Quer garantir o máximo de entrada de luz no seu ambiente? Então, você precisa investir em uma cobertura de vidro. Prática, versátil e sofisticada, a cobertura de vidro além de permitir a criação de espaços diferenciados, ela facilita a integração entre ambientes internos com maior aproveitamento da iluminação natural, além de ser ótima para plantas que ficam dentro de casa.
Logo, se você deseja incluir no projeto da sua casa, escritório ou estabelecimento comercial uma cobertura de vidro, porém ainda está com algumas dúvidas sobre o material, não deixe de lado esse post. Confira agora diversas informações, dicas de uso e inúmeras plantas de casas. Inspire-se!
Veja também:
Cobertura de vidro ou policarbonato
Mas, afinal, qual estrutura utilizar? Cobertura de vidro ou policarbonato? O policarbonato se trata de uma resina resultante da união entre derivados do ácido carbônico e o bisfenol. Sua estrutura por ser mais leve e resistente que o vidro acaba sendo muito utilizada em ambientes que contam com a presença de árvores. No entanto, sua instalação deve ser bem estudada e executada, pois a má fixação pode causar deformações e até mesmo trincas em sua superfície.
Já o vidro é formado basicamente por areia derretida e componentes que aumentam sua resistência contra esforços e intempéries. Sua superfície por ser mais pesada que o policarbonato necessita de uma estrutura de apoio muito mais reforçada.
Por que investir em uma cobertura de vidro?
A maior vantagem da cobertura de vidro em relação a cobertura de policarbonato é a durabilidade. Isso porque, a cobertura de vidro apresenta maior resistência à abrasão, ou seja, sua superfície sofre menos desgaste quando em contato com intempéries e produtos de limpeza.
A transparência do telhado de vidro é uma vantagem importante também, pois se mantém ao longo do tempo, ao contrário do policarbonato que tende a perder a integridade com o passar dos anos. Tanto o vidro quanto o policarbonato podem apresentar tratamento refletivo, melhorando assim seu desempenho térmico. No entanto, em relação ao conforto acústico o vidro acaba se destacando por apresentar melhor desempenho.
Vale ainda comentar, que ao contrário do que muitas pessoas pensam a instalação da cobertura de vidro requer alguns cuidados, uma vez que sua estrutura deve estar de acordo com a NBR 7.199 – Vidros na construção civil — Projeto, execução e aplicações.
Cobertura de vidro retrátil
A cobertura de vidro retrátil é um recurso inteligente e muito versátil para compor ambientes externos. Seu sistema de recolhimento confere sofisticação, versatilidade, privacidade e proteção das áreas contra possíveis intempéries. No mercado, a cobertura de vidro retrátil pode ser feita sob medida, se adaptando as necessidades de cada usuário.
Ao contrário de um teto convencional, ou o teto de gesso, a cobertura de vidro retrátil oferece flexibilidade, uma vez que a abertura dos painel podem ser controlada de acordo com o clima e o momento do dia. Vale comentar, que o sistema de recolhimento pode ser feito de forma manual ou motorizada. Nos projetos motorizados a estrutura do motor é muito similar a utilizada em portões automáticos que funcionam com o auxílio de um controle remoto.
Conheça os serviços de decoração da Viva Decora
Tipos de vidro usados para cobertura de vidro
O vidro temperado e o vidro laminado são os produtos mais utilizados para cobertura de vidro. Isso acontece, pois ambas as estruturas são mais duráveis e resistentes do que outras opções do mercado.
Cobertura de vidro temperado
A cobertura de vidro temperado traz uma aparência mais natural ao projeto, tornando-se assim uma excelente opção para aqueles que desejam incluir uma cobertura de vidro em ambientes abertos ou mais amplos. No projeto abaixo, o vidro temperado foi utilizado para compor a cobertura de uma parte do quintal da casa.
Cobertura de vidro laminado
A cobertura de vidro laminado é ideal para ambientes com variação térmica e climática, uma vez que sua superfície apresenta boa resistência à chuva e aos raios solares. No projeto abaixo, a cobertura de vidro laminado protege a área social do condomínio residencial.
Ambientes onde a cobertura de vidro pode ser utilizada
- Ambiente interno: você pode utilizar a cobertura de vidro em ambientes como cozinha, corredor, sótão, sala de jantar e área gourmet, por exemplo, permitindo assim que a entrada de luz natural ilumine esses espaços;
- Ambiente externo: a luminosidade natural que entra pela cobertura de vidro pode ser garantida em áreas da varanda e terraço;
- Garagem de veículos: a cobertura de vidro além de proteger o veículo da chuva, permite a entrada de luz natural na entrada de casa.
Cobertura de vidro para garagem
Inúmeros projetos utilizam a cobertura de vidro para garagem. Casa, escritórios, consultórios, prédios comerciais, prédios residenciais, shopping centers, supermercados dentre outros estabelecimentos comerciais se utilizam da cobertura de vidro para garagem.
Em residências, a cobertura de vidro para garagem auxilia na luminosidade da fachada da casa. Afinal, ninguém merece ficar com a entrada de casa escura demais, não é verdade?
Dependendo do projeto e tamanho do terreno, caso o veículo fique muito exposto a luz natural pode-se optar pelo uso do vidro em apenas parte da estrutura da cobertura, permitindo a presença de sombra em parte de sua estrutura.
Precisamos de uma cobertura de vidro e metal que cubra uma área aproximada de 7,5 m x 8, 5 m na frente do nosso edifício, entre alinhamento da rua e a fachada da frente, cobrindo também a guarita situada no alinhamento do terreno sem agredir a arquitetura existente
Síndico do Condomínio Edifício Rio Araguaia
Rua José Maria Lisboa 331
São Paulo – SP