A cerca de bambu tem feito sucesso por entre os amantes de artesanato, decoração, paisagismo e arquitetura. Isso porque, o bambu além de ser considerado um material versátil, resistente, sustentável e barato, sua estrutura é de fácil combinação com os demais móveis, objetos de decoração e plantas presentes no ambiente.
Logo, se você deseja fugir das famosas e tradicionais cercas de madeira pode considerar investir na composição de lindas cercas de bambu para o seu projeto. Mesmo porque, realizando uma boa pesquisa de mercado é possível encontrar modelos de cerca de bambu com ótimo custo x benefício. Confira agora dicas e inúmeros ambientes decorados com cerca de bambu, que podem ser desde quintais até terraços.
Cercas de bambu: Traga positividade e boas vibrações para o ambiente
As cercas de bambu estão cada vez mais presentes nos projetos de decoração, pois além de proporcionar um ar natural e tropical ao ambiente, o bambu traz sofisticação, transmite um visual de positividade e boas vibrações a todos os ocupantes do ambiente. Sua relação custo x benefício também é bem atrativa aos olhos e principalmente ao bolso, tanto que muitas pessoas passaram a repensar suas escolhas na hora de investir nas cercas de madeira.
Vale mencionar, que o bambu é uma planta milenar que apresenta crescimento super rápido, tanto que algumas espécies chegam a crescer mais de 1,00 metro por dia. Logo, a facilidade de germinação e crescimento fez com que seu uso fosse intensificado nos últimos anos, tanto que hoje é possível encontrar inúmeros ambientes internos e externos como entrada de chácara que se utilizam desse material.
Em ambientes externos as cercas de bambu são muito utilizadas para delimitar o espaço do terreno do imóvel, assim como, para complementar a decoração paisagística do jardim. Na imagem acima, a cerca de bambu além de delimitar o terreno da casa, foi utilizada como base para fixação de luminárias.
Em ambientes internos as cercas de bambu podem ser estruturadas conforme as necessidades dos moradores do local. No projeto decorativo acima, as cercas de bambu, por exemplo, foram utilizadas para compor o guarda corpo da escada. Móveis e itens decorativos também podem ser fabricados a partir da união de vários bambus, como é o caso do biombo abaixo utilizado como divisória de ambientes.
Segundo profissionais da área ambiental, a vida útil do bambu “in natura” , dependendo das condições de armazenamento e exposição pode chegar a 15 anos.
Cerca viva de bambu
Na natureza é possível encontrar espécies variadas de bambu, sendo que a maioria delas podem ser utilizadas para a composição de cercas. E ao contrário do que muitas pessoas pensam, além de ser viável construir uma cerca com bambus secos é possível estruturar uma linda cerca viva de bambu no seu terreno.
Muitas pessoas buscam a cerca viva de bambu para delimitar espaços no terreno, fechar espaços amplos de um modo sofisticado ou até mesmo para complementar a decoração paisagística do jardim. Casas de campo como chácaras e fazendas se utilizam muito da cerca viva de bambu, pois sua presença imprime ainda mais beleza e frescor ao ambiente.
No entanto, ao optar por investir em uma cerca viva de bambu saiba que algumas precauções devem ser tomadas. Dentre os cuidados a serem colocados em prática, pode-se destacar que as mudas precisam ser plantadas em terras férteis e as regas devem ser feitas de forma constante, sobretudo na estação do verão.
Quais espécies de bambu podem formar cercas vivas?
Bambu gigante verde (Bambusa vulgaris);
Bambu Nigris;
Bambu Metake;
Bambu Multiplex;
Bambu Pleiobastus variegatus.
Qual o melhor bambu para cerca viva?
O bambu gigante verde (Bambusa vulgaris) é considerado uma das melhores espécies para formação de cerca viva. Isso porque, o bambu verde além de apresentar crescimento rápido é muito resiliente, ou seja, seu cultivo pode ser feito em praticamente todas as regiões do Brasil, uma vez que ele se adapta muito bem aos climas tropical e subtropical.
Cerca de bambu trançado
A cerca de bambu trançado é produzida de forma artesanal. Sendo que, para a formação da sua estrutura é necessário a utilização de bambus com diâmetro mais fino do que os convencionais. Isso porque, o diâmetro fino do bambu deixa o material maleável para a produção das cercas.
No mercado é possível encontrar diferentes modelos de cerca de bambu trançado. Alguns modelos recebem acabamentos mais espaçados, enquanto outras versões são formadas por tramas de bambu mais unidas. Logo, é viável criar diferentes efeitos decorativos no seu ambiente, basta soltar a imaginação.
Se atente quanto a forma que as tramas de bambu são fixadas umas às outras. Alguns modelos de cerca de bambu traçado são arrematadas com nós de corda ou arame, enquanto outras versões de cerca são presas pelo próprio desenho do traçado do bambu.
Como fazer cerca de bambu simples?
Depois de conhecer e se inspirar com alguns ambientes decorados com cerca de bambu, que tal trazer um toque mais natural e rústico para o seu quintal? Confira agora o passo a passo de como fazer cerca de bambu e traga boas energias para o seu ambiente.
Como fazer cerca de bambu simples: Lista de Materiais
Trena
Estilete
Corda de nylon
7 bambus com 2,5 cm de diâmetro e 1 m de comprimento
8 bambus com 2,5 cm de diâmetro e 80 cm de comprimento
Como fazer cerca de bambu simples: Passo a Passo
Pegue os bambus de 80 cm de comprimento e alinhe eles lado a lado de forma vertical;
Após a arrumação, posicione os bambus de 1 m sobre os de 80 cm de comprimento na horizontal. Nesta etapa, com o auxílio de um trena, deixe uma distância de 10 cm em cada uma das extremidades do material;
Pegue o bambu de 1 m de comprimento e coloque na outra extremidade dos bambus enfileirados e assim repita a amarração com a corda de nylon;
Repita o processo até fixar todos os bambus restantes e lembre-se de fazer as amarrações de forma alternada. Recomenda-se inclusive fazer duas amarrações em cada junção para que a cerca fique firme e segura.