O quarto é o refúgio dentro de casa, principalmente se a casa é dividida com outras pessoas, sejam eles a família ou amigos. Quem sai da casa dos pais para morar em república, muda de cidade ou simplesmente resolve morar sozinho, sabe que isso pode ser um desafio, principalmente se o orçamento é apertado. Veja as dicas que separamos de como montar um quarto do zero.
A Cama
Sim, é o móvel mais importante do quarto, pense que é o local onde vai passar pelo menos um terço do seu dia. Além de dormir e descansar, também é o local que você pode passar o fim de semana fazendo aquela maratona da sua série preferida.
De um modo geral, a cama pode seguir o estilo do restante do seu quarto, se a grana está curta, vale investir em modelos feitos de materiais reaproveitados, como os pallets. Camas box também são muito usadas, neste caso, vale ser bem criativo na hora de montar a cabeceira.
De todos os móveis e acessórios, o colchão é justamente onde você não deveria economizar. Uma noite bem dormida é garantia de um dia com mais disposição, por isso um bom colchão é essencial!
Além disso, a roupa de cama também merece sua atenção, não precisa ter muita informação, babado e milhões de fios egípcios, mas cobertas grossas e quentes, fronhas macias e lençóis de boa qualidade e limpos são fatores que vão garantir o seu conforto naquelas 8 horas por dia.
Guarda-roupa ou semelhante
Suas roupas precisam ser guardadas em algum lugar, certo? O ideal é que seu guarda roupa trabalhe a seu favor e não amasse todas as peças que já foram passadas, nesse caso, a organização é a sua melhor amiga. Pendure o que puder ser pendurado e deixe bem dobradas as peças mais simples como camisetas e calças jeans.
Uma arara e alguns caixotes de feira podem fazer as vezes de armário, e abrigar suas peças com folga, mas se a ideia ao montar um quarto bacana, ter portas em seu armário pode ajudar a esconder alguma eventual bagunça.
Mesa de computador
Por mais que estudar, ler e até usar o computador na cama seja regra, o ideal até pra a saúde, é que você invista em uma mesa e cadeira ergonômica. A mesa, pode ser improvisada, apoiar uma porta usada em dois cavaletes pode poupar alguns reais do seu orçamento. Mas como estudar, escrever, ficar na internet e ate trabalhar são atividades que demandam bastante tempo, e ter uma cadeira confortável e própria para isso é a melhor ideia.
Não se esqueça de uma iluminação apropriada para o seu mini home office, uma luminária na mesa, ou a proximidade de uma janela já ajudam muito.
Paredes decoradas
Nem só de móveis básicos e funcionais vive o projeto na hora de montar um quarto, também dá pra se divertir um pouco enchendo a sua parede de coisas legais. Pôsteres de filmes ou livros, quadros, fotos de amigos, paisagens e objetos bacanas, coloque em sua parede o que considerar bonito e achar que vale a pena olhar todos os dias.
As ideias não param por ai, prateleiras podem ser uma mão na roda para abrigar livros, DVDs e alguns objetos de decoração bacanas. Pisca piscas de natal também tem feito sucesso na hora de montar um quarto diferente.
A dica é que antes de sair pendurando tudo, você organize melhor a composição no chão ou na sua cama, assim, você evita uma parede cheia de furos se mudar de ideia quando pendurar um ou outro quadro.
lindo de mais.