando assim o acúmulo de água e possível apodrecimento de suas raízes.
Conheça os serviços de decoração da Viva DecoraComo acertar no modelo de vasos para cactos pequenos
Cada planta tem as suas próprias características e necessidades, por isso, é necessário saber escolher corretamente os vasos decorativos de cada uma. Em se tratando de cactos pequenos e suculentas, uma dica valiosa é apostar nos modelos de vasos de cerâmica e vasos de cimento, pois esses materiais tendem a evaporar mais facilmente a água, evitando que o substrato se mantenha encharcado.
Os terrários de suculentas e cactos também são uma alternativa linda e elegante para decorar ambientes internos. Sua estrutura compacta e orgânica além de não exigir muitos cuidados de manutenção, pode ser cultivada em cômodos bem pequenos.
Como usar cactos pequenos na decoração
Os cactos pequenos são compactos e delicados, podendo ser utilizados na decoração de diferentes ambientes da casa, escritório ou espaço comercial. Na sala de estar, os cactos pequenos podem ser cultivados em um lindo recipiente sobre a mesa de centro, mesa lateral ou sobre o rack.
No quarto, pequenos arranjos de cactos podem decorar a mesa de cabeceira, cômoda ou penteadeira do dormitório.
Na sala de jantar é possível formar lindos arranjos centrais para decorar as mesas de jantar. Quando cultivados em vasos de cerâmica ou madeira acabam trazendo um toque rústico para o ambiente.
E aí, gostou do nosso post sobre cactos pequenos? Então, aproveite nossa galeria de fotos abaixo e se inspire com mais alguns arranjos de cactos pequenos.