A cortina é um elemento que não pode faltar na sua casa. Além de harmonizar e dar o toque final na decoração, ela é responsável por “controlar” a luz natural que entra no ambiente.
Quem gosta de dormir durante o dia pode usar a cortina blackout para cortar toda a luz do sol e permanecer com o quarto escurinho e bem aconchegante. E para ter uma sala iluminada, o recomendado é apostar nas cortinas leves, como a cortina voil.
Mas se a ideia for contribuir para a decoração do ambiente, você pode comprar uma cortina infantil com estampas e um lindo prendedor de cortina para janela personalizado. Dá para usar sua criatividade!
Para te ajudar a definir a cortina para janela de cada ambiente da casa, montamos esse guia super informativo sobre os diferentes modelos de cortinas. Confira as dicas e defina os tecidos e acessórios mais bonitos para combinar com a sua decoração. Confira!
Veja também
Qual o melhor tecido para cortina?
Há uma grande variedade de tecido para cortina disponíveis no mercado, dos mais finos até os mais pesados, como a cortina blackout.
A gente sempre indica avaliar a decoração do ambiente antes de escolher o tecido para cortina e a cor dela. Em decorações muito coloridas, o ideal é investir nos modelos de cortinas em tons neutros, que não tiram atenção de outros elementos.
Por outro lado, se o ambiente for claro e você quiser um detalhe colorido em destaque, você pode colocar um tecido para cortina mais alegre e vibrante. O importante é saber como equilibrar as cores do ambiente.
Os principais tecidos para cortina são:
- Blackout (ou corta luz): A cortina blackout, também conhecida como cortina corta luz, é um tecido grosso que (assim como o nome) bloqueia totalmente a luz, deixando o ambiente escuro até nos dias mais ensolarados;
- Voil: A cortina voil, por outro lado, é bem fininha e leve. Ela é perfeita para quem gosta de ambientes bem iluminados, ou quando é necessário fazer uma combinação com outro tecido estampado;
- Jacquard: É a opção de tecido perfeito para quem quer cortinas elegantes e estampadas. Ele é mais encorpado, mas você pode fazer uma cortina voil para usar junto e deixar o ambiente ainda mais bonito;
- Linho: O linho é um tecido leve e com cores variadas, perfeito para ser usado em ambientes arejados. Mas, o ideal é usá-lo outros tecidos, como a cortina voil, para incrementar ainda mais a decoração;
- Renda: Super delicada, a cortina de renda pode ser o destaque da sua decoração. A dica é usar um forro embaixo dela, mais pesado, para fazer com que o detalhe da renda apareça;
- Oxford: Se você não quiser uma cortina corta luz, então o oxford é um ótimo tecido para você. Há uma grande variedade de cores e, como ele também é grosso, dá para bloquear a luz na medida certa.
Conheça diferentes modelos de cortinas
Além da tradicional cortina de tecido, existem outras opções para você decorar os quatro cantos da sua casa com a cortina para janela. Confira os diferentes modelos e escolha seus favoritos!
Cortina de crochê
O crochê é um dos artesanatos mais versáteis que existe. Você pode fazer a cortina de crochê com os detalhes que preferir. Inclusive, ela pode ser usada na janela da cozinha completa ou como uma divisória de ambiente, caso você goste do estilo boho e rústico.
Além disso, você mesmo pode fazer a cortina de crochê. A nossa dica é usar pontos mais abertos e detalhados, para ter uma cortina bem leve e bonita, combinando com a cozinha.
Cortina persiana
A cortina persiana geralmente é utilizada em escritórios, porém, por conta da sua versatilidade, outros ambientes da casa começaram a investir nos diferentes tipos de cortinas persianas.
Elas são práticas de limpar e de abrir e fechar no dia a dia. Além disso, o ambiente fica muito mais moderno com as cortinas persianas.
No quesito cores, o mais indicado é investir nas cortinas persianas em tons claros, mas você também encontra a cortina persiana em tons mais alegres, para usar como cortina infantil.
Conheça os serviços de decoração da Viva DecoraOs modelos de persianas mais usados são a cortina rolo e a cortina romana.
A cortina romana possui “gomos” largos na horizontal que dobram para cima ou para baixo, de acordo que você abra ou feche. É por conta dessa característica que a cortina romana é considerada a mais elegante de todas as persianas.
Já a cortina rolo é mais simples. Conforme diz o nome, a cortina rolo abre e fecha enrolando o tecido, de modo que forme um rolo quando estiver aberta. É super prática.
Cortina de vidro
Se você tem uma varanda ou sacada ampla, então a cortina de vidro é algo que fará diferença na sua casa.
A cortina de vidro protege a sacada da chuva, vento e evita acidentes. A cortina de vidro possui um sistema prático para abrir e fechar sempre que você quiser. Além disso, você garante um ambiente sempre iluminado e bonito.
Cortina de trilho ou varão: Qual o melhor?
Ao instalar sua cortina, você precisa decidir se usará o trilho ou o varão de cortina.
A vantagem do varão de cortina é a facilidade de instalar. Você só precisa colocar na parede os suportes e pendurar o tecido. No entanto, o varão de cortina e os suportes ficam a mostra e por isso devem ser bonitos, pois fazem parte da sua decoração.
Já a cortina de trilho é mais discreta, pois é instalada no teto. Inclusive, se você está fazendo um cortineiro de gesso, prefira a cortina de trilho. Contudo, demora mais para pendurar a cortina de trilho e você provavelmente precisará de ajuda, principalmente se for uma cortina corta luz, que é feita de um tecido mais pesado.
Dicas para escolher a cortina de cada ambiente
Agora que você já sabe tudo sobre os tecidos e modelos de cortinas, chegou a hora de escolher qual a melhor cortina para cada ambiente.
Separamos dicas especiais para você, confira!
Cortina para sala
A sala de estar é um dos lugares que precisam ser iluminados e agradáveis no dia a dia, então prefira a cortina para sala de tecidos leves, que deixam o ambiente ainda mais bonito.
Caso você queira uma decoração de cortina para sala estampada e diferenciada, prefira os tecidos mais elegantes, para não roubar atenção dos outros móveis e elementos da sala. Ah, e não se esqueça de comprar um belo prendedor de cortina.
Cortina para quarto de casal
A cortina para quarto de casal pode ser mais simples, porém, prefira os tecidos mais pesados, para evitar que a luz entre no ambiente quando você estiver descansando. O quarto fica muito mais aconchegante.
Quanto às cores da cortina para quarto de casal, compre de acordo com o seu ambiente.
Cortina para quarto de bebê
A cortina para quarto de bebê pode ser mais delicada e até com elementos combinando com a temática do quarto. O tecido pode ser da sua preferência, apenas tenha atenção para ser hipoalergênico.
Caso você goste das cortinas persianas, elas também são ótimas opções de cortina para quarto de bebê, pois são fáceis de limpar e deixam o ambiente bem escuro para o bebê dormir.
Para combinar com a cortina infantil, você pode colocar um lindo prendedor de cortina com ursinhos de pelúcia ou crochê para complementar a decoração.
Cortina para cozinha
A cortina para cozinha deve ser fácil de limpar e leve, como o ambiente. Na dúvida, você pode usar a cortina branca, combina com tudo! Como a janela fica acima da pia, tenha cuidado com o tamanho da cortina para cozinha para ela não atrapalhar seu dia a dia.
Cortina de banheiro
A cortina de banheiro deve ficar longe do seu chuveiro, para não molhar muito e deve ter o tamanho da sua janela. Não precisa fazer cortinas grandes, que vão até o chão.