O aproveitamento dos espaços nas novas formas de morar, como lares compartilhados ou mesmo os apartamentos que estão cada vez menores, pode ser, realmente, um grande desafio. Uma solução muito interessante (e bonita) para esse problema é a cama suspensa. Conheça um pouco mais sobre essa peça!
Existem dois tipos de cama suspensa, aquelas que são realmente penduradas por cordas, cabos de aço ou correntes e as chamadas cama loft ou cama mezanino, que são presas à parede ou ao teto e parecem uma beliche, mas sem necessariamente ter a cama de baixo.
Como esse tipo de cama não é tão comum, ela pode se tornar o ponto focal da decoração de quarto. Ela é também uma ótima forma de liberar espaço, pois o vão embaixo das camas mezanino fica livre para ser aproveitado de outras formas. Ela pode ser uma “evolução” do quarto montessoriano para crianças maiores, permitindo maior aproveitamento do espaço e incentivando a independência.
Normalmente esse local abaixo da cama suspensa é aproveitado para estudos, como um mini home office ou mesmo para descansar, com sofá, puffs e afins.
No caso da cama suspensa por cordas, ela não fica tão alta, mas também libera o espaço abaixo dela e, dependendo do modelo, pode dar um ar mais moderno, romântico ou mesmo rústico ao cômodo.
Qual altura ideal cama suspensa?
É claro que, para ter uma cama suspensa, o pé-direito do quarto não pode ser baixo. Por isso, o ideal é que a altura do chão ao teto seja de, pelo menos, 2,70 m. Assim se evita que a pessoa bata a cabeça ao se sentar na cama e que ocorra um efeito de “achatamento” do ambiente. Ela também pode ter um criado mudo ao lado, dependendo da altura.
São vários os pontos positivos de se optar por uma cama de casal suspensa, cama suspensa solteiro ou mesmo cama infantil. Primeiramente, esse móvel otimiza o espaço do quarto planejado, algo que pode ser aproveitado tanto em locais pequenos quanto nos grandes, ponde a parte de baixo receber escrivaninhas para quarto ou mesmo um espaço onde as crianças podem brincar.
A cama suspensa também facilita a organização, pois, ao liberar espaço, surgem novas possibilidades de arrumação, seja de roupas, estantes de livros ou mesmo de objetos de decoração. A limpeza também fica mais simples, já que não será mais necessário ficar arrastando a cama.
As camas suspensas para quartos pequenos também permitem a transformação do ambiente em multiuso. Ou seja, é possível aproveitar um mesmo cômodo como quarto de visitas e escritório, por exemplo.
Por fim, a cama suspensa também tem a seu favor o fato de ser uma peça diferenciada, incomum, o que, com certeza, vai fazer seu quarto ter um visual bem singular. Além disso, ela dá leveza e movimento à decoração.
Sensacional. Há 40 anos meu pai fez camas suspensas em minha casa, mas não tinha maturidade para apreciar. Hoje vejo que é um excelente opção para aproveitar espaços.
Meu filho adorou as camas suspensas! Realmente, são lindas!
fiquei maravilhada, com tanta coisas bela
Sensacional. Há 40 anos meu pai fez camas suspensas em minha casa, mas não tinha maturidade para apreciar. Hoje vejo que é um excelente opção para aproveitar espaços.
Muito util.Gostei .