Você já deve ter visto uma casa mais antiga com piso cheio de pedacinhos coloridos, não é? Esse revestimento é conhecido como granilite, um material acessível e resistente que ganhou notoriedade na década de 1940.
Como o universo decorativo vive resgatando tendências para renovar os ambientes com estilo, o granilite agora é uma das grandes tendências para usar na sua casa.
A boa notícia é que esse tipo de revestimento pode enfeitar os quatro cantos da sua casa. Basta escolher a melhor tonalidade e saber misturar objetos de decoração certos para ter um ambiente com a sua cara.
E para você que quer apostar nessa tendência, confira nossas dicas abaixo e se inspire com projetos de Vanessa Vidal Arquitetura, SP Estudio Arquitetura, Studio MH Arquitetura, Juliana Pippi, Thamires Moleiro Interiores, Michel Safatle, Suite Arquitetos e ub|urzedobarusso arquitetura.
Afinal, o que é granilite?
O granilite é feito de uma base cimentícia composta por areia, água e cimento com grânulos de várias pedras naturais. Devido à variedade de pedras utilizadas, existem diferentes tonalidades de granilite. Alguns podem ser cor de rosa, enquanto outros, mais clássicos, podem ser brancos.
Outro fator que varia é o tamanho dos grânulos. Alguns são maiores e mais chamativos, enquanto outros têm pedras bem pequenas na composição, resultando em uma mistura de cores mais sutil.
É importante também entender a diferença entre o granilite e o marmorite, pois é comum confundir os dois. A maior diferença está na composição: o granilite é feito com grânulos de vários materiais, enquanto o marmorite é feito apenas de mármore.
Granilite também não tem nada a ver com granito, uma rocha natural composta por minerais como quartzo, feldspato e mica. Enquanto o granito é extraído e cortado diretamente das pedreiras, o granilite é um material composto com diferentes acabamentos e colorações.
A outra diferença é que o granito é mais resistente a riscos e calor, sendo ideal para bancadas de cozinha, enquanto o granilite é mais usado em pisos e paredes devido à sua versatilidade e estética.
Quais são as vantagens e desvantagens do granilite?
O granilite oferece diversas vantagens, como durabilidade, resistência à água e uma ampla variedade de cores e opções de design, permitindo personalização para diferentes ambientes.
Ele é ideal para áreas de alto tráfego e é fácil de limpar, necessitando apenas de sabão neutro para a manutenção. Com uma boa rotina de cuidados, o granilite pode durar bastante em diferentes superfícies, como pisos, paredes e bancadas.
No entanto, o granilite também apresenta desvantagens. O custo inicial de aplicação é alto, especialmente em áreas pequenas onde pode haver um preço mínimo. Além disso, a instalação requer profissionais especializados para evitar problemas como fissuras e desplacamentos.
Qual textura de granilite escolher?
O granilite pode ser encontrado de duas formas: polido ou fulget. A textura granilite polida é lisa e brilhante. Já a fulget, apresenta a textura granilite das pedrinhas usadas na composição. É uma versão mais natural.
A nossa dica é evitar colocar a textura granilite polida em ambientes de área molhada, pois pode ficar muito escorregadio. Porém, se você estiver em busca de uma bancada nova ou até de revestimentos para enfeitar o banheiro, pode apostar no granilite na parede sem medo.
Quanto o custa o granilite?
O valor do granilite fica entre R$46,00 e R$68,00 por metro quadrado. No entanto, pode variar de acordo com diversos fatores, como materiais usados na composição, espessura, tamanho e polimento do material.
O preço do também pode variar bastante dependendo do local onde você comprar o granilite. Por isso, recomendamos que adquira de empresas especializadas e confiáveis, mesmo que o preço seja um pouco mais alto, para garantir que o produto esteja impecável e atenda às suas expectativas.
Como usar o granilite na decoração?
Agora que você já sabe tudo sobre o material granilite, confira abaixo as melhores formas de usá-lo para decorar a sua casa!
Porcelanato granilite
O porcelanato que imita granilite é uma excelente escolha para uma decoração moderna e diferenciada. Afinal, combina a estética do granilite com a durabilidade e fácil manutenção do porcelanato, sendo ideal para pisos, paredes e bancadas.
Mas, é importante ter cuidado ao escolher a cor. Evite modelos muito coloridos, pois podem causar cansaço visual rapidamente. De modo geral, a melhor opção é o granilite branco, porque ele é neutro e combina com diferentes estilos de decoração.
Bancada de granilite
Você pretende fazer uma ilha ou bancada na cozinha? Que tal inovar fazendo uma bancada de granilite? O efeito no ambiente é lindo.
Assim como demos a dica para o revestimento, você pode usar o granilite como grande destaque do ambiente. É só escolher as cores que mais te agradam e combinam com os móveis do local.
Papel de parede granilite
O efeito do granilite é tão bonito que as empresas passaram a criar um papel de parede que imita o material. A vantagem de investir nesse material é que você economiza na aplicação e fica mais livre para trocar sempre que quiser.
Assim como a pedra, existe uma grande variedade de papel de parede granilite, com cores e tamanhos que podem ser escolhidos de acordo com a sua preferência e o estilo da decoração do seu espaço.
Objetos de decoração
O granilite pode ser usado em objetos de decoração para adicionar um toque moderno e elegante ao ambiente. Você pode encontrar vasos, mesas, luminárias e até velas feitas de granilite ou com estampa que o imita.
Como pode conferir, o granilite é atemporal e combina com diferentes estilos. Ele pode ser usado para criar pisos, paredes e bancadas únicas, personalizando ambientes internos e externos com elegância e durabilidade. Você só precisa adaptar o revestimento ao seu estilo, seja moderno ou clássico.
Gostou do conteúdo? Aproveite que está por aqui e confira a Viva Decora Shop, a melhor loja para construir e reformar o seu lar!
[…] Tags: Papel de Parede, Papel de Parede para Quarto, Pisos, Reforma, Revestimentos Fonte: Viva Decora fevereiro 12, 2021/0 Comentários/por webmasterTags: Decoração, Decoração de Interiores, […]
[…] […]