A arquiteta Natália de Souza, do escritório ResiliArt Arquitetura, explica como o planejamento detalhado faz dela um recurso estratégico nos projetos residenciais

e bancada multifuncional, transformando uma área compacta em uma moradia prática e acolhedora, além da
cama de casal bicama que otimiza os espaços e do banco com chapelaria na entrada que recebe os moradores | Foto: Kelly Queiroz
A marcenaria deixou um dos itens da lista para assumir protagonismo nos projetos de interiores. Em apartamentos mais espaçosos ou nas versões compactas ou studios, mobiliário planejado organiza o espaço, garante funcionalidade e ainda imprime identidade ao ambiente.
Esse olhar estratégico é a marca da arquiteta Natália de Souza, à frente do escritório ResiliArt Arquitetura. Para ela, cada projeto começa com um diagnóstico detalhado, que envolve o levantamento das características do imóvel. Só então o layout inicial é desenvolvido, incluindo a marcenaria, que considera proporções e características do espaço.
Essencial em ambientes compactos

até uma cama queen size. A estrutura idealizada pelo escritório ResiliArt Arquitetura também contemplou gavetas embutidas que contribui para o armazenamento de itens como jogos de cama e toalhas | Foto: Kelly Queiroz
Natália afirma que é impossível não visualizar o potencial da marcenaria sob medida diante de metragens reduzidas. “Mas isso só acontece quando sabemos encaixar ideias multifuncionais que se adaptam ao layout e ao dia a dia dos moradores”, constata.
A disposição de mais locais para guardar itens, painéis que disfarçam portas, bancadas que se transformam em mesas de jantar e nichos versáteis exemplificam algumas das ideias que tornam os imóveis pequenos mais leves e organizados.
Etapas que se conectam para um bom resultado

o projeto trouxe esse studio de 44 m² | Projeto: ResiliArt Arquitetura | Foto: Kelly Queiroz
Para que tudo funcione de forma integrada, a elaboração da marcenaria segue um fluxo bem definido. A profissional à frente da Resiliart detalha que o processo passa pelo estudo preliminar, projeto executivo e orçamento, chegando às fases de implantação, produção, transporte, montagem e vistoria final.
“Nós mesmos cuidamos de todas as etapas e assim garantimos a precisão que programamos”, enfatiza Natália.
Acabamentos que traduzem a contemporaneidade

Com as etapas bem estruturadas, chega o momento de escolher revestimentos e acabamentos — elementos que fazem diferença não apenas no visual, mas também na durabilidade e na manutenção do mobiliário.
Atualmente, predominam tons naturais, neutros e terrosos com acabamentos foscos, texturas soft touch e relevos inspirados na natureza. Além de transmitirem aconchego e contemporaneidade, também respondem à busca crescente por materiais resistentes e de fácil limpeza.
Mais do que resolver questões práticas, a marcenaria personalizada traduz o estilo de vida dos moradores e reforça a identidade do projeto. “Alinhando com as necessidades reais, a marcenaria se torna um elemento transformador”, finaliza Jociane.
Sobre ResiliArt Arquitetura
Uma equipe de arquitetos que contempla a integração entre o espaço e o indivíduo. Por meio de soluções customizadas, desenvolvem projetos a partir do diálogo e da tradução das aspirações dos clientes. Dessa maneira, exploram opções de layout que se materializam em ambientes atemporais, ao combinar tendências, personalidade e tecnologia. Os projetos podem ser concebidos e conduzidos do início ao fim pela equipe de arquitetos, desde a obra até o enxoval, com a missão de garantir comodidade, eficiência e confiança aos clientes.
@resiliart_arq
https://resiliartarquitetura.com/ | [email protected]
Assessoria de imprensa:
dc33 Comunicação
(11) 98125-7319 | www.dc33.com.br | @dc33comunicacao

Cuba Deca Semi-Encaixe Quadrada Ébano Fosco L.830.94
R$ 699,00 Era