Já pensou em compor a iluminação de seu lar com luminárias suspensas mas ainda não sabe qual modelo ou cor escolher? Nesse conteúdo te daremos dicas para deixar a iluminação de sua casa mais bonita!
A iluminação é muito importante para que cada cômodo tenha sua beleza exposta da maneira correta e possa agregar em conjunto com a decoração. As luminárias suspensas existem nos mais variados estilos e completam a decoração dos ambientes.
Para fazer a iluminação dos ambientes internos de uma forma mais assertiva, você precisa se atentar à quais tipos de luminária fazem mais sentido para cada espaço.
Neste conteúdo vamos falar sobre as luminárias suspensas e como escolher os modelos ideais para cada cômodo. Além de ser uma tendência decorativa, saber escolher a luminária com a cor e material que se adequem à decoração da sua casa é fundamental. Por isso, continue a leitura para saber mais!
Veja também:
Luminárias suspensas para a sala de estar
A sala de estar é um bom lugar para investir em uma iluminação diferenciada como a que as luminárias suspensas trazem para o ambiente. Esse é um local especial em nossa casa, onde recebemos amigos, familiares e, por diversas vezes, relaxamos e assistimos TV.
Nesse caso, as luminárias suspensas poderiam ser instaladas em pontos específicos como em cima da mesinha de centro ou em algum dos cantos da sala. Na primeira opção, o efeito seria o toque especial na decoração central. Já na segunda, a função seria mais decorativa e para gerar a sensação de conforto no ambiente.
De qualquer modo, existem diversos tipos de luminárias pendentes que ficariam perfeitas nesse ambiente, dependendo do estilo de decoração de sua casa. A luz ideal para gerar mais conforto nesse ambiente são as luzes mais quentes.
Cozinha mais iluminada
Quando pensamos em luminárias suspensas para cozinha, é comum lembrarmos desses itens sobre ilhas ou bancadas. Elas geram pontos de luz específicos que agregam na decoração e são extremamente funcionais para o ato de cozinhar.
Como na cozinha predominam eletrodomésticos e itens metálicos, uma boa opção é investir em luminárias que sigam esse padrão. Além disso, opte por cores que destoem do tradicional branco, preto ou inox dos móveis.
Você deve ter um cuidado especial para a limpeza das luminárias suspensas na cozinha. Isso porque é um ambiente em que a gordura pode se acumular sobre os objetos. Além disso, lembre-se de que o ideal para esse ambiente é a luz fria.
Luminárias suspensas para o escritório
Você já deve ter percebido que as luminárias suspensas são excelentes para iluminar pontos específicos de um cômodo e, em um escritório, não seria diferente.
Com a popularização do home office, investir nesse tipo de iluminação é uma excelente maneira de trazer concentração e eficiência durante o trabalho e estudos. De quebra, seu escritório fica muito mais bonito e personalizado.
Você pode optar por diferentes maneiras de iluminar seu escritório, inclusive, utilizando-a de uma forma homogênea. Entretanto, luminárias pendentes são excelentes para que você as posicione sobre sua escrivaninha ou mesa de escritório.
Sala de jantar com iluminação suspensa
A sala de jantar é um dos cômodos em que as luminárias suspensas são mais populares.
Isso pelo fato de que a mesa de jantar é a grande protagonista desse cômodo. Assim, precisando que seja exaltada, seja com iluminação especial ou com outros adornos.
Pense o quão especial seria receber convidados para um jantar em que o ambiente trouxesse mais conforto e, ao mesmo tempo, modernidade.
Para a sala de jantar, tudo vai depender do estilo de decoração de sua casa, entretanto, você pode investir em pendentes mais rústicos ou modernos.
Lembre-se que as luminárias suspensas possuem uma altura específica para não atrapalharem a conversa entre as pessoas sentadas à mesa. O ideal é que a luminária tenha um tamanho de 70cm, assim ela ilumina o ambiente perfeitamente.
Como escolher uma luminária suspensa?
Como dissemos, o mundo das luminárias é muito vasto e, por isso, existem diversas combinações para cada ambiente dependendo do seu estilo de decoração.
Quando for escolher uma luminária para sua casa, pense qual função você quer que ela exerça no cômodo. Ela pode ter mais uma função decorativa do que iluminar de fato, entretanto, o mais interessante é você aliar esses dois pontos.
Falando em funcionalidade, lembre-se que a cor das lâmpadas interfere na mensagem que o ambiente passa. Se você quer mais conforto, comodidade e aconchego, escolha cores quentes. Já se você quer um ambiente para concentração e para desempenhar atividades, pense nas cores frias.
Também tenha em mente que modelos muito grandes podem “roubar” a atenção do ambiente e de sua decoração. Escolha o tamanho de suas luminárias com sabedoria.
E se você não quer que o pendente atrapalhe conversas ou seja um obstáculo, tenha atenção na hora de escolher a altura certa. Contrate um profissional qualificado para instalar o item em sua casa, assim você evita erros.
Tenha em mente que não se deve utilizar essas luminárias em locais de passagem, justamente para evitar colisões com o item. Por isso sugerimos que sempre as posicione sobre mesas, ilhas, em cantos ou até mesmo sobre um objeto decorativo.
Agora que você já sabe essas dicas, temos certeza que sua casa ficará mais bonita e mais funcional!
Fonte: Parceria Westwing