Presente desde as construções coloniais, a janela guilhotina ultrapassa gerações e ainda se mantém firme e viva na fachada de muitos projetos arquitetônicos. Podendo ser feita em diferentes tamanhos, cores e materiais essa janela de fato carrega muito história em sua estrutura.
Por isso, se você está à procura de uma janela bonita, diferente e cheia de personalidade a dica é investir na janela guilhotina. Confira agora dicas de decoração e diversos projetos que abraçaram graciosamente esse modelo de janela. Se inspire e caia de amores por ela!
Num primeiro momento seu nome pode até assustar um pouco, no entanto, a janela guilhotina não oferece nenhum risco físico aos moradores ou demais usuários que possam vir a mexer em sua estrutura.
Por sua vez, a palavra guilhotina faz referência ao fato dessa janela apresentar um mecanismo de abertura muito similar com as guilhotinas utilizadas, durante o século XVII na Europa, para decapitação dos condenados a pena de morte.
Seu mecanismo funciona basicamente da seguinte forma: a folha superior é fixa, enquanto a folha inferior sobe e desce verticalmente realizando as etapas de abertura e fechamento da janela. Para manter a folha inferior aberta costumam-se utilizar ganchos metálicos nas laterais capazes de sustentar o peso da janela.
Quais as vantagens de usar a janela guilhotina no projeto?
A janela guilhotina além de agregar valor estético ao projeto arquitetônico, sua presença é capaz de oferecer inúmeros benefícios para a construção e para os seus respectivos usuários.
Extremamente versátil e funcional
A janela guilhotina é muito versátil visto que sua estrutura pode ser feita em diferentes formatos, tamanhos, cores, materiais e acabamentos. Não à toa: que toda essa flexibilidade na hora da construção permita que a janela seja usada em qualquer projeto (residencial ou comercial), bem como, em qualquer cômodo, desde banheiros à sala de estar, sala de jantar, cozinha e quartos.
Design atemporal
Das casas coloniais até os dias de hoje, uma coisa é certa: as janelas guilhotina nunca saem de moda, mas sim se adaptam conforme o projeto desejado. Para quem se identifica com a decoração vintage pode garimpar uma linda janela de guilhotina em antiquários ou lojas de demolição. Agora, se a intenção é criar ambientes modernos as versões fabricadas em alumínio são mais indicadas.
Iluminação favorável
A grande abertura que a janela de guilhotina oferece ao cômodo, faz com que os ambientes sejam preenchidos com muito luz natural.
Circulação de ar agradável
Se passa muito luz pela grande abertura da janela guilhotina certamente passa muita ventilação também, não é mesmo? Sua presença equilibra a temperatura interna das construções, deixando-as mais arejadas e frescas.
Economiza espaço interno
Como as folhas apresentam mecanismo vertical, ou seja, se movimentando de baixo para cima, ela não necessita de grandes espaços nas laterais na parede para exercer sua função no ambiente.
Conheça diferentes modelos de janela de guilhotina
No mercado opções não faltam de janela de guilhotina para você escolher. Contudo, nada de comprar a primeira janela que encontrar pela frente, ok? Antes de mais nada, é preciso definir qual cômodo, avaliar o estilo de decoração e quais necessidades que a janela deverá suprir naquele espaço.
Janela guilhotina madeira
A janela de guilhotina em madeira é muito usada em casas residenciais, casas de campo, chácaras e sítios visto que a sua estrutura traz conforto, aconchego e um leve toque rústico as construções. Além de poder ser encontrada em diferentes tamanhos e formatos, esse modelo de janela também pode ser pintado da cor de sua preferência.
Esse modelo de janela normalmente conta com uma grande folha de vidro em sua estrutura, servindo em muitos caso como divisória de ambientes. No projeto abaixo, podemos observar que a grande janela de guilhotina vidro tem a função de separar a área externa da área interna.
Janela guilhotina alumínio
As versões em alumínio são mais leves, práticas e apresentam um custo-benefício interessante, uma vez que, não exigem praticamente nenhuma manutenção com o passar dos anos, diferente do que acontece com os modelos em madeira, que de tempos em tempos, precisam de uma demão de verniz ou tinta para conservar sua superfície. Esse modelo de janela pode ser encontrado nas cores preto, branco, prata e dourado.
Assista o vídeo com mais dicas de como usar a janela guilhotina no seu projeto
Confira +55 projetos que fizeram uso da janela guilhotina