A cama japonesa é sempre lembrada pelas suas linhas simples e proximidade ao chão e também é muito procurada por quem gosta de implementar o minimalismo ao seu estilo de vida.
A cama estilo japonesa pode ser usada em todos os quartos, desde cama japonesa de solteiro, passando pela de casal e até no quarto de bebê. E se você se interessou pela cama estilo japonesa, quer saber um pouco mais e ver algumas inspirações de quartos decorados com cama japonesa, veja o nosso post até o final.
Assista o vídeo com dicas de como usar cama japonesa
O que é uma cama japonesa?
A cama japonesa mais tradicional é feita apenas com uma esteira de madeira no chão ou mesmo utilizando um tatame, mas com o passar do tempo a cama estilo japonesa foi ganhando releituras e hoje é possível encontrar modelos mais modernos que possuem mais estrutura, mas claro, a cama estilo japonesa continua sendo bem próxima ao chão e costuma não possuir pés.
A cama japonesa tem um significado milenar. Os japonesas acreditam que como a cama estilo japonesa fica bem próxima ao chão ela ajuda na renovação de energias trazendo mais tranquilidade durante o sono.
Qual é a altura da cama japonesa?
Uma das principais características da cama japonesa é a altura. Segundo especialistas, o colchão e a estrutura da cama japonesa devem ter no máximo 50 cm de altura, do contrário elas acabam fugindo do conceito.
Decoração com cama japonesa
A cama japonesa aqui no ocidente é sempre procurada por quem gosta de um estilo mais clean, moderno e minimalista de decoração e como a cama estilo japonesa passou por algumas adaptações ela pode ser encontrada em grandes placas de madeira, MDF, metal e até em palletes.
A cama estilo japonesa é excelente para quartos pequenos, afinal, ela não polui o visual do ambiente, assim como a cama japonesa de solteiro da imagem abaixo.
Em quarto infantil, a cama japonesa também pode ser usada. É bem interessante usar o modelo de cama estilo japonesa para quarto infantil porque ela dá mais autonomia à criança, mas é importante lembrar que a decoração do quarto deve ter elementos infantis para que a criança possa se divertir e desenvolver sua imaginação e a cama japonesa de solteiro também precisa estar em harmonia com o restante do quarto decorado.
A cama de casal japonesa apesar de ser algo bem atual e que remete a um estilo moderno, ela também proporciona uma decoração bem elegante ao quarto. Abaixo você pode conferir um lindo quarto decorado utilizando a cama de casal japonesa.
E apesar da cama japonesa ser excelente para quartos menores, ela também fica ótima em quarto bem espaçosos, mas nesse caso prefira uma cama de casal japonesa que vai proporcionar mais conforto e ocupará melhor o ambiente.
Como a cama de casal japonesa é excelente para um estilo mais moderno de decoração, é importante que os demais móveis do quarto como guarda roupa, cômoda, poltrona entre outros também sigam por esse estilo mais moderno e minimalista.
No caso de móveis que ficam muito próximos à cama, como o criado-mudo, pode ser um pouco mais complexo de achar um modelo que não fique estranho e desproporcional à altura da cama estilo japonesa.
Optar por vasos de plantas e itens feitos de fibras naturais para incrementar o quarto com cama de casal japonesa também deixa a decoração mais bonita e leve. E você também pode apostar no estilo de cama suspensa para conseguir um quarto clean.
Vantagens e desvantagens da cama japonesa
Como tudo nessa vida, a cama estilo japonesa também tem seus lados positivos e negativos, por isso resolvemos fazer uma pequena lista mostrando os dois lados e assim você pode decidir se usa ou não a cama japonesa em seu quarto decorado.
Vantagens da cama japonesa
A cama japonesa é excelente para quartos compactos
A cama estilo japonesa é apenas a base, portanto, é possível escolher o modelo de colchão que mais lhe agrada
A cama japonesa permite que o quarto fique com uma decoração mais leve e aconchegante
O estilo de cama japonesa se adapta a vários estilos de decoração e pode ser encontrada em diferentes materiais.
Desvantagens da cama japonesa
Como a cama japonesa fica rente ao chão a limpeza da área embaixo da cama fica mais difícil
A adaptação de uma cama alta tradicional no ocidente, para uma cama estilo japonesa pode ser difícil devido a falta de costume
Pela proximidade ao chão, o colchão da cama japonesa pode ficar úmido e com acúmulo de fungos e bactérias, por isso é imprescindível fazer o rodízio de colchão com frequência.
Confira nossa galeria com mais quartos decorados com cama japonesa
Amei as camas japonesas!
Ameii
Showw!!!