Além de ser a companhia perfeita para os dias quentes, a piscina deixa a casa mais bonita e ainda valoriza o imóvel! Porém, antes de tê-la ali, pronta para dar um mergulho, é necessário conhecer os modelos de piscinas disponíveis no mercado e decidir qual você quer no seu lar.
Para tornar essa decisão mais fácil, vamos falar aqui sobre três dos principais modelos de piscina: alvenaria, vinil e fibra. Sabendo os prós e contras a escolha vai ficar muito mais fácil!
Confira também:
- Piscina com Borda Infinita: O que é, Como Funciona e +80 Modelos
- Cascata para Piscina: +60 Modelos para a Sua Área de Lazer
- +50 Modelos de Piscina de Vinil: O Que É, Como Fazer, Cuidados e Mais
- Piscina com Deck: Confira Dicas e Inspire-se em 62 Lindos Modelos
- 50 Modelos de Piscina Pequena para Espaços Compactos
Piscina de alvenaria
A piscina de alvenaria é um dos modelos de piscina mais comuns. Versátil, ela pode ser feita no tamanho e formato que você quiser. Além disso, existe uma grande variedade de acabamentos, como pastilhas, cerâmicas e azulejos, para deixá-la ainda mais com a sua cara.
Esse tipo de piscina é durável, resistente, porém tem um custo mais alto e requer maior tempo para construção. A piscina de alvenaria também exige mão-de-obra especializada para fazer a manutenção, mas, caso seja bem cuidada, pode durar até 30 anos.
Para garantir vida longa à sua piscina de alvenaria, ela deve ser impermeabilizada e passar por manutenção periodicamente. Uma trinca já pode afetar toda a estrutura, causando infiltrações e até mesmo danos irreversíveis.
Outro ponto importante é que esse é um dos modelos de piscina que não devem ser esvaziados sem antes consultar um especialista. Isso pode evitar grandes dores de cabeça.
Piscina de vinil
A piscina de vinil é outro dos modelos de piscina queridinhos. Um dos motivos de sua popularidade é que ela é mais em conta do que a de alvenaria, pois dispensa impermeabilização e uso de revestimento.
Assim como a anterior, esta piscina permite escolher o formato e tamanho dela. Em comparação com os outros modelos de piscina, o tempo de construção da piscina de vinil fica no meio termo, pois não demora tanto, mas também não é tão rápido.
Entre seus pontos fortes, está também a facilidade de limpeza. Por outro lado, as desvantagens da piscina de vinil são tempo de garantia menor (alguns recomendam a troca do material a cada três a cinco anos) e a fragilidade do material, que fura/rasga razoavelmente fácil.
O esvaziamento da piscina de vinil, assim como da de alvenaria, deve ser feito apenas depois de falar com um especialista. Neste caso porque pode causar rugas no vinil.
Piscinas de fibra
As piscinas de fibra são o último dos modelos de piscinas sobre os quais trataremos aqui. Suas grandes vantagens são o preço mais baixo e a instalação rápida e fácil.
Além disso, as piscinas de fibra não têm risco de furar ou trincar e têm garantia de dez a quinze anos, em média. Também são considerados modelos de piscinas considerados atérmicos e resistentes a vazamentos.
Seu principal ponto negativo é o fato de não poder personalizar o projeto, pois são vendidas em formas pré-desenhadas.
Dicas de especialista sobre modelos de piscinas
Com todas essas informações vai ficar bem mais fácil escolher entre os modelos de piscinas, não é mesmo? E, para facilitar ainda mais, confira as dicas de uma especialista!
+19 inspirações de modelos de piscinas
Por fim, separamos mais algumas imagens de modelos de piscinas para você se inspirar na hora de fazer a sua!