Apaixonados por suculentas informam: é impossível cultivar apenas uma só! Graciosas, versáteis e resistentes, elas não demandam de muitos cuidados de manutenção e exigem pouca rega. Então, que tal aprender agora como plantar suculentas em casa?
Use e abuse da criatividade para montar seu vaso decorativo de suculenta. Mescle espécies e inove na escolha dos recipientes. No mercado é possível encontrar, por exemplo, vasos de cerâmica, vidro, barro, plástico e concreto, ou seja, opções não irão faltar. Então, escolha o modelo que mais se encaixa na sua decoração e siga as dicas de cultivo que separamos para você. Confira!
Veja também:
Plantas suculentas com flores: Conheça 5 espécies que florescem
Você sabia que algumas espécies de suculentas também florescem? Pois é, ao contrário do que muitas pessoas acreditam, na natureza é possível encontrar plantas suculentas com flores, com cores, texturas e formatos variados. E, dentre as diversas plantas existentes, separamos abaixo 5 espécies de plantas suculentas com flores para você conhecer mais de perto.
1. Cacto-estrela (Stapelia hirsuta)
O Cacto-estrela apesar de parecer um cacto, se trata de uma suculenta da família Asclepiadaceae. Originária da África do Sul e resiliente ao clima brasileiro, essa espécie gera uma flor muito bonita com textura, porém com odor levemente desagradável, responsável por atrair moscas e besouros que auxiliam na polinização. Vale comentar, que esse “cheiro desagradável” não é perceptível pelos humanos.
2. Flor de Maio
Nativa da Mata Atlântica, a Flor de Maio também conhecida como cacto de maio, se trata de uma espécie de suculenta perfeita para o cultivo em vasos suspensos e jardins verticais. Sua flores são multicoloridas, variando principalmente entre os tons de vermelho, rosa, amarelo e branco.
3. Rosa do deserto
Conhecida pela sua beleza exótica, a Rosa do Deserto se for cultivada no jardim pode variar de 1 a 3 metros de altura. Quanto a floração, elas normalmente ocorrem na primavera, embora também aconteça florações pontuais no verão e outono. Essa espécie cresce de forma saudável em solo muito bem drenável e enriquecido com matéria orgânica.
4. Onze-horas
Típica do Brasil, a planta Onze-horas é ideal para ser cultivada em bordas de canteiros e estruturas rochosas. Suas flores apresentam um colorido especial responsável por atrair borboletas e outros insetos.
Conheça os serviços de decoração da Viva Decora
5. Kalanchoe
Conhecida como “flor da fortuna”, a Kalanchoe se trata de uma suculenta com flores simples de pétalas duplas e bem coloridas. Essa espécie para crescer forte e saudável precisa ser cultivada em pleno sol ou meia-sombra, em solo com boa drenagem.
Como cuidar das suculentas de forma correta
Mesmo exigindo pouca manutenção é importante levar em consideração algumas dicas básicas sobre como cuidar das suculentas em casa. Logo, com o objetivo de te ajudar nessa tarefa separamos abaixo algumas dicas simples sobre como cuidar das suculentas de forma correta.
- As suculentas para crescerem fortes e saudáveis em casa precisam de pouca água e bastante sol, por isso procure deixá-las expostas em um cantinho iluminado para receberem muita luz natural;
- As suculentas precisam de pouca água para viver, por esse motivo evite excesso de irrigação, regando até duas vezes por semana;
- Durante a rega certifique-se de apenas molhar o solo. Nessa etapa evite que a água caia sobre as folhas, pois elas podem apodrecer;
- Procure podar as suculentas e realizar adubação da terra a cada três meses, garantindo assim os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento;
- Areia de construção (areia de rio), terra adubada e pedriscos são os melhores substratos para as suculentas.
Como plantar suculentas em vasos
Seja pela riqueza de cores, formatos e tamanhos, uma coisa é certa: muitas pessoas passaram a cultivar suculentas e cactos dentro de casa e, se você é inciante e está em busca de dicas de plantio confira o mini passo a passo sobre como plantar suculentas em vasos.
Como plantar suculentas em vasos: passo a passo
- Opte por um vaso que não seja muito raso, para que a raiz se desenvolva de forma saudável;
- Caso o recipiente escolhido não tenha furos para drenagem, faça-os, evitando assim o possível acumulo de água no fundo;
- Para facilitar a saída da água, acrescente no fundo do vaso brita ou pedregulho e cubra-os com manta de drenagem;
- Complemente o vaso de forma parcial com o substrato preparado (terra e areia);
- Agora, pouco a pouco encaixe as suculentas no vaso e vá preenchendo os espaços com mais substrato preparado, deixando um espaço entre a terra e o topo do vaso;
- Por fim, regue moderadamente o solo do vaso com água.
Como plantar suculentas em vidros
Cultivar suculentas em vidro é uma tendência que vem conquistando cada vez mais espaço na decoração de muitas casas, escritórios e estabelecimentos comerciais. No entanto, alguns cuidados são necessários durante o plantio, pois muitos recipientes como cachepot de vidro não apresentam furos de drenagem em sua estrutura. Pensando nisso, separamos abaixo um passo a passo simples para te auxiliar na etapa de como plantar suculentas em vidros.
Como plantar suculentas em vidros: passo a passo
- Preencha o recipiente de vidro com pedriscos na proporção de 1/3;
- Umedeça os pedriscos com um pouco de água e cubra-os com uma camada de musgo;
- Seguidamente, cubra o musgo com uma camada de areia;
- Com o substrato preparado e as suculentas em mãos, pouco a pouco posicione as plantas no recipiente de vidro, cobrindo-as com a terra até a altura ideal;
- Por fim, cubra o substrato com mais uma camada de pedriscos e regue diretamente o solo com um pouco de água.