Se você ama decorações harmoniosas, com certeza vai se apaixonar pelos arranjos de Ikebana.
Essa arte milenar é conhecida por compor arranjos delicados, unindo simbolismo, harmonia e cor. É a opção certa para você que está procurando por uma decoração que traga boas energias para seu lar.
Para você investir nesta arte para decorar cada cômodo da sua casa com detalhes únicos, hoje vamos te ensinar o que é Ikebana como fazer e dicas incríveis para usar na sua decoração. Confira!
Leia também:
O que é Ikebana?
Se você ainda está se perguntando sobre “o que é ikebana”, então saiba que é uma arte de composição floral japonesa, também conhecida como Kado, com base em símbolos, harmonia e ritmo.
O termo Ikebana significa “trazer flores à vida” ou “arranjo de flores”.
Nesta arte, cada elemento do vaso representa um elemento, sendo eles: céu, terra e humanidade.
Origem de Ikebana
A ikebana consolidou-se durante o Período Muromachi, entre os anos de 1338 a 1573, mas sua origem é ainda mais antiga. Acredita-se que ela foi criada na Índia, como forma de oferenda à Buda, e foi levada ao Japão por missionários, onde ganhou outros simbolismos religiosos.
Tipos de Ikebana
A arte ikebana é dividida em diferentes tipos, mas podemos destacar 4 deles:
- Ikebana sanguetsu: Criado por Mokiti Okada, a ikebana sanguetsu é baseada no respeito pela natureza. É um arranjo que utiliza materiais mais naturais e equilibrados possíveis;
- Ohara: A ikebana ohara é feito com flores e galhos que formam uma espécie de pilha;
- Ikenobo: além da ikebana sanguetsu, a ikenobo é a arte mais antiga. Os feitos são voltados para devoção aos Deuses, e os arranjos são decorados com galhos;
- Osogetsu: Se você quer investir numa arte moderna, invista neste tipo de arte. Ele equilibra os elementos do ikebana.
Conheça os serviços de decoração da Viva Decora
Ikebana como fazer
Como já indicamos, a estrutura da Ikebana é baseada em três pontos principais: céu, terra e humanidade. Além disso, a técnica não utiliza apenas flores na composição, mas galhos, folhas, sementes e frutos também.
No processo de Ikebana como fazer, as folhas são fixadas em um “kenzan”, uma base com cerdas pontiagudas dentro de um recipiente cheio de água.
A composição de Ikebana é feita para durar apenas 24 horas, pois a virtude do Ikebana, assim como em muitas artes orientais, é de que o caminho importa mais que a chegada.
Então vamos a lista de materiais:
- 1 vaso de Ikebana;
- 1 Kenzan;
- Água;
- Flores;
- Ramos e caules;
- Tesoura.
Quais flores usar?
Os arranjos de ikebana são feitos com três ramos ou caules principais. O ramo primário representa o homem. O secundário, que é um pouco menor que o primeiro, representa o céu. E o ornamental (único ramo com flores) representa a Terra.
Considere que os arranjos de ikebana são simples. Procure galhos e ramos longos, sem muitas folhas, mas que chamem a atenção.
Também lembre-se que o primeiro ramo é o maior de todos, geralmente ele tem mais da metade do tamanho do recipiente.
Ao escolher a ikebana flores, procure por espécies que tragam boas energias para sua casa e outros simbolismos importantes. A rosa vermelha, por exemplo, representa paixão e amor profundo. Já o lírio da paz é utilizado para sugar as más energias de um ambiente por meio da ikebana flores.
Como escolher os vasos para ikebana?
Os vasos para ikebana são, geralmente, baixos e redondos. Por ser uma arte minimalista e delicada, prefira os modelos simples e em tons sóbrios, como preto, cinza ou branco.
Caso queira usar um modelo de vaso mais fino e alto, também é possível, mas lembre-se de usar ramos altos para compor seu modelo.
Passo a passo de ikebana como fazer
- Prepare sua mesa de trabalho;
- Coloque o Kenzan dentro do vaso;
- Prenda seu ramo ornamental no Kenzan com base na inclinação do seu ombro esquerdo; ele representa o céu;
- Posicione o ramo primário ligeiramente na frente em ângulo de 45 graus;
- Prenda um ramo menor à frente num ângulo de 75 graus para representar a terra;
- Agora enfeite o ikebana com flores e folhas menores para esconder o kenzan no vaso. Essas flores são chamadas de Jushi. Tenha certeza que são mais curtos que os principais e que mantém a água visível. É uma característica importante da ikebana flores.
Onde colocar os vasos para ikebana
Os arranjos de ikebana precisam ser vistos de frente, então evite usá-los como centro de mesa. Prefira uma superfície iluminada, em destaque.
No Japão, os arranjos são colocados em locais como o hall de entrada e a sala de estar, para receber amigos em casa com as melhores energias.