A falta de espaço em casas e apartamentos já não é mais uma desculpa para não ter lindas plantas no ambiente. Afinal, com a chegada da floreira de parede se tornou possível cultivar as mais diversas espécies dentro desses imóveis.
Então, se assim como nós, você também está curioso para conhecer de perto os diferentes tipos de floreira de parede, atente-se aos próximos tópicos. Neste post, nós da Viva Decora vamos compartilhar dicas de uso, tipos de plantas que podem ser cultivadas, bem como, inúmeros modelos criativos de floreira de parede que podem fazer parte da sua decoração. Confira e deixe o verde invadir seu espaço!
Veja também:
Floreira de parede: cultive plantas em diferentes ambientes
Para se reconectar com a natureza e fugir do caos urbano, muitas pessoas passaram a reservar um espaço especial na decoração para cultivar plantas.
E ao contrário do que muitos pessoas, esse refúgio verde não se limita apenas as grandes construções que contam com varandas, terraços, quintais e até mesmo áreas externas amplas. Essa mini selva, nos últimos anos, começou a conquistar cada vez mais casas e apartamentos pequenos por meio da floreira de parede.
Por que investir na floreira de parede?
- Sua estrutura por ser fixada no revestimento da parede otimiza o espaço do ambiente, tornando-se perfeita principalmente para casas e apartamentos pequenos;
- No mercado é possível encontrar uma variedade enorme de modelos de floreira de parede com tamanhos, cores, formatos e materiais distintos, ou seja, certamente você irá encontrar a peça perfeita para o seu projeto;
- Estudos revelam que estar em contato com natureza, seja por meio do cultivo dessas plantas, melhora a saúde mental do ser humano;
- Dependendo da espécie cultivada, além do frescor que as plantas naturalmente trazem ao espaço é possível destacar uma mudança positiva na qualidade do ar do ambiente.
Conheça diferentes modelos de floreira de parede
Qualquer estrutura fixada no revestimento da parede que comporte a presença de vasos de plantas e flores como a Violeta, Kalanchoe, Gérbera e Orquídeas, por exemplo, pode ser considerado uma floreira de parede.
No mercado é possível encontrar uma variedade enorme de floreiras de parede com tamanhos, formatos, cores e materiais diferentes. Porém, antes de investir na peça ideal é preciso conhecer os diferentes modelos de floreira de parede que podem ser encontrados. Confira!
Floreira de parede de madeira
A floreira de parede de madeira é uma das opções mais tradicionais vendidas no mercado. Isso porque, sua estrutura facilmente se conecta com os mais diferentes estilos de decoração, do clássico ou contemporâneo. Para quem é a favor da neutralidade a floreira de madeira crua com uma demão de verniz é perfeita, agora se a ideia é trazer cor e alegria para o cômodo a dica é optar pelas floreias de parede de madeira colorida.
Floreira rústica de parede
Os pallets são extremamente versáteis e podem dar vida desde peças robustas como mesa, sofá, painel para TV, rack, até itens menores e simples como é o caso da floreira rústica de parede feita de pallet. Na decoração, esse tipo de floreira de parede confere charme e aconchego, ainda mais quando sua estrutura conta com a presença de velas decorativas e potes de vidro.
Floreira de parede de ferro
Assim com as floreiras de madeira, a floreira de parede de ferro combina com qualquer estilo de decoração. Contudo, o que diferencia um material do outro é a resistência. A floreira de parede de ferro é bem mais durável e resistente, tornando-se inclusive uma excelente alternativa para áreas externas abertas que sofrem constantemente com a ação do sol, chuva e vento.
Conheça os serviços de decoração da Viva DecoraFloreira vertical de parede
Ao contrário dos vasos de parede que são fixados em pontos específicos do revestimento, a floreira vertical de parede normalmente preenche por completo sua superfície. Aqui, a treliça de madeira se torna protagonista na decoração e acomoda diversos vasos ao longo de sua estrutura.
Como usar a floreira de parede na decoração?
Normalmente, a floreira de parede é usada para complementar a decoração de varandas, terraços, quintais e demais áreas externas. Contudo, em se tratando de casas e apartamentos pequenos essa mesma floreira pode estar alocada na sala de estar próximo ao sofá, na sala de jantar perto da mesa de jantar ou até mesmo quarto.
Algumas casas inclusive utilizam a floreira de parede para decorar a parte externa do imóvel, fixando-as ao lado de portas e janelas.
Quais plantas podem ser cultivadas dentro da floreira de parede?
Folhagens, flores, cactos, suculentas e temperos são algumas das plantas que podem complementar com charme e trazer ainda mais frescor para a sua decoração. Contudo, atente-se ao crescimento de cada planta escolhida para que a espécie não fique sufocada na floreira de parede.
Confira 20 plantas perfeitas para cultivar em floreira de parede
- Orquídeas
- Gerânio
- Petúnia
- Kalanchoe
- Violeta
- Begônia
- Babosa
- Suculentas
- Cactos
- Jade
- Fitônia
- Cyclamen
- Espada de São Jorge
- Lírio da Paz
- Manjericão
- Alecrim
- Hortelã
- Orégano
- Cebolinha
- Pimenta