O mármore é um material natural e nobre, capaz de agregar elegância a um ambiente sem muito esforço. Com muitos tipos de cor e acabamento, é um uma pedra que nunca sai de moda, apenas vai se atualizando. É muito procurada para cozinhas, banheiros e também é usado como revestimento para o chão dos ambientes. Muito democrático, também pode ser usado em lareiras, balcões e como tampo de mesa. Também é bastante procurado para fazer a instalação de cooktops. Se você está construindo ou reformando sua casa, separamos algumas dicas e inspirações de ambientes para aplicar esse tipo de pedra.
Assista a seguir o vídeo com mais dicas sobre mármore
Como identificar o mármore
Muitas pessoas confundem o mármore com o granito, um tipo de pedra que também é usado para as mesmas finalidades. Mas existem algumas diferenças no aspecto desses dois materiais: O visual da superfície do mármore é mais suave e menos brilhosa, com alguns veios desenhando a pedra, mas todos suaves e pouco marcados. Quanto mais liso e claro for, mais alto o custo da pedra.
Também podem te interessar:
Piso de Madeira: Vantagens, Dicas e Modelos desse Revestimento
Piso Vinílico: Uma das Melhores Opções como Revestimento
+30 Fotos e Dicas para Piso de Cimento Queimado na Sala de Estar
Vantagens e desvantagens do mármore
Como já dissemos, o mármore é uma pedra de grande nobreza que garante status e enriquece o aspecto de qualquer ambiente e no mercado é possível encontrar diversos tipos de mármore, mas, como todo material, apresenta prós e contras em sua aplicação. Vale a pena dosar e pensar bem se esse é o tipo de material que você está procurando para compor os ambientes da sua casa e uma boa alternativa para o piso de mármore é o porcelanato líquido.
Porque escolher:
- Sinônimo de status, deixa qualquer ambiente mais sofisticado;
- É mais leve do que outros tipos de pedra e pode ser usado para revestir paredes;
- É versátil e pode ser aplicado como acabamento ou revestimento de superfícies;
- É um material frio, indicado para lugares e ambientes mais quentes, pois é capaz de refrescar.
Porque não escolher:
- O custo é maior em comparação a outras pedras e conforme o tipo de mármore escolhido;
- Tem menos resistência do que outras pedras e pode quebrar ou se desgastar quando usados em áreas de grandes movimentos;
- É um material muito fácil de manchar ou de riscar;
- Não é recomendado para ambientes externos, pois não é muito resistente à corrosão.
Também há controvérsias sobre em quando colocar o mármore na reforma. Não há uma regra a ser seguida à risca, mas o mais indicado é que a pedra seja colocada antes dos móveis, pois a instalação faz bastante sujeira e pode deixar os móveis cheios de poeira. Para a manutenção da pedra, alguns cuidados simples podem prolongar sua beleza: a limpeza é feita apenas com um pano úmido, evitando produtos oleosos ou corrosivos que podem prejudicar ou manchar.
Veja outras inspirações de marmore
[…] 1929, ao criar o Pavilhão Alemão da Exposição Internacional de Barcelona, com matérias nobres, mármore travertino e pilares de aço sobre painéis de madeira, o que deveria ser temporário acaba se tornando uma de […]