Precisando meditar, aliviar a mente e se livrar da carga de estresse do dia a dia? Esse espaço pode ser a solução para você. Conhecido como jardim japonês, o Jardim Zen é um espaço para relaxamento e renovação de energias. Sua construção varia muito, podendo ser de porte grande ou até mesmo em miniatura. Além das árvores, água e terra, o jardim pode contar também com pedras decorativas.
O que é o Jardim Zen?
Em um Jardim Zen tradicional, a presença de árvores é praticamente inexistente. No Oriente, esse espaço recebe o nome de jardim de pedras japonês. No Ocidente, ficou conhecido como Jardim Zen. As suas características físicas, como as curvas e traços, lembram muito o estilo dos monges zen, de onde vem o seu nome.
Com relação ao tamanho, o Jardim Zen pode ser grande, ao ar livre, possibilitando que as pessoas caminhem por ele, ou pode ser pequeno, em miniatura, ou como um jardim de inverno. Isso demonstra que o espaço tem a sua importância também como um símbolo. Ele é utilizado principalmente por pessoas que desejam meditar, relaxar e entrar em sintonia com suas energias interiores.
Os principais elementos presentes em um Jardim Zen são as pedras, a areia e o cascalho. Muitas vezes o mar é simbolizado pela própria areia e não pela água. Para dar a ideia de ondas, pequenas ondulações são desenhadas na areia. Conheça agora algumas vantagens proporcionadas por esse espaço e onde ele pode ser criado.
Onde criar o Jardim Zen?
O jardim de pedra japonês pode ser construído em qualquer lugar. Isso porque existem tamanhos grandes, ao ar livre, e tamanhos menores, até mesmo em miniatura. Atualmente, a designação Jardim Zen é utilizada para descrever qualquer jardim mais natural, mas o jardim tradicional deve conservar as características acima, como a utilização de pedras e areia.
Posts relacionados:
Mesmo ambientes fechados, como uma residência, podem ser utilizados para a construção de um Jardim Zen. Ele pode se adaptar muito bem a todos os espaços, sendo construído de acordo com as características físicas do local. Na verdade, ter um jardim japonês em casa é uma ótima ideia, tendo em vista os benefícios que ele proporciona.
Jardim Zen para relaxamento
Um dos principais benefícios de se ter um Jardim Zen é o relaxamento que ele proporciona. Os elementos com que é construído garantem um clima de paz e tranquilidade. As pequenas ondas desenhadas na areia lembram o movimento do mar, fazendo surgir uma atmosfera de muito relaxamento. Mesmo os jardins menores conseguem transmitir essa sensação.
Enquanto a areia representa o mar, as pedras simbolizam as montanhas. Isso faz com que o Jardim Zen possa ser utilizado, entre outras coisas, para a meditação. Passar algum tempo contemplando o jardim – quando em tamanho miniatura – ou dentro dele – quando em tamanho maior – é uma experiência muito agradável.
Jardim Zen para decoração
Além dos efeitos terapêuticos e meditativos do Jardim Zen, muitas pessoas se utilizam desse espaço como forma de decoração. A beleza do jardim japonês é notável, atraindo olhares e atenções. Se você deseja construir um espaço delicado, que relembre elementos da natureza, como o mar e as montanhas, e que proporcione relaxamento, criar um Jardim Zen pode ser uma ótima ideia.
Jardim Zen em miniatura
Além dos jardins em tamanho maior, existem também os formatos em miniatura. Eles são mais adequados para espaços pequenos, como uma casa ou escritório. Podem ser criados em um pequeno espaço retangular, preenchido com areia. Outros elementos podem ser empregados, como pedras, cascalho e até mesmo alguma vegetação.
Na areia do Jardim Zen é conveniente desenhar pequenas ondulações, para representar o movimento do mar e dar mais vida ao espaço. Por se tratar de um espaço pequeno, caso queira usar árvores, a dica é optar pelos bonsais. São muito mais práticos, pequenos e combinam bem com os demais elementos do jardim.
Jardim Zen para meditação
Uma das utilizações mais frequentes do Jardim Zen é para a prática da meditação, em especial quando estamos falando de um jardim de grande porte. O espaço transmite boas energias, além de relembrar elementos da natureza, como o mar e as montanhas. Em grandes cidades, onde a natureza é escassa, a utilização do jardim pode ser uma alternativa.
A meditação é uma prática que envolve o esvaziamento da mente, devendo ser realizada preferencialmente em ambientes relaxantes. O Jardim Zen surge como uma boa opção de local. Mesmo os jardins pequenos podem ser explorados para a prática meditativa. O Jardim Zen, também conhecido como jardim de pedras japonês, é um espaço tradicional, dotado de simbolismo.
Mais do que um simples arranjo de elementos, o Jardim Zen é um espaço de paz, tranquilidade e relaxamento. Estudos históricos indicam que sua construção começou no século XIII. Vários dos elementos utilizados no passado ainda permanecem nos dias atuais. Além do caráter espiritual, o jardim japonês também agrada pela sua beleza estética, sendo muitas vezes utilizado para fins decorativos.
Este post foi escrito pela equipe do Astrocentro, a maior comunidade de esotéricos do Brasil.
Bonitos e relaxantes .
Muito inspiradores e bonitos.
Maravilhoso !!😍🌻
Muito bonitos e relaxantes.
Qual a melhor pedra para utilizar em um jardim zen externo?
Amei, sao muito lindos.