O Ficus Lyrata é o tipo de planta que rouba a cena de qualquer ambiente. Afinal, é difícil não se apaixonar pelas suas folhas largas, brilhantes e bem verdes. Podendo ser cultivado em diferentes espaços, uma coisa é certa: tanto as áreas internas como as áreas externas acabam ganhando muito quando contam com a presença dessa bela e vistosa espécie.
Logo, se você deseja renovar o paisagismo do jardim ou até mesmo trazer um pouco mais de verde para os ambientes internos da casa como sala de estar e sala de jantar deve apostar no cultivo do Ficus Lyrata. Conheça de perto as características e particularidades da Ficus Lyrata e deixe o verde invadir sua decoração!
Veja Também:
Planta Ficus Lyrata: origem e curiosidades da espécie
Nativo da África Ocidental, o Ficus Lyrata é uma espécie de planta que se adapta muito bem ao clima do nosso país. Na natureza, o Ficus Lyrata árvore pode atingir até 15 metros de altura, formando uma linda e robusta copa. Na área externa, seu cultivo pode complementar a decoração do jardim e oferecer uma deliciosa área sombreada. Contudo, vale mencionar que seu crescimento lento acaba encarecendo um pouco o valor final da planta.
Agora, se a intenção é trazer um pouco mais de verde para o ambiente interno da sua casa, seja incluindo na sala de estar ao lado sofá, rack, painel para TV ou na sala de jantar próximo a mesa de jantar, pode deixar de lado o Ficus Lyrata árvore e apostar no cultivo do Ficus Lyrata Bambino em vaso, considerado uma versão menor da árvore, tão bela quanto a espécie mais alta.
Como cultivar a Ficus Lyrata vaso
A melhor maneira de cultivar o Ficus Lyrata Bambino em vaso é realizando o transplante da espécie assim que ele chega na sua residência. Primeiramente, providencie as ferramentas de jardinagem certas e um vaso de planta mais espaçoso.
Conheça os serviços de decoração da Viva DecoraAgora, observe siga o passo a passo fácil abaixo que preparamos especialmente para você.
Como cultivar Ficus Lyrata vaso: passo a passo
- Realize furos na parte de baixo do vaso, caso o seu recipiente não tenha uma área para escoamento da água de rega;
- Cubra os furos da parte de baixo do vaso com uma camada de argila expandida;
- Sobre a argila expandida posicione um pedaço de manta de drenagem;
- Acima da manta de drenagem coloque com auxílio de uma pá o substrato;
- Retire o Ficus Lyrata bambino do vaso original e coloque-o no vaso mais espaçoso;
- Complete as laterais da muda transplantada com mais substrato.
Dicas básicas de como cuidar da Ficus Lyrata Bambino
O Ficus Lyrata Bambino, espécie direcionada para cultivo em ambientes internos, também exige cuidados especiais para que seu crescimento ocorra de forma saudável e constante. Dentre os principais pontos a serem levados em consideração nesse processo de cultivo da Ficus Lyrata é:
Luminosidade
O Ficus Lyrata se desenvolve muito bem em ambientes bem iluminados. No entanto, por se tratar de uma espécie cultivada em estufas climatizadas é preciso compreender que o Ficus Lyrata bambino precisa passar por um processo de adaptação gradativa, antes de ficar exposto ao sol o dia todo. Por isso, como dica recomenda-se ir girando o vaso da Ficus Lyrata de tempos em tempos próximo a área da janela para que todos os lados da planta recebam a mesma quantidade de luz natural, sem correr o risco das folhas queimarem.
Rega
Essa espécie gosta de bastante de água, mas isso não quer dizer que o solo deve permanecer encharcado, ok? Se isso ocorrer, certamente as raízes serão prejudicadas e possivelmente irão apodrecer. Sendo assim, recomenda-se verificar diariamente a umidade do solo do vaso e, quando estiver seco acrescentar mais água. Neste caso, dispense o uso de mangueira e utilize um regador.
Nutrição
A nutrição da planta pode ser feita principalmente no verão e na primavera, pois são estações em que a planta cresce e consequentemente requer mais alimento. Já no período do inverno, a recomendação é não adubá-la, uma vez que neste ciclo a planta se encontra em repouso.
Temperatura
Segundo alguns produtores, a temperatura ideal para que o Ficus Lyrata Bambino cresça de forma saudável deve estar entre 18° e 28°C.
Toxicidade
É importante mencionar que Ficus Lyrata se trata de uma planta tóxica. Por essa razão, o cultivo da Ficus Lyrata deve ser mantido longe do alcance de crianças e animais de estimação, se possível em prateleira ou até mesmo mesas de centro ou laterais mais robustas e altas . Além disso, o uso de luvas é recomendado durante a realização da sua poda com tesoura, pois sua seiva pode queimar quando em contato com a pele.
E aí, gostou desse post sobre Ficus Lyrata? Então, acesse nossa galeria abaixo e conheça mais alguns projetos que se renderam aos encantos da planta Ficus Lyrata.