As flores trazem vida e alegria para qualquer ambiente. Logo, se você dispõe de um espaço especial e deseja dar um toque charmoso, natural e versátil para sua casa, escritório ou espaço comercial deve investir em uma floreira de madeira. Disponível em diferentes formatos e tamanhos as floreiras encantam os olhos e se destacam no meio da decoração.
No mercado é possível encontrar diferentes tipos de floreira de madeira. Há modelos de floreira de madeira de chão, de janela, de parede, sem falar nas versões de floreiras de madeira sustentáveis. E aí, quer saber qual peça melhor se encaixa no seu ambiente? Então, vem com a gente e se inspire com ideias criativas e baratas!
Veja também:
Floreira de madeira de chão
Está com espaço sobrando no ambiente? Então, não deixe de apostar em uma floreira de madeira de chão. Uma linda floreira de madeira pode ser uma excelente ideia para decorar o chão do hall de entrada, quintal, sacada, varanda, terraço, sala de estar, quarto dentre outros cômodos.
No entanto, antes de realizar a compra, capriche na escolha da sua floreira e leve em consideração o estilo, o tamanho do cômodo e a incidência de luz natural e ventilação que entra no ambiente onde a peça ficará exposta, pois no mercado é possível encontrar diferentes estruturas e tamanhos.
Caixotes de madeira, por exemplo, são ótimas opções para quem deseja economizar, uma vez que essas peças podem ser adquiridas inclusive a custo zero na própria feira. Feitos normalmente com madeira Pinus, os caixotes podem trazem um toque especial para o jardim quando recebem acabamento com tinta colorida. A Kalanchoe, por exemplo, é uma espécie de planta que se adapta muito bem nessas estruturas.
Floreira de madeira para janela
Agora, se você deseja trazer vida e cor para a fachada da sua casa, escritório ou espaço comercial pode apostar sem medo na floreira de madeira para janela. Resistente, versátil e chamativa, a floreira de madeira para janela reflete o que há de mais belo na arquitetura de países como Grécia, Itália, Portugal e França. Então, que tal trazer esse toque europeu para o seu imóvel?
Contudo, vale comentar que por se tratar de uma estrutura que ficará exposta às chuvas, é importante que a floreira de madeira para janela receba uma camada de impermeabilizante, pois caso contrário poderá apodrecer com o passar dos anos.
Que tipo de flor para plantar em floreira de madeira?
- Lírio do Nilo
- Angelônia
- Rosa Caramujo
- Crisântemo
- Petúnias
- Sinos de Coral
- Gerânios
- Lavanda
- Santolina
- Lírio da paz
Que tipo de flor para plantar em
Floreira de madeira para parede
Ambientes pequenos pedem soluções criativas. Logo, se a sua intenção é otimizar espaços você deve investir na floreira de madeira para parede. A estrutura da floreira de madeira pode seguir em linha vertical ou horizontal e sustentar um ou mais vasos de plantas decorativas.
Vale lembrar que as plantas para floreira de madeira para parede não podem apresentar raízes muito longas, uma vez que o espaço disponível é reduzido. Ambientes iluminados e com incidência de sol permitem o cultivo de espécies como a Jiboia, Aspargo e Colar de Pérolas. Já espaços com sombra favorecem o plantio de Samambaias e Columéia, por exemplo.
Conheça os serviços de decoração da Viva DecoraSe você gosta de cozinhar pode aproveitar a estrutura da floreira de madeira e fazer uma linda horta com ervas e temperos próxima ao espaço da cozinha. Manjericão, hortelã, salsinha, cebolinha, pimenta, alface e alecrim são muito bem-vindos.
Floreira de madeira vertical
A floreira de jardim vertical está em alta e sua estrutura pode compor a decoração tanto de ambientes internos como externos. Normalmente para sua confecção são utilizados pedaços de madeira ou pallet e os vasos pendurados com o auxílio de ganchos metálicos. No projeto abaixo, a floreira de madeira vertical foi feita com pallet e caixotes de madeira. Bromélias, azaleias e petúnias são espécies de plantas que deixam esse espaço ainda mais colorido.
Floreira de madeira sustentável
Ao contrário do que muitas pessoas pensam não é difícil montar uma floreira de madeira sustentável. Para sua confecção, basta reunir pedaços de pallet, escadas, cadeiras antigas, janelas, portas ou qualquer outro móvel que por sua vez seriam descartados no lixo.
A floreira do tipo escada é um modelo muito comum de ser encontrado nos dias de hoje. Logo, se você dispõe de uma escada de madeira em casa, pinte-a (da cor de sua preferência) e posicione tábuas em formato retangular em cada lance do degrau, pois essa base será responsável por sustentar diversos vasinhos floridos.
Que tal dar vida para aquela cômoda antiga sem uso no quarto? Com poucas alterações é possível criar um lindo enfeite de jardim com essa estrutura. Saiba que tanto a parte superior como suas gavetas podem servir de apoio para inúmeros vasos de plantas.
Floreira de madeira rústica
A madeira é uma matéria-prima versátil, ou seja, sua estrutura pode ser facilmente cortada, lixada e pintada, tornando-se possível a criação de peças únicas e personalizadas. No entanto, por se tratar de uma madeira maciça, a floreira de madeira rústica necessita de um acabamento especial com impermeabilizante, pois caso contrário poderá sofrer com a umidade das regas.
Com muita criatividade e usando as ferramentas certas é possível criar uma linda floreira de madeira rústica com troncos de árvore. Na imagem abaixo, os moradores incluíram no jardim para diversão da criançada, uma linda floreira em formato de trenzinho.
Como fazer floreira de madeira
Se você aprecia o melhor do estilo DIY (Do It Yourself) pode optar por confeccionar sua própria floreira de madeira com caixotes de feira. Além do resultado ficar lindo, o custo para criação é muito baixo quando comparado a outras estruturas mais elaboradas. Confira abaixo um mini tutorial de como fazer floreira de madeira com caixotes de feira.
Como fazer floreira de madeira com caixotes de feira: Materiais
- Caixotes de feira (quantidade que desejar)
- Lixa para madeira
- Tinta acrílica (cor de sua preferência)
- Pincel trincha
- Pano úmido
Como fazer floreira de madeira com caixotes de feira: Passo a Passo
- Lixe todo o caixote de feira mantendo sua superfície lisa e sem fiapos de madeira;
- Com um pano úmido retire toda a poeira do caixote de feira proporcionada durante a etapa de lixamento;
- Pegue a tinta acrílica (cor de sua preferência) e pinte todo caixote de feira com a ajuda de um pincel trincha;
- Espere secar e repita a pintura novamente até que a tinta acrílica cubra totalmente a madeira;
- Por fim, posicione os caixotes no jardim e inclua em seu interior vasos de plantas.
As floreiras sem dúvida se destacam dentro de qualquer ambiente, não é mesmo? E se você curtiu esse post e deseja obter mais inspiração, confira abaixo nossa galeria de fotos e escolha qual o modelo mais se encaixa com o seu cômodo.