Home Construção e Reforma Importância da Decoração Para o Marketing na Área da Saúde

Importância da Decoração Para o Marketing na Área da Saúde

0

Quando falamos dos lugares mais convidativos e atraentes do mundo, uma clínica odontológica não está entre os primeiros ambientes que surgem à mente.

Isso ocorre porque quando vamos até um dentista, buscamos atendimento para suprir uma necessidade, como tratar algum problema que traz sensação de desconforto ou dor. Além disso, há muitos aspectos relacionados a essa sensação que precisa ser tratada, o que pode interferir na percepção desse ambiente.

No entanto, uma das peças chaves para aumentar a percepção de segurança e bem-estar nesses locais é a decoração. Afinal, ela pode ser altamente convidativa e tornar a clínica menos impessoal e, principalmente, mais atraente para o seus pacientes. 

Antes de definir a decoração é preciso entender qual mensagem se deseja passar com esse ambiente
1. Antes de definir a decoração é preciso entender qual mensagem se deseja passar com esse ambiente. Fonte: Pinterest

Mais ainda, é possível utilizar artigos decorativos que contribuem para transmitir as missões da clínica, bem como para isolar os sons que podem gerar algum desconforto enquanto os clientes aguardam o atendimento. Apesar disso, antes de pensar em qual decoração utilizar, é preciso entender qual mensagem se deseja passar com esse ambiente.

Afinal, além de um bom atendimento, a decoração é extremamente importante para receber um paciente e transmitir a ideia da empresa e de conforto para o paciente, ao complementar o ambiente em que ele pode se sentir sozinho.

Por esse motivo, neste artigo explicaremos a importância da decoração e sua relação com o marketing para a área da saúde, além de apresentar itens que podem definir o estilo decorativo do seu consultório.

Leia também:

Decoração e sensações positivas

Como dito anteriormente, cada elemento que compõe um ambiente transmite uma sensação específica para aquele que observa o local. Justamente por isso que existem cores adotadas para cada tipo de comércio.

Para se ter uma ideia, a maioria das redes de Fast Food apostam em cores como o vermelho e o amarelo. Isso ocorre porque, segundo as teorias da psicologia das cores, esses tons despertam a fome e trazem sensação de “pressa” – para que os clientes não permaneçam muito tempo no local após consumirem.

As cores são nitidamente conhecidas por gerarem sentimentos diferentes e positivos, dependendo da maneira que são aplicadas. Assim, por meio delas, é possível potencializar sentimentos, transmitir valores e a personalidade da marca, fixando-a no imaginário do paciente.

Nesse contexto, uma cor que pode ser facilmente aplicada em ambientes como consultórios odontológicos é a cor azul, como pontos de destaque. 

2. O azul é uma cor que pode ser facilmente aplicada em ambientes como consultórios odontológicos. Fonte: Pinterest

Na prática, esse tom confere sensações de bem-estar, segurança e conforto, tranquilizando o paciente no momento da consulta e trazendo mais confiança em relação à marca.

Aliando mais conforto aos ambientes

Para construir um bom projeto de decoração, é importante englobar diversos cenários e ter um objetivo traçado desde o início do projeto e na criação da tabela de cores.

Se você trabalha no setor odontológico, por exemplo, apostar em cores como preto, vermelho e amarelo podem não trazer os resultados esperados para sua clínica.

Isso porque, como dito anteriormente, as cores vermelho e amarelo reforçam a sensação de fome. Além disso, nessa composição, o preto se torna uma cor que pode pesar no ambiente e para a imagem da marca.

Desse modo, uma das cores mais utilizadas com o intuito de trazer conforto e serenidade é o azul claro, principalmente quando em conjunto com o branco. Contudo, assim como em qualquer negócio, é importante saber como as cores influenciam no seu público-alvo. 

3. O azul é uma das cores mais utilizadas com o intuito de trazer conforto e serenidade para o ambiente. Fonte: Pinterest

Isso ocorre porque cada pessoa busca um atendimento e necessita de um tratamento específico, assim como visará características específicas no ambiente e nos serviços ofertados.

Assim, se você atende crianças e jovens, de 10 até 27 anos, o perfil da clínica e dos procedimentos será diferente daqueles voltados para um público de 30 à 45 anos.

No primeiro cenário, por exemplo, um tratamento com alta procuras será a colocação de aparelho ortodôntico

Já com relação ao ambiente, levando em consideração o perfil e gênero do seu público, tons pastéis como o rosa claro podem ser interessantes para aplicação no ambiente.

Construindo boas memórias

Quantas vezes ao passarmos por uma mudança interna queremos mudar também as cores das paredes, dos cabelos ou até mesmo da mobília.

Tal aspecto se relaciona diretamente com a decoração, sendo um dos elementos que fazem parte da nossa personalidade e das nossas mudanças.

Justamente por isso, ao construir a decoração do seu consultório, tenha em mente a intenção de transmitir paz, conforto e de construir boas memórias. 

4. Descubra a importância da decoração para o marketing na área da saúde. Fonte: Pinterest

Para isso, é imprescindível contar com profissionais especializados do setor, para unir os objetivos da clínica e o perfil do público-alvo com o projeto decorativo, construindo o ambiente da forma mais otimizada e representando a identidade do consultório.

Lembre-se que o seu paciente frequentará diversas vezes a sua clínica e esse ambiente deve fazer com que ele se sinta em casa e tranquilo. Um exemplo é o caso de clientes mais velhos, que procuram o seu consultório para realizar procedimentos como um implante dentário.

Nessa situação, as cores verde ciano e branco reforçarão a personalidade da clínica e do seu cliente, conferindo a segurança e tranquilidade necessárias para essa grande mudança e recuperação do bem-estar.

Ajuda no marketing da clínica

Quantas vezes ao marcar um ponto de encontro com algum colega ou familiar você utilizou como ponto de referência a cor de um estabelecimento?

Construir uma personalidade para sua clínica diante de uma cor predominante e que seja facilmente ligada a ela é essencial, além de facilitar a sua localização por clientes que venham por indicação.

5. As cores usadas na decoração podem facilitar facilitar a sua localização por cliente. Fonte: Pinterest

Agora que você já conseguiu entender a importância da decoração para o marketing da sua clínica, separamos algumas dicas para facilitar na escolha da decoração do consultório:

1. Avalie o seu estilo de trabalho

Doutores mais tradicionais podem prezar pela elegância e sofisticação da sua clínica. Com isso, os móveis escolhidos podem ser de materiais nobres e cores mais frias, como madeira na tonalidade branca ou palha. 

Já os perfis mais modernos podem apostar em materiais com detalhes de metal, telas com alta resolução e, até mesmo, desenhos animados nas paredes para que as crianças vejam o consultório como um ambiente divertido.

Ou seja, as escolhas também dependerão do perfil do seu público-alvo, do seu estilo de trabalho e, principalmente, da imagem que você deseja transmitir para os pacientes.

2. Iluminação

A iluminação também é um detalhe que se torna imprescindível para transmitir conforto aos seus clientes. 

Aproveitar a luz natural é o ideal, mas sempre estando atento para que todo o ambiente seja completamente iluminado. 

Ao utilizar a luz artificial, é preciso ter cuidado para que ela não seja clara demais. Afinal, tudo precisa ser usado com equilíbrio.

Isso é ainda mais necessário ao apostar em móveis escuros, pois a luz deve ser bem direcionada para oferecer um contraponto sem forçar a vista do médico e do paciente, de modo que a clínica continue transmitindo conforto e sofisticação. 

Ao colocar em prática as dicas e avaliar o seu consultório, você conseguirá construir um ambiente renomado com cores que o destaque. 

Lembre-se que toda a escolha para um negócio precisa transmitir uma mensagem para o seu cliente. Ao conciliá-lo com uma decoração adequada, um bom atendimento e uma excelente qualidade no serviço, você conseguirá fidelizar todos clientes que passarem pelo seu consultório. 

Sem comentários

Deixa um comentário

Por favor, deixe aqui seu comentário
Por favor, digite seu nome

Sair da versão mobile