Home Decoração de casa Sombra e Água Fresca! Dicas para Decorar as Áreas Externas da Casa...

Sombra e Água Fresca! Dicas para Decorar as Áreas Externas da Casa e Aproveitar Melhor os Dias de Calor

0

As estações mais quentes do ano estão se aproximando e com elas naturalmente surge o desejo de passar mais tempo nas áreas externas do imóvel, seja nos jardins, varandas, terraço ou até mesmo em uma pequena sacada. Os espaços abertos nos permitem sentir um pouco de frescor e tranquilidade para encarar o calor que costuma ser intenso na maior parte do Brasil.

Porém, se as externas da sua casa ou apartamento não estão como você gostaria, então não deixe de aproveitar as dicas que trouxemos em parceria com a Plataforma Habitissimo, que é especialista em conectar clientes aos profissionais das mais diversas áreas da construção civil, para dar aquela repaginada na decoração desses ambientes e extrair o melhor deles nos dias de sol e calor! Pronto para começar?

Conforto é a regra número um

Existe coisa melhor do que passar uma tarde preguiçosa deitado em uma rede sem ter pressa para nada? Certamente esse é um dos grandes prazeres da vida, e para desfrutar de momentos assim, é fundamental priorizar o conforto nas áreas externas do imóvel.

Invista em móveis que lhe permitam relaxar durante as horas de descanso, como, por exemplo, um sofá, uma espreguiçadeira ou uma cadeira de balanço. Lembre-se apenas de que eles precisam ser feitos de materiais resistentes caso fiquem diretamente expostos ao sol e à chuva.

Tecidos que acolhem

Um dos segredos para criar a sensação de aconchego e acolhimento nos espaços externos da casa ou apartamento é investir em tecidos variados para decorar esses locais. Eles podem estar presentes em cortinas, mantas, toalhas de mesa, tapetes e tantas outras opções, que certamente farão a diferença para criar um cantinho mais agradável nas áreas externas. As estampas podem mesclar desde inspirações étnicas até tonalidades mais neutras para compor uma decoração harmônica e encantadora.

Almofadas para todos os lados

Não poderíamos falar de tecidos sem dedicar um parágrafo especial para mencionar as almofadas, que são um acessório indispensável na decoração de áreas externas. Você pode optar por deixá-las espalhadas sobre os móveis ou até mesmo nos tapetes que colocar no piso, pois almofadas nunca são demais. É importante que as estampas escolhidas para elas possuam uma relação com o restante da decoração desses ambientes.

Um cantinho verde

O melhor lugar da casa para cultivar algumas espécies de plantas certamente é nas áreas externas, seja uma pequena sacada ou um amplo jardim, já que esses locais são naturalmente iluminados durante o dia. As plantas possuem funções terapêuticas, e além de ajudarem a decorar esses espaços também contribuem para estimular a sensação de conforto e relaxamento neles.

Você pode optar por distribuir alguns vasos com diferentes tamanhos pela sua varanda ou sacada e plantar espécies que se adaptem bem ao clima de sua região. Outra opção que está em alta na decoração são os jardins verticais, que permitem cultivar desde plantas ornamentais até uma saborosa horta para consumo próprio. Se você ainda não descobriu como cuidar das plantas pode ser uma atividade prazerosa e divertida, não deixe de experimentar o quanto antes!

Que tal uma pausa para refeições?

Com a correria do dia a dia muitas vezes não temos tempo suficiente para nos alimentar com calma como deveríamos. Mas quem sabe se você criar um espaço para refeições na área externa de seu imóvel esse momento não se torne mais tranquilo e estimule toda a família a saborear pelo menos uma refeição todos juntos? Escolha uma pequena mesa para apoio, algumas cadeiras confortáveis, coloque um belo vaso de flores sobre a mesa e veja como é possível transformar suas refeições antes apressadas em pequenas pausas para desfrutar o sabor de cada alimento.

Quem sabe um mergulho refrescante

Para aqueles que possuem o privilégio de ter espaço suficiente para inserir uma piscina em casa, essa pode ser uma ótima ideia para desfrutar dos dias mais quentes nas áreas externas. As piscinas podem ser de diferentes materiais e formatos, como, por exemplo, as de fibra, vinil ou concreto, e cada uma é indicada para um tipo de necessidade. Quem não possui uma área externa tão ampla, mas adoraria poder se refrescar sem sair de casa, pode pensar em instalar uma ducha para tomar um banho gelado sempre que o calor apertar.

Os segredos da iluminação

Quando falamos em áreas externas, muitas pessoas pensam apenas em passar o dia aproveitando esses ambientes, mas se esquecem de que eles também podem ser muito úteis durante a noite, quando geralmente temos mais tempo livre em casa.

Para aproveitar melhor esses espaços durante a noite, é fundamental contar com uma boa iluminação, que no caso das varandas ou terraços pode ser feita utilizando luzes indiretas com tonalidade suave e ajuste de intensidade que permite regular se deseja ter mais ou menos luz. Nos jardins, os pontos de luz no gramado e os apliques nas paredes permitem criar uma iluminação mais intimista. Não se esqueça de optar por lâmpadas LED para reduzir o consumo de energia e ter mais sustentabilidade.

De olho no piso

O piso das áreas externas é um dos itens que mais costumam sofrer com o desgaste ao longo do tempo. Isso acontece porque muitas vezes são utilizados materiais inadequados para esses ambientes ou de baixa qualidade. Para não errar na escolha do piso que irá utilizar nos espaços externos, procure optar por materiais naturais, como as pedras, por exemplo, que são altamente resistentes e duráveis. A madeira também pode ser uma opção interessante para esses locais, desde que receba um tratamento adequado caso fique exposta diretamente ao sol e à umidade.

Seu cantinho, seu jeito

Por último, mas não menos importante, lembre-se de que as áreas externas de sua casa devem ser feitas de acordo com as suas necessidades pessoais! Se você é do tipo de pessoa que adora ler, por exemplo, não deixe de inserir uma poltrona de leitura nesses espaços.

Por outro lado, se você gosta de praticar atividades físicas, yoga ou meditação, reserve uma área livre onde possa se movimentar sem esbarrar em nenhum objeto ao seu redor. O truque é saber o que você precisa para criar uma área externa que tenha a sua personalidade como característica principal.

Sem comentários

Deixa um comentário

Por favor, deixe aqui seu comentário
Por favor, digite seu nome

Sair da versão mobile