O paisagismo faz toda a diferença no projeto, agregando não somente valor estético, mas também representando melhores ganhos na hora de alugar e vender o imóvel. Não é à toa que muitas pessoas passaram a apostar na decoração de jardim com pedras na área externa.
No entanto, para que a composição do jardim com pedras seja feita de maneira harmônica e segura é relevante conhecer os diferentes tipos de pedras que podem fazer parte do projeto. Confira abaixo os 8 tipos de pedras mais usadas e veja dicas exclusivas de como montar seu próprio jardim com pedras. Se inspire!
Veja Também:
Conheça os 8 tipos de pedras para jardim mais usados
O jardim com pedras pode assumir diferentes funções na área externa. Em alguns projetos, por exemplo, o jardim com pedras pode ser montado rente a parede apenas com vasos de plantas ou jardim vertical, enquanto em outros projetos o jardim com pedras serve de caminho / trilha e auxilia na circulação de pessoas pela área externa.
Por sua vez, é relevante estar atento quanto às características de cada pedra, para que a sua presença proporcione beleza e segurança para o espaço. Para te auxiliar, separamos abaixo os 8 tipos de pedras para jardins mais usados em projetos.
Pedra de rio
A pedra de rio, como seu próprio nome já diz, se trata de uma pedra encontrada em lagos e rios. Sua superfície é mais lisa devido seu contato constante com a água e os tons variam entre marrom e bege. O jardim com pedras de rio costuma ser criado junto com espelhos d’água, fontes ou elementos que contam com a presença de água, como na imagem abaixo.
Seixo
O seixo pode ser dividido em 3 tipos, sendo eles: seixo natural, seixo rolado e seixo telado. O seixo natural é uma pedra extraída também dos rios. Quando os rios ainda tem água, as pedras de seixo natural são mais brilhantes e lisas. Já em rios secos, as pedras de seixo natural não brilham, são mais porosas e apresentam formatos irregulares.
A pedra de seixo rolado é uma pedra de superfície lisa e formato arredondado. Já o seixo telado é aquele tipo de seixo que é vendido em lojas já com a tela atrás das pedras para que você possa instalar no local que quiser.
Brita
A pedra brita é aquela usada na construção civil. Sua superfície costuma ser cinza e irregular, mas saiba que é possível encontrar também brita na cor branca. Considerada uma das pedras mais baratas, o jardim com pedras de brita costuma ter um ar mais rústico. No projeto abaixo, os pés do Bambu Mossô foram decorados com pedra brita.
Dolomita branca
Se a sua intenção é trazer um toque clean para a decoração da área de lazer pequena ou grande, a dica é apostar na pedra dolomita branca. Sua superfície acaba sendo mais arrendada que a brita branca. No jardim com pedras dolomita branca a composição pode ser variada, afinal seu uso realça a presença de diversos tipos de plantas.
No projeto abaixo, observe como o jardim com pedras dolomita branca destacam ainda mais a cor da piscina pequena.
Argila expandida
A argila expandida apresenta coloração marrom, são arredondadas, frias e tem a capacidade de reter umidade. Não é por menos que a argila expansiva costuma ser muito usada na superfície de vasos ou até mesmo no fundo deles (facilitando a drenagem da água). No entanto, isso não invalida seu uso diretamente no solo de terraços e quintais.
Conheça os serviços de decoração da Viva DecoraPlacas de mármore e granito
O jardim com pedras de mármore e granito são perfeitas para compor caminhos e trilhas na área externa. Por isso, durante a escolha da pedra opte sempre pelas placas com acabamento mais rústico, ou seja, evite acabamentos lisos, pois quando molhados podem ficar mais escorregadios.
Pedra Miracema
A pedra miracema além de apresentar um preço acessível, é resistente, compacta e antiderrapante. Não é à toa que muitos projetos de jardim com pedras miracema têm crescido consideravelmente nos últimos anos. Sua superfície mais rústica é muito usada na composição de caminhos, trilhas e escadas na área externa.
Pedra de São Tomé
A pedra São Tomé é resistente, antiderrapante, antitérmica e absorvente, tornando-se uma ótima alternativa para aqueles que não querem incluir a pedra miracema no local. Quanto às tonalidades, a pedra São Tomé pode ser encontrada nas cores branca, amarela, rosa e mesclada, facilitando a composição do seu jardim com pedras.
Como fazer jardim com pedras
É possível criar diferentes modelos de jardins com pedras, a depender do tamanho do seu imóvel e necessidades do seu projeto. Mas, como arrumar jardim com pedras? Com a variedade de pedras que podem ser encontradas é natural que as pessoas fiquem com dúvidas sobre como fazer jardim com pedras.
Por isso, separamos abaixo algumas questões que ao serem respondidas certamente irão te ajudar na criação do projeto.
- Analise o tipo de solo do seu terreno;
- A área do jardim com pedras será apenas decorativa ou será usada como caminho;
- Se o jardim com pedras for apenas decorativo, quais outros elementos você gostaria de incluir no local (vasos, fontes, espelhos d’água…);
- Se o local onde o jardim com pedras tiver a função de caminho, pense na quantidade de pessoas que irá circular pelo espaço;
- Pense nos pontos de iluminação externa de maneira a realçar a beleza do jardim com pedras;
- Avalie o seu orçamento e estipule o valor que deseja investir no jardim com pedras.
Por exemplo, em se tratando de um jardim com pedras apenas decorativo, as pedras mais recomendadas são as pedras de rio, seixos, dolomitas brancas, enquanto que em locais onde o jardim com pedras irá servir de caminho para circulação de pessoas a dica é optar pelas pedras miracema, pedra São Tomé, granito e mármore com acabamento mais rústico.