Por Por Equipe Get Ninjas
O banheiro é um ambiente muito particular, quando suíte ou banheiro privativo, contém muitas coisas pessoais como cremes, hidratantes, escovas de dente, cabelo e muitos outros produtos de higiene; quando lavabo, é preparado da melhor forma possível para as visitas. Em ambos os casos, a pia, é um elemento fundamental. Em alguns banheiros há até duas pias, uma cuba separada para cada um do casal.
A pia, além de um item funcional, faz parte da decoração. Você sabe como escolher o tipo, modelo e material certo para o seu banheiro?
Cuba de embutir
É o modelo mais famoso e o mais em conta de todos. A cuba fica por dentro de um gabinete que esconde todo seu funcionamento, pode ser redonda, oval ou retangular. O gabinete deve ter o recorte da medida exata da pia.
Cuba de apoio
Esse modelo virou tendência há alguns anos. A cuba de apoio é coloca em cima da bancada do gabinete, precisando, apenas, do furo para escorrer a água. Se optar pela cuba de apoio, é preciso que a bancada ou gabinete sejam rebaixados ou instalados em um nível mais baixo do que o normal, pois a cuba deve ficar mais alta. A torneira deve ser instalada na parede, em cima da cuba, ou deve ter altura maior do que a altura da pia.
Imagem daqui
Cuba de sobrepor
A cuba de sobrepor não fica totalmente dentro do gabinete, o que faz com que sobre mais espaço. Também não fica totalmente exposta, deixando apenas a borda sobressair, como se a peça fosse única, apenas apoiada em cima da bancada.
Imagem daqui
Cuba de semi-encaixe
Esse é um modelo intermediário entre a cuba embutida e a de apoio. Neste caso, a cuba fica um pouco mais alta do que o gabinete, por isso, é preciso verificar o espaço de circulação e da abertura da porta antes de escolher esse modelo.
Imagem daqui
Cuba de parede
Como o próprio nome já diz, a cuba é fixada na parede, não precisa de gabinete, o que é ideal para lavabos. Por ser presa na parede, ela é um pouco mais resistente do que as outras.
Imagem daqui
As cubas podem ser feitas de louça, vidro, inox e ferro. Algumas são desenhadas na bancada, feitas de mármore ou granito.
As cubas de louça e vidro são recomendadas para uso doméstico, principalmente na forma arredondada, pois não acumulam sujeira. As de inox são ideais para consultórios, pois são de fácil higiene. Mármore e granito são ideais para grandes locais, como shoppings e casas noturnas, onde a limpeza é constante, evitando limo.
Para saber mais sobre as cubas, materiais, vantagens e desvantagens e preços, consulte um profissional especializado. Aqui você encontra alguns pedreiros que poderão te ajudar.