Home Flores e Plantas Folhagens de plantas ornamentais exigem alguns cuidados

Folhagens de plantas ornamentais exigem alguns cuidados

0

Plantas com flores e frutas se destacam na decoração, todavia, exigem cuidados maiores que as plantas que só possuem folhagens. Plantas com folhagens vivas e formatos específicos, deixam o ambiente mais acolhedor e transmitem calma. Mas como cuidar das folhagens de plantas ornamentais? Confira as dicas do Viva Decora.

Os cuidados com as folhagens permitem a prevenção de fungos e pragas que deixam as folhas sem vida e destroem a beleza natural da espécie. Separamos imagens de plantas que se adéquam aos ambientes internos e externos e exigem cuidados básicos com as folhagens.

Lave as folhas para realçar a beleza das plantas.

A Zamioculca é uma espécie originária da Tanzânia que atrai pela beleza de suas folhagens. A facilidade no cultivo é tamanha que mesmo sem cuidados, a planta continua bela. A Zamioculca pode ser cultivada em ambientes internos e externos, mas apesar de se adaptar à luz do sol, jamais permita que ocorra o contato direto.

folhagens
Lave as folhas com água e realce a beleza das folhagens da Zamioculca.

Em ambientes com maior exposição à luz, é necessário umedecer um pouco o solo, mas sem exageros para não deixar as folhas amareladas. Durante o inverno ou em ambientes sem luminosidade, o ideal é esperar que o substrato seque para fazer a rega.

Cuidados especiais com as folhagens das orquídeas.

As orquídeas são plantas marcadas pela beleza e delicadeza de suas flores, mas as folhas das orquídeas são indicativas de boa saúde ou não das plantas. Folhagens amarelas podem indicar excesso de luz solar ou insuficiência de nitrogênio no solo. Pontinhos pretos nas folhas das orquídeas são provocados por queimaduras do sol ou ataque de fungos e bactérias, neste caso é preciso utilizar fungicidas e cortar os pontos pretos.

Orquídeas com folhagem mole é um indicativo de excesso de água.

Samambaia, uma planta pré-histórica amplamente utilizada na decoração.

As samambaias podem ser cultivadas em vasos de plástico ou orgânico, também no chão. Elas requerem poucos cuidados, mas é vital tratar das folhagens para garantir o crescimento e a beleza da planta. Elas necessitam de luz indireta, muita sombra, umidade no ar e no solo (sem encharcar o solo).

Sala de estar decorada com Samambaia.

Para garantir folhas bonitas, aplique mensalmente adubo no substrato e faça podas de folhas secas ou que apresentem fungos.

Sair da versão mobile