O lago ornamental é uma tendência que vem conquistando cada vez mais espaço nos projetos de paisagismo e arquitetura. Podendo ser construído sob medida, o lago ornamental pode assumir tamanhos e formatos inusitados se adaptando inclusive a projetos com área externa pequena. A presença de plantas e peixes marcam sua identidade e tornam o lago ornamental ainda mais especial.
Por isso, se você deseja criar um ambiente relaxante e acolhedor no seu terreno, não deixe de apostar na construção de um lago ornamental. Neste post, vamos compartilhar informações valiosas sobre o assunto, bem como, destacar quais plantas e animais são ideais para esse tipo de projeto. Confira e se inspire!
O lago ornamental, também conhecido como lago artificial, se trata de uma área construída acoplada ao solo que compõe o paisagismo ou a arquitetura do imóvel. Ao contrário dos famosos espelhos d‘água, que não possuem nenhuma vida, os lagos ornamentais tem como uma das principais características a presença de plantas, peixes e, em projetos mais robustos contam até mesmo com a presença de algumas tartarugas e anfíbios (sapos, rãs, pererecas…).
Qual a profundidade mínima de um lago de jardim ornamental?
A profundidade de um lago ornamental que conta com a presença de peixes, como as carpas, é de no mínimo 80 cm a 100 cm (1 metro). Afinal, os peixes precisam de espaço para nadar.
É necessário ter bomba e filtro no lago ornamental?
Sim. Essa necessidade independente de ter ou não peixes, pois a bomba e o filtro será responsável movimentar e filtrar a água evitando que a mesma fique suja e se torne um foco de mosquitos.
Tipos de lagos ornamentais?
Os lagos ornamentais são normalmente feitos sob medida para o seu terreno, de forma a atender suas necessidade e expectativas mais ousadas. Logo, no momento de inspiração é natural pesquisar e encontrar diversos projetos de lago ornamental com tamanhos, formatos e composições distintas.
Lago ornamental pequeno
O lago ornamental pequeno é opção perfeita para você que tem pouco espaço no terreno, mas não abre mão de ter um cantinho relaxante para apreciar. O projeto do lago ornamental pequeno normalmente conta com a presença de poucas plantas e animais, ele na verdade funciona como um ponto de destaque no paisagismo.
No terreno abaixo, o lago ornamental foi construído próximo a cerca que delimita o imóvel e ao lado do caminho de entrada da casa, assim moradores e visitantes podem apreciar logo na entrada a beleza do lago ornamental.
O lago ornamental grande muitas vezes é o ponto de destaque do paisagismo do imóvel. Ele normalmente é construído na entrada da casa, dando as boas-vindas para aqueles que entram na casa ou ainda ocupam uma área em destaque nos fundos do terreno.
No projeto, o lago ornamental grande conta com grande variedade de pedras, plantas e peixes. Em muitos casos outros animais também acabam fazendo parte desse bioma rico e diversificado como tartarugas, e anfíbios.
Lago ornamental com cascata
Em projetos ainda mais completos e criativos é possível encontrar o lago ornamental com cascata. A cascata normalmente feita de pedra além de agregar beleza para o lago ornamental, também favorece na oxigenação da água, já que é responsável por movimentá-la mediantes as suas quedas.
A iluminação na cascata de pedra dá um destaque a mais para essa construção no terreno, tornando os passeios noturnos pela casa ainda mais especial, intimista e acolhedor.
Qual a melhor planta para lago?
São muitas as opções de plantas para o paisagismo de um lago ornamental, contudo, é fundamental levar em conta alguns pontos antes de plantá-las no local. A começar que a planta deve ter raízes não agressivas e não superficiais, não possuir galhos quebradiços e de preferência não ser tóxica, pois assim a presença de animais e crianças não irá trazer preocupação.
As plantas para lago ornamental são normalmente divididas entre:
Flutuantes: são plantas que ficam na superfície, como os aguapés, alfaces-d’água, lentilhas e salvínias;
Submersas: são plantas que ficam debaixo d’água, como a anubia anã;
Submersas com folhas emersas: como as nymphaeas e lótus;
Palustres e marginais: como os papirus-gigante, papirus-anão, sombrinha-chinesa, cavalinha, junco, taboa, lírio-do-brejo, copo-de-leite,
Anfíbias: muito usadas em aquários, como as anúbias, eleocharis, musgos e samambaias d’água.
Qual peixe colocar no lago ornamental?
As espécies de peixes mais indicadas para lago ornamental são: carpas, tilápias, peixes poecilídeos (são pequenos e se reproduzem muito rápido), peixe-dourado ou peixe-japonês e o peixe cascudo.
Vale mencionar, que cada espécie de peixe exige um cuidado e planejamento específico quanto ao tamanho e profundidade do lago ornamental, bem como, alimentação e demais hábitos. Por isso, pesquise a fundo cada espécie de peixe e avalie qual se encaixa no seu protejo.
Como fazer um lago ornamental?
Agora que você já sabe o que é um lago ornamental, suas vantagens, bem como, as plantas e peixes ideias para cultivar no projeto, chegou a hora de colocar a mão na massa. Aprenda agora como fazer um lago ornamental no seu terreno.
Confira como fazer um lago ornamental: passo a passo
Demarque a área do lago ornamental no terreno (avalie se o local não tem passagem de canos);
Escave uma profundidade entre 40 e 60 cm. Lembrando que para peixes o ideal é de no mínimo entre 80 cm a 100 cm (1 metro);
Coloque o material impermeável (lona, pvc ou tela);
Fixe o material impermeável com pedras nas margens do lago ornamental;
Coloque as bombas e o filtro purificador de água para lago ornamental;
Coloque as plantas, areias e demais itens de decoração do lago ornamental;
Encha com água e depois ligue a bomba e o filtro;
Em caso da presença de peixes, recomenda-se aguardar 24 horas após a construção. Antes de soltar os peixes na água é importante climatizá-los antes, evitando um choque térmico ou de pH nos animais.
Confira mais alguns projetos de lago ornamental e se inspire