O apartamento de 72 m², localizado no bairro da Vila Olímpia – São Paulo, foi projetado especialmente para um jovem casal e seu pequeno cachorro Bolotinha.
A reforma do imóvel, sob o comando da arquiteta Júlia Guadix, da Liv’n Arquitetura, foi guiada pelo estilo industrial. Revestimentos e elementos criativos garantiram cor e aconchego, enquanto a integração de ambientes e móveis sob medida trouxe muita funcionalidade ao projeto do apê. Confira cada detalhe desse projeto e se inspire!
Veja Também:
Integração de ambientes, marcenaria sob medida e móveis reversíveis
A integração de ambiente foi responsável por nortear o layout do apartamento. Isso porque, os moradores vieram de um apê de apenas 40 m², e reclamavam que sempre estavam se esbarrando no imóvel. Logo, o grande desejo de ambos era ter um apartamento amplo, com uma cozinha funcional e espaço para receber e desfrutar os bons momentos junto da família e amigos.
Além da integração de ambientes, dentre as principais necessidades pontuadas pelos clientes foi a construção de um lavabo e um banheiro para o casal. Solução que só foi possível, pois houve a demolição do banheiro entregue pela construtora e seu posterior uso para área da sala e quarto.
Vale comentar, que o apê é da empreendedora MaxHaus, que oferece mais liberdade para definir a planta e traz mais autonomia para que os ambientes possam ser integrados, uma vez que o imóvel é entregue sem paredes dividindo ambientes, o que facilita a construção ou demolição.
No entanto, planejar o layout de um apê assim, sem divisórias, demanda mais reflexão dos moradores sobre quanto tempo pretendem ficar no imóvel e quais são os planos futuros da família. Como resultado, o casal optou por um apartamento com apenas um quarto, mas com a opção de criar o segundo dormitório onde está a parede de tijolos.
A marcenaria foi planejada para ser 100% aproveitada nessa transição e o sofá modular, por apresentar uma estrutura feita em módulos, pode se adaptar facilmente a um novo layout do apê. Neste caso, paredes de drywall, marcenaria e pintura já seriam o suficiente para dar vida a um novo quarto.
Instrumentos musicais conectados com a decoração
Para criar uma área musical com arquitetura pensada no estilo industrial, a arquiteta colocou o piano da moradora em frente ao pilar estrutural e, em seguida, posicionou a guitarra e o violão, que pertencem ao morador, na parede.
A parede preta camufla a porta que leva ao lavabo. No outro lado, um roupeiro foi instalado de forma bem discreta para auxiliar na organização de itens.
Lavabo funcional e descolado
Para quebrar a seriedade do lavabo, que conta com pisos e paredes em cinza, a arquiteta utilizou uma bancada de banheiro amarelo, que além de iluminar a decoração trouxe um toque descolado ao ambiente.
Parede de tijolinho traz um toque rústico ao ambiente
A parede de tijolinho da sala de estar, aquece o ambiente e confere um toque mais rústico ao espaço. O rack de madeira planejado em formato em L também se estende para a área musical servindo de banco.
O home office do casal foi criado do outro lado da sala de estar. O espaço conta com escrivaninha de madeira, nicho aéreo e cadeira confortável para garantir o bem-estar dos moradores.
O imóvel entregue pela empreiteira MaxHaus traz uma base de concreto na laje, o pilar em concreto aparente e o piso em cimento queimado. Na reforma, o piso de cimento queimado foi trocado para um piso vinílico e, o mesmo foi instalado na sala, cozinha, quarto, área de serviço e lavanderia. Apenas o banheiro e o lavabo contam com porcelanatos.
Reforçando ainda mais o toque industrial no imóvel, conduítes e eletrodutos metálicos aparentes além de auxiliarem na distribuição de iluminação também oferecem um ótimo custo-benefício.
Cozinha funcional e moderna
A bancada de Silestone branca com granulações se estende por toda a área da cozinha, conferindo um ar mais descontraído e moderno. Os eletrodomésticos em inox, forno e micro-ondas, foram posicionados em torre, na altura ideal para usar com segurança e conforto.
A pedido da moradora, o fogão de indução foi a escolha certa, devido sua eficiência e facilidade de limpeza. Já a presença da lava louças e uma lava e seca tornaram o dia a dia mais fácil. A marcenaria sob medida somada às luzes de LED sob os armários da cozinha completam a decoração do espaço.
Quarto e banheiro prático e aconchegante
No quarto de casal a cabeceira estofada ajuda a tornar o ambiente mais acolhedor e aconchegante, fazendo um contraponto ao teto de concreto aparente. Na lateral da cama, o criado-mudo branco somado à presença do pendente serve de apoio para objetos decorativos e itens pessoais.
O banheiro do casal conta com piso de porcelanato escuro e nas paredes, a arquiteta optou por utilizar o azulejo metro white em toda a área do box. Já na área seca a ideia foi usar o revestimento metro white apenas em meia parede.